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sexta-feira, 9 de agosto de 2013

GM: Onix ganha transmissão automática de seis velocidades, inédita no segmento


 
Onix 2014 tem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem

Além do conforto, o modelo busca captar o máximo de luz ambiente ao interior

A transmissão automática de 6 velocidades é inédita no segmento

Motor inteligente com alto nível de tecnologia embarcada é outro destaque do Onix

Luís Alberto Caju
  Chevrolet Onix ganha transmissão automática de seis velocidades, inédita no segmento, com Active Select, aliando conforto, tecnologia e desempenho econômico. Ele é oferecido nas versões LT e LTZ de motorização 1.4L e contempla ainda controle automático de velocidade no volante. Mais: tem garantia de três anos sem limite de quilometragem.
  Pioneiro no setor por oferecer conforto, design e tecnologia de conectividade, antes somente encontrados em modelos de categoria superiores, o Onix 2014 chega ao mercado, também com transmissão manual nos motores 1.0 e 1.4, novo conjunto de sincronizadores (triplo e duplo cones, facilitando ao motorista engates com menor esforço e a possibilidade de trocas mais esportivas das marchas.
  Desde que chegou ao mercado (outubro/2012), o Onix trilha uma história de sucesso na renovação do portifólio da montadora norte-americana no Brasil, oferecendo um novo patamar de qualidade, design e desempenho a respeito de carros compactos.  Na avaliação do vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz, a oferta da transmissão automática para veículos deste segmento é uma estratégia de apresentar tudo para todos. “Agora com a transmissão automática, ampliamos ainda mais nossa capacidade de atender aos diferentes públicos”, destacou.
  A transmissão automática do Onix tem respostas mais rápidas às mudanças de marchas e baixo consumo de combustível. Conhecida em outros modelos da GM (Cruze, Sonic e Spin), a transmissão GF6 chega à sua segunda versão com ainda mais tecnologia e eficiência. Ela conta com o sistema adaptativo de troca de marcha, módulo de controle integrado (eliminando cabos entre o módulo e a transmissão) e freio e motor, dispositivo que mantém a marcha em uso mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador, conferindo maior controle e estabilidade do veículo.
                              Novos componentes internos da transmissão
 A opção Active Select permite que o próprio motorista realize as trocas de marcha a seu modo, por meio dos controles localizados na alavanca de transmissão, conferindo mais esportividade à condução do veículo. O sistema GF6 é 0,5s mais rápido para marchas à frente e 0,7s nas reduções, com desempenho até 50% mais veloz que a geração anterior.
  Outro destaque são os novos componentes internos da transmissão, possibilitando maior eficiência hidráulica e permitindo melhor estratégia de calibração que privilegiam o melhor consumo de combustível sem prejudicar o conforto. O câmbio possui sistema adaptativo, facilitando que a transmissão se molde ao estilo de condução de cada motorista. Se o foco é mais desempenho e segurança nas ultrapassagens aliada à economia de combustível, a disponibilidade da sexta marcha é item fundamental que torna os modelos diferenciados para seus segmentos.
  Na avaliação do diretor de engenharia de Powertrain da GM América do Sul, Paulo Riedel, o SPE/4 é um motor inteligente e com elevada tecnologia embarcada, dispondo ainda de muita força, item determinante no desempenho destes modelos.  “Esta motorização 1.4 litro disponibiliza 90% do torque máximo a partir de 2.300 rpm. Este índice é extremamente próximo ou mesmo idêntico a veículos de motorização 1.6L ou até superior”, frisou.  Segundo ele, as versões automáticas de Onix e Prisma conseguem oferecer o conforto, a comodidade e o desempenho antes só encontrados em veículos de nichos mais avançados.
                                         Linhas esculturais e esportivas
  Ainda em relação ao desempenho, Onix mantém os bons índices da versão de transmissão mecânica de cinco velocidades: entrega 106 cavalos quando abastecidos com etanol e 98 cavalos com uso de gasolina, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e de 13,0 kgfm quando alimentado à gasolina, com a mesma rotação. O Onix 2014 com transmissão automática movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em 12s7, quando movido à gasolina. A velocidade máxima do Onix com os dois combustíveis é de 171 km/h.
  Em relação ao design, as linhas esculturais e esportivas buscam captar o máximo de luz ambiente e dão vida aos modelos. Apesar de ambos terem forte apelo jovial, o Chevrolet Onix aparenta mais robustez, ao passo que o Prisma carrega um quê de elegância esportiva, com a traseira robusta e levemente arqueada. Principal diferença estética entre os carros, o terceiro volume do Prisma o torna 30 centímetros mais comprido que o hactback, com 4.275 milímetros.
  Nas demais medidas, eles dividem os mesmos números: 1.964 mm de largura e entreeixos de 2.528 mm, o que garante um ambiente interno de conforto para todos os ocupantