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sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Fenatran/2013: Mercedes-Benz anuncia investimento de R$ 1 bilhão e lança extrapesado gigante Actros para 250 toneladas

Família de caminhões Mercedes Benz exposta na Fenatran/2013
Actros 4160 AK SLT tem capacidade para puxar até 250 toneladas
Actros 4160 Ak SLT 8X8 tem suspensão a ar

Interior da cabine do Actros 4160 AK SLT, dotado de câmbio automático

Cavalos Mecânicos Axor 3131 e Axor 2544

Actros 2655, outro destaque de cavalo mecânico acoplado à carreta bitrem

Accelo 1016, indicado para transporte urbano

Cabine do Accelo 1016


Caminhão Atron 1719, uma das novidades da Mercedes Benz


O comercial leve Sprinter chassi



Interior da Sprinter Van


Sprinter furgão misto

Sprinter van


 Luís Alberto Caju


 Outro destaque da Fenatran, de 28 de outubro a 1 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, foi o extrapesado gigante Actros 4160 AK SLT, da Mercedes-Benz, indicado para transporte de cargas indivisíveis, oferecendo capacidade técnica de tração de 250 toneladas. Segundo o vice-presidente de Vendas e Marketing da Montadora, Joachim Maier, com esse robusto e resistente veículo, a empresa vai reafirmar a posição da marca como geradora de soluções para todas as demandas do mercado. “O cliente sabe que pode contar com o caminhão certo para cada atividade de transporte de sua empresa”, ressaltou.

 De acordo com Maier,  a chegada do Actros SLT, fabricado na Alemanha, reforça a presença do Actros no País. “Com os já disponíveis modelos rodoviários 2546, 2646 e 2655 e com o off-road 4844, a família Actros está consolidada no Brasil, sendo fabricada na planta da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, MG, por brasileiros e para o mercado brasileiro”, disse. Ou seja, aqui ou na Alemanha, nós temos em nosso portfólio o produto ideal para cada necessidade dos clientes”, enfatizou.

 O Actros 4160 AK SLT tem motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8 de 598 cv de potência a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. Com tração 8x8 e suspensão a ar, esse caminhão conta com Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 250 toneladas, sendo especialmente concebido para o transporte pesado de cargas indivisíveis.

 Ele recebeu os melhores componentes de uma série de modelos da nova geração de caminhões Mercedes-Benz que combinados formam a "joia” da engenharia de caminhões. A Custom Tailored Trucks (CTT), localizada na cidade de Molsheim na região da Alsácia e gerida pela fábrica de caminhões de Wörth, é a responsável pelo desenvolvimento e produção do SLT. 

 O câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, disponível para o Actros SLT, foi projetado para proporcionar alto torque, possibilitando operar com cargas de até 250 toneladas. O Actros SLT vem equipado também com uma embreagem de acoplamento hidráulico que proporciona manobras e partidas isentas de desgaste da embreagem seca. Além disso, o veículo conta com retarder integrado na embreagem e refrigeração adicional.

  A embreagem de acoplamento hidráulico proporciona ao Actros SLT excepcional capacidade de manobras, de condução e de tração em baixa velocidade, o que significa maior flexibilidade possível na operação.
 As grandes quantidades de calor geradas pelo motor e transmissão são dissipadas pelo sistema de arrefecimento de alto desempenho, que fica atrás da cabina.

                                             Actros rodoviário
  O Actros rodoviário – oferecido nas versões 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 – é o caminhão mais completo do mercado brasileiro, com amplo pacote de itens de avançada tecnologia. Na versão Megaspace Segurança, apresenta uma série de componentes exclusivos, como o sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.

 Ele também é equipado, de série, com câmbio automatizado Mercedes PowerShift (com sensor de inclinação), exclusivo freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em todas as rodas, com gerenciamento eletrônico, EBD, ABS e ASR.

 O elevado padrão de segurança do Actros inclui cintos de segurança de três pontos. Para facilitar o dia a dia de quem conduz o caminhão, a cabina oferece vidros elétricos nas duas portas, alarme de ré, imobilizador eletrônico, amplos retrovisores e espelhos de rampa. Além disso, é equipado com piloto automático, sensor de chuva e acionamento automático dos faróis.

 O computador de bordo inclui indicadores de consumo e manutenção, além do “Econômetro”, faixa econômica de condução do caminhão. “Com o Actros, atendemos um crescente segmento de mercado, que exige alta potência, excelente desempenho e elevado conforto para longas distâncias rodoviárias”, afirmou o diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Gilson Mansur. “Estamos respondendo a essa demanda e propiciando, ao mesmo tempo, alto padrão de conforto, inteligência e segurança, juntamente com reduzido custo operacional. Assim, asseguramos eficiência e rentabilidade para os nossos clientes”, explicou.

 De acordo com ele, além do motor de alta potência, o Actros atende a outra demanda do mercado, que necessita de veículos cada vez mais específicos para cada aplicação. “O Actros 2655 6x4, por exemplo, é a solução ideal para os operadores logísticos que utilizam bitrenzão de 9 eixos ou rodotrem de 9 eixos, com PBTC de 74 toneladas e semirreboques do tipo carga seca aberta, graneleiro ou tanque, entre outros implementos. Estes transportadores desejam alta potência a fim de alcançar velocidades médias mais elevadas e reduzir o tempo das viagens, aumentando a produtividade do caminhão. São aquelas operações nas quais a pontualidade na entrega da carga é um fator de primordial importância”, ressaltou.

                                                              Conforto e a Produtividade
 Os caminhões Actros são indicados especialmente para os grandes frotistas e as empresas de transporte que valorizam e reconhecem a importância do conforto e da segurança como aliados no aumento da produtividade no transporte.

 Os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2 e 2646 6x4, indicados para transporte rodoviário de carga, são equipados com motor V6 de 456 cv de potência. A eles junta-se o Actros 2655 6x4 V8 com 551 cv de potência. Já a força do basculante Actros 4844 8x4 nas severas aplicações fora-de-estrada vem do motor de 435 cv.

 Indicados para o transporte rodoviário de longas distâncias, os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 permitem a utilização de diversos semirreboques, como graneleiros, carga seca aberta, furgão, sider, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. Também são utilizados para tracionar muticomposições, como bitrem, bitrenzão e rodotrem.

 O Actros basculante 4844 K 8x4 da Mercedes-Benz é um caminhão indicado para as severas operações fora de estrada, como na mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura.

                                                         Eixos traseiros sem redução nos cubos
 A partir do 1º trimestre de 2014, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar eixos traseiros sem redução nos cubos que já estavam disponíveis para a versão 6x2 . Isso aumenta a sua versatilidade na oferta de soluções focadas no transporte rodoviário de longas distâncias, atendendo plenamente às configurações de bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.

 O principal benefício da utilização dos eixos sem redução nos cubos é a melhora no rendimento mecânico, o que resulta em menor consumo de combustível, proporcionando maior rentabilidade aos clientes.

 Nos Actros 6x4 rodoviários, estarão disponíveis os eixos HD6/HL6, sem redução nos cubos. Os consagrados eixos traseiros com redução nos cubos, os Mercedes-Benz HL-7 e HD-7/HL-7, continuam sendo oferecidos para toda a linha Actros.

                                                           Conforto superior ao motorista
  Disponível como item de série para toda a linha de caminhões Actros, tanto rodoviários quanto fora de estrada, o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem, assegura diversas vantagens, tanto para o motorista, quanto para o cliente.

 O câmbio Mercedes Powershift vem equipado com sensor de inclinação que proporciona troca de marchas mais rápidas e inteligente melhorando ainda mais o desempenho e o consumo de combustível.

 A grande vantagem do sistema automatizado de troca de marchas é a otimização do consumo de combustível. Além disso, tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas de uma frota, aproximando os menos experientes aos melhores, fazendo com que a média de consumo da frota cresça significativamente.

 Sem o pedal de embreagem, o sistema elimina esforços, como a menor fadiga do motorista, que pode ficar mais atento a outros itens de desempenho e segurança da condução do caminhão.

