Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Toyota: Etios começa a aumentar vendas

Em menos de 1 ano de lançamento, o Etios já ajudou a aumentar as vendas da Toyota

O painel central está dividido em três diferentes áreas

Duas versões de motores (1.3L e 1.5L, ambas com 16 válvulas, equipam o Etios

O sedã da marca tem porta malas com capacidade para 562 litros



Luís Alberto Caju

  Há quase um ano, a Toyota apostou suas fichas no modelo compacto Etios. Em julho ela  registrou aumento de 65% nas vendas quando comparado com igual período de 2012. O Etios foi o principal responsável pelo ótimo resultado, com total de 6.577 unidades  compradas, combinando as versões sedã e hatchback. Este veículo é um compacto com o DNA Toyota de qualidade, confiabilidade e durabilidade. Foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Tem dois tipos de carroceria, hatchback e sedã e duas versões de motorização: 1,3L e 1.5L, ambas com 16 válvulas.

 A estratégia da montadora japonesa  é competir no segmento de carros compactos (está conseguindo), o maior do Brasil em volumes de , aproximadamente 65% no mercado interno. Produzido na fábrica de Sorocaba, o Etios  será  fundamental nos planos de expansão da  Toyota no País, que planeja  vender 70 mil unidades por ano.

  O novo carro compacto da Toyota para o Brasil recebeu o nome de Etios, cuja origem remete à da palavra grega Ethos, que significa “Essência Original”.  O Etios hatchback  é comercializado em quatro versões, denominadas Etios, Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS e Etios XLS. Na versão de entrada, o modelo tem motorização 1.3L e vem equipado com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas.

 Na versão Etios X, também com motor 1.3L, o Etios mantém os mesmos equipamentos e ainda agrega componentes como coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. A versão também pode ser adquirida com ar condicionado, como item opcional. O modelo Etios XS agrega, além de todos os itens mencionados, ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas.  

                                                    Controle remoto
 A versão Etios XLS vem equipada com motor 1.5L e componentes adicionais à versão Etios XS como faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

  O Etios sedã é comercializado em três versões, todas elas com motorização 1.5L, denominadas Etios X (com ar-condicionado como opcional), Etios XS  e Etios XLS. Desde a versão de entrada, o modelo já conta com itens coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas 4 portas e desembaçador do vidro traseiro.

  Assim, como no hatchback, a versão Etios XS conta ainda com maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas.  A versão topo de linha (Etios XLS) vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

 Desenvolvido sob o conceito “simplicidade arrojada”, o design do Toyota Etios está em sintonia com as mais recentes tendências mundiais, mesclando jovialidade com elegância. Uma linha atravessa o veículo conferindo personalidade, e o atraente contorno do capô cria uma impressão única, que é reforçada pelo para-choques com design limpo e marcante. Na dianteira, a combinação do design curvo da grade e da abertura do para-choque, que se estende para a parte inferior do veículo, remete à identidade de design da Toyota, observada em modelos como o Corolla, criando identificação com a marca.

                                                Baixo centro de gravidade
 A expressão sorridente do design frontal do Etios é uma das características que se destacam no veículo passando uma forte impressão positiva. A distinta linha de “sorriso” integra harmoniosamente o capô com a grade frontal e os faróis. Esta linha evolui tornando-se mais baixa do que o capô à medida que se aproxima do centro do veículo, proporcionando uma impressão de baixo centro de gravidade.

 O logo cromado da Toyota posicionado na parte superior da grade acentua o visual frontal do Etios e contribui para um apelo elegante. As linhas fluídas do robusto para-choque seguem em direção ao solo, integrando os faróis de neblina, acentuando a robustez e a presença do conjunto.

 Nas laterais, a silhueta limpa do Etios mostra uma linha fluída que se inicia na parte inferior do capô, seguindo pelas colunas frontais anguladas até o aerofólio traseiro. As colunas frontais anguladas e a parte final do teto puxada em direção da traseira também contribuem para o desempenho aerodinâmico (cx=0.33 no hatchback e cx=0,31 no sedã).

 Ainda na superfície lateral, os paralamas destacados e as linhas de contorno dão um apelo de grande presença e volume reforçado pelo estilo das rodas e das destacadas lanternas traseiras tridimensionais.

  Muito conveniente, o interior conta ainda com 17 porta-objetos, porta-luvas de 13 litros climatizado, tomada de conveniência de 12v, entre outros, mostrando a versatilidade do Etios em ambas as carrocerias.