 Os ganhos econômicos proporcionados pelo câmbio Mercedes PowerShift são ainda maiores. Sem anéis de sincronização, as engrenagens são mais largas e robustas, demandando um menor custo de manutenção. Aliado à redução de peso, isso também otimiza o custo operacional. O sistema é totalmente protegido, a fim de evitar qualquer tipo indevido de condução, como, por exemplo, um sobregiro do motor.

                                                                Exclusiva cabina Megaspace
 O Actros rodoviário estabeleceu no mercado brasileiro um novo padrão de conforto com a cabina Megaspace, que se destaca pela suspensão a ar e elevados níveis de ergonomia e funcionalidade. Com piso totalmente plano, altura interna de 1,92 metro e largura de 2,26 metros, a espaçosa cabina proporciona notável liberdade de movimentos e total comodidade para o motorista em todas as circunstâncias, seja como posto de trabalho, sala de estar ou dormitório.

 O bem-estar a bordo é incrementado pelo sistema de ar condicionado e pelo exclusivo ar condicionado noturno da cabina Megaspace, que funciona com o motor desligado, sendo ideal nas paradas para descanso ou em filas de espera.

 A linha Actros é oferecida em quatro versões de cabinas: Curta (para o basculante fora de estrada), Leito Teto Baixo, Leito Teto Alto e Megaspace. Ampliando as opções de escolha para os clientes e atendendo a necessidades específicas do segmento rodoviário.

 Linha Actros

Modelo
Motor
CMT (kg)
Entreeixos (mm)
Actros 2546 LS
6x2
OM 501 LA (V6) BlueTec5
456 cv @ 1.800 rpm
2.200 Nm @ 1.080 rpm
Eixo Tras, HL6 50.000
Eixo Tras. HL 8/HL7 60.000
3.300
Actros 2646 LS
6x4
OM 501 LA (V6) BlueTec5
456 cv @ 1.800 rpm
2.200 Nm @ 1.080 rpm
Eixo Tras. HD6 / HD7
80.000
3.300
Actros 2655 LS
6x4
OM 502 LA (V8) BlueTec5
551 cv @ 1.800 rpm
2.600 Nm @ 1.080 rpm
Eixo Tras. HD6 / HD7
80.000
3.300
Actros 4844 K
8x4
OM 501 LA (V6) BlueTec5
435 cv @ 1.800 rpm
2.100 Nm @ 1.080 rpm
123.000
1.630 + 2.750 + 1.450

S = Cavalo-Mecânico com Suspensão Pneumática e K = Basculante
  
 Nova geração do sistema de gestão de frota FleetBoard

 O Brasil foi escolhido pela Mercedes-Benz para o lançamento mundial da nova geração do sistema de gestão de frota FleetBoard, atualmente já utilizado com êxito no País em caminhões extrapesados Axor e Actros. “Os clientes brasileiros serão os primeiros a conhecer a nova versão do sistema de telemática mais avançado e completo de todas as montadoras”, afirmou o gerente sênior do FleetBoard Brasil, André Weisz. “Entendemos que não é suficiente apenas oferecer o melhor produto de telemática para o gerenciamento de frota. É necessário também ampliar os serviços para aumentar a segurança do veículo e da carga ajudando a prevenir acidentes e também protegendo-os contra furtos e roubos”, afirmou.

 Para o vice-presidente de Desenvolvimento de Caminhões e Agregados da Montadora, Walter Sladek, um importante aprimoramento da nova geração do FleetBoard é que o sistema passa a integrar o gerenciamento eletrônico do veículo. “O novo aparelho não está visível no interior da cabina. Por isso, é extremamente seguro, não permitindo manipulação ou mesmo sua retirada. Isso propicia tranquilidade e uma solução na qual o cliente pode depositar sua confiança”, garantiu.

 Desenvolvida em parceria entre a FleetBoard da Alemanha e a equipe de Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil, essa tecnologia é ideal para atender às necessidades dos clientes brasileiros, estando disponível, a partir do primeiro trimestre de 2014, para todas as linhas de caminhões e ônibus.

                                                               Redução nos custos operacionais
A avançada solução de telemetria, o FleetBoard utiliza as facilidades da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas, assim como da segurança do veículo e da carga. “Entre os seus grandes benefícios destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a possibilidade de redução de até 15% do custo operacional, considerando consumo e manutenções, e maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais rentabilidade para o cliente”.

 O novo FleetBoard reforça o conceito da oferta por parte da Mercedes-Benz de uma solução completa para o sucesso do transportador. “O nosso compromisso é que o cliente não precise comprar o caminhão em um lugar, um sistema de gestão de frota em outro, e o rastreador em um terceiro local”. Na Mercedes-Benz, ele encontrará tudo isso, com a credibilidade de quem dispõe de amplo conhecimento e experiência no assunto.

 No Brasil, são mais de 2.000 caminhões Axor e Actros operando com o FleetBoard. “No mundo, já são mais de 100.000 veículos”. Além disso, para garantir a eficiência do sistema, a Mercedes-Benz conta com uma equipe de consultores preparados para prestar esclarecimentos sobre este inovador serviço no mercado brasileiro.

                                                              Smartphones ou tablets
  O FleetBoard é uma ferramenta de uso extremamente amigável que propicia muitas facilidades aos clientes. O acesso aos dados e às informações da frota é muito simples, bastando apenas um computador ou telefone móvel com Internet e a contratação dos serviços.
 A gestão de frota é feita à distância, nos escritórios das empresas de transportes. Também por meio de smartphones e tablets – incluindo aplicativos para iPhone e iPad – o gestor pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota. Ou seja, ele tem sempre à mão diversas informações, como a localização e a performance de seus caminhões, entre outras.

                                                           Soluções para combate a furtos e roubos
 A nova geração do FleetBoard passará a oferecer sofisticadas soluções de rastreamento, segurança e gerenciamento de risco de cargas e logística. O objetivo é apoiar o cliente no combate a furtos e roubos de veículos e de cargas. Para essa prestação de serviços é utilizada uma tecnologia de ponta e a ampla experiência da central de inteligência e da equipe de localização própria de um parceiro nacional, líder nesse segmento.

 Para sua tranquilidade e comodidade, o cliente do FleetBoard conta também com suporte da Central de Atendimento 24 horas, durante sete dias por semana, bem como da Rede de Assistência Técnica, presente em todo o País, para instalação e manutenção.

                                                            Direção econômica e segura
   “Graças às facilidades do FleetBoard, os gestores da frota tem total controle e acesso a informações sobre o tipo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução”, disse André Weisz. “Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando os intervalos entre as manutenções. Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca por um novo”.

 De acordo com ele, outro possível resultado proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. “As vantagens não param por aí. Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga”.

 Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.

                                                            Investimentos de R$ 1 bilhão
  A Mercedes-Benz do Brasil irá investir aproximadamente R$ 1 bilhão no biênio 2014 e 2015 em suas fábricas de caminhões e ônibus no País. Este expressivo volume de recursos será destinado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, nacionalização da linha de caminhões extrapesados Actros, otimização de processos e modernização de áreas de produção, entre outras. Também compõem esse forte plano de investimentos projetos de cunho social e ambiental. O investimento abrange as plantas da Empresa, nas cidades de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, e em Juiz de Fora, Minas Gerais.

 “Nossa Empresa é responsável pelo maior plano de investimentos do setor, destinando um total de R$ 2,5 bilhões no Brasil no período entre 2010 e 2015, com destaque para a inauguração da nova fábrica de caminhões em Juiz de Fora e o aumento da capacidade produtiva em São Bernardo do Campo”, destacou o CEO para América Latina, Philipp Schiemer e presidente da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso reafirma a crença do Grupo Daimler em nosso País, na sua economia e no potencial do mercado brasileiro de veículos comerciais”.

 De acordo com Philipp Schiemer, esse novo investimento permite que a Empresa se torne cada vez mais competitiva num mercado muito concorrido como o do Brasil atualmente. “Continuamos a contribuir de forma decisiva para a evolução da indústria automobilística nacional, gerando soluções completa para todas as demandas do transporte de cargas e de passageiros”, diz o executivo. “Isso inclui o maior portfólio de produtos e serviços e a maior e mais completa estrutura de atendimento, tanto na Rede de Concessionários, presente em todos os Estados do Brasil, como em nossa Central de Relacionamento com o Cliente, a mais premiada do setor”.

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