                                                 Características ergonômicas

 As características ergonômicas do Etios foram pensadas para proporcionar conforto a motoristas e ocupantes. O painel central, por exemplo, está dividido em três diferentes áreas (área de informação, área de operação e controles do ar condicionado), fornecendo uma visão clara que contribui para uma operação fácil e intuitiva dos comandos. Disposto num design tridimensional elevado, o painel disponibiliza os controles mais usados numa posição que facilita o acesso, sem provocar a perda de atenção na condução do veículo, ou seja, sem tirar os olhos da pista. Além disso, o painel é angulado 25 graus para cima e voltado para o motorista favorecendo sua ergonomia de uso (campo de visão periférico).

 O fundo branco e o “formato em onda” do painel de instrumentos é único e inovador. A configuração clara dos mostradores cria uma sensação de profundidade através do espaço entre o fundo e o display. Da mesma forma, o grafismo frontal do velocímetro e do tacômetro com indicadores posicionados mais acima, dão uma sensação de profundidade, e os caracteres dos mostradores adotam uma visualização tridimensional, elevando a percepção de qualidade.

 A posição central do painel de instrumentos também reduz ao máximo o movimento dos olhos ao dirigir. A facilidade de leitura é assegurada pelos mostradores e caracteres utilizados, com seu fundo branco, proporcionam uma excelente visibilidade diurna e noturna. Comparado com a posição do painel convencional, o design do painel central adotado no Etios requer menor movimento vertical da linha de visão.

 O desenho e a textura dos componentes que são manuseados frequentemente, como volante e a alavanca do freio de estacionamento, foram cuidadosamente projetados a partir de uma perspectiva ergonômica para obter formas e superfícies fáceis de manusear e segurar.

                                                   Conforto interno 
 O conforto interno do Etios é, sem dúvida, um de seus pontos fortes. Os bancos dianteiros possuem um apoio lombar contribuindo para o conforto dos ocupantes. Os encostos dos bancos contam também com apoios laterais que dão uma sensação de “abraço” nos ocupantes. O assento traseiro é do tipo inteiriço e plano, combinando conforto com fácil acesso.

 As caixas de roda e o túnel central plano não restringem o espaço interno, permitindo que 3 passageiros adultos se acomodem confortavelmente no banco traseiro, tanto no hatchback quanto no sedã.

 Os trilhos dos bancos dianteiros são bem espaçados entre si e os encostos dos bancos dianteiros são mais finos, possibilitando um amplo espaço para as pernas dos passageiros que viajam no banco traseiro.

 O Etios também possui amplo espaço no porta-malas. O sedã, um dos maiores da categoria, tem capacidade para 562 litros (sedã). O hatchback comporta 270 litros, ambos não considerando o rebatimento dos bancos traseiros.

                                                  Performance aerodinâmica 
 A performance aerodinâmica do Etios também foi muito contemplada desde os primeiros esboços do projeto por sua importância no consumo de combustível. Para chegar a um resultado satisfatório, aletas aerodinâmicas estabilizadoras foram desenvolvidas e equipam o modelo.

  Pequenas aletas também foram colocadas na base dos espelhos retrovisores externos, no parachoque dianteiro e nas lanternas traseiras. Estas peças criam turbilhões de ar pelas laterais do veículo exercendo pressão em ambos os lados e, assim, estabilizam a carroceria. O resultado é uma maior estabilidade com o veículo em linha reta.
Os defletores de ar estão localizados na parte inferior do parachoque dianteiro e próximos aos protetores dos paralamas, em frente aos pneus, para quebrar a resistência do ar. Isto contribui para o desempenho aerodinâmico e estabilidade do veículo com o objetivo de melhorar o desempenho do consumo de combustível. O modelo conta, ainda, com aerofólio traseiro, que faz parte do conjunto aerodinâmico e dá um toque de esportividade ao Etios.

                                             Baixo nível de ruído 
 Para atender ao exigente consumidor brasileiro, especial atenção foi dada para a redução de vibrações e ruídos dentro do habitáculo, instalando-se materiais de absorção de som e isolamento por toda a extensão da carroceria, chegando-se a um bem equilibrado resultado tanto no isolamento acústico como na frequência de ruídos.

 Por meio da adoção de um coxim hidráulico, eixo de manivelas com 8 contra-pesos e até uma tampa de válvulas com uma espessura ideal para reduzir a propagação de ruído das válvulas obteve-se um motor de baixa vibração e ruído.Adicionalmente, materiais de isolamento (mantas acústicas) foram aplicados entre o silenciador externo, painel de instrumentos, capô do motor e porta-luvas.

 Materiais de isolamento também foram aplicados para vedar os pontos entre os paralamas e a coluna dianteira. Na região traseira materiais de absorção foram utilizados nas guarnições das portas e no carpete do assoalho para reduzir o ruído ao rodar, e com isso oferecer maior conforto dentro do veículo.Além disso, o vão entre o para-brisa e o teto foi reduzido de maneira a contribuir para a redução de desagradáveis ruídos.

                                             Segurança 
  Segurança é uma preocupação constante da Toyota e outro ponto forte do Etios. Sua carroceria foi concebida nos mais rígidos padrões de qualidade, já conhecidos na marca Toyota e, nos dois tipos de carroceria, exceto na versão de entrada do hatchback, o Etios sairá de fábrica já equipado com freios ABS (com EDB) e airbag de série (este item presente inclusive na versão hatchback de entrada).

 O ABS (Sistema de Freio Anti-Travamento) evita o travamento das rodas durante uma frenagem de emergência. A Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD) trabalha em conjunto com o ABS. O sistema EBD distribui a força de frenagem em resposta às mudanças de peso nas rodas dianteiras e traseiras, otimizando os parâmetros para assegurar uma força de frenagem estável.

 Além de ABS e airbag, o Etios conta ainda com estrutura absorvedora de impactos. Ou seja, em caso de colisão frontal, a energia absorvida da carroceria é dissipada por toda a estrutura contribuindo para uma significativa redução de choques no interior do habitáculo. Além disso, a coluna da direção também possui um sistema de absorção de impacto.

                                             Motor 
 O novo Toyota Etios terá dois tipos de motorização. A versão hatchback será equipada com propulsores de 1.3L e 1.5L Flex Fuel, ambos 16 válvulas. Já o modelo três volumes virá exclusivamente com o motor 1.5L. Veja abaixo potência dos modelos:  Etios 1.3L
- Com gasolina: 84 cavalos de potência a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
- Com etanol: 90 cavalos de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.

Etios 1.5L
- Com gasolina: 92 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
- Com etanol: 96,5 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.

O conjunto do motor proporciona respostas bastante eficientes. Veja abaixo os dados:

Hatchback
Motor 1.3L (etanol): 0-100km/h em 11,8 segundos
Motor 1.3L (gasolina): 0-100km/h em 12,2 segundos
Motor 1.5L (etanol): 0 – 100km/h em11,1 segundos
Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100km/h em 11,5 segundos


Sedan
Motor 1.5L (etanol): 0 – 100km/h em 11,3 segundos
Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100km/h em 11,8 segundos

O consumo de combustível também é extremamente eficiente, mesmo se comparado com concorrentes que utilizam motores menores.

Hatch 1.3
Hatch 1.5
Sedan 1.5
Consumo
Urbano
Etanol - 8.5km/l
Gasolina - 12.5km/l
Etanol - 8.5km/l
Gasolina -12.4km/l
Etanol - 8.4km/l
Gasolina - 11.9km/l
Consumo
Rodoviário
Etanol – 9km/l
Gasolina -13km/l
Etanol - 8.9km/l
Gasolina 13.4km/l
Etanol - 9.3km/l
Gasolina -14km/l

 A combinação perfeita entre o desempenho de alto nível e uma excelente economia de combustível foi alcançada através de estudos que permitiram a adoção de materiais leves e de alta resistência que resultaram num motor eficiente, bem equilibrado e de baixo peso. O tanque conta com capacidade de 45 litros de combustível.

                                              Transmissão 
 O Etios utiliza transmissão manual de cinco marchas pensada para extrair o melhor desempenho do motor. Adicionalmente, para assegurar uma excelente sensação ao trocar de marchas, foi instalado um contrapeso (absorvedor de massa) no conjunto da transmissão.O conjunto de embreagem simples, do tipo seca, transmite ao motorista uma operação confortável e de baixo esforço.

                                              Suspensão 
  A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, com componentes que asseguram um rodar com excelente grau de conforto e estabilidade. Adicionalmente, o uso da barra estabilizadora rígida foi implementado para assegurar um perfeito equilíbrio entre estabilidade e conforto. Os pistões dos amortecedores utilizam válvulas de controle linear do tipo multicamadas, alcançando-se um amortecimento linear com excelente reação.

 A suspensão traseira é do tipo eixo de torção, que assegura estabilidade nas retas e nas curvas. Adicionalmente, a bucha do suporte do eixo traseiro usa um calço corretor para aumentar o conforto de rodagem, estabilidade e controle do veículo.

 Há também uma barra estabilizadora na suspensão traseira para proporcionar uma dirigibilidade excelente, associada ao conforto no rodar. Assim como na dianteira, válvulas do tipo multicamadas são usadas nos amortecedores para obter um amortecimento linear. Adicionalmente, o desenho da suspensão foi otimizado para permitir um assoalho baixo e plano capaz de oferecer tanto espaço para os ocupantes do banco traseiro como também para carga no porta-malas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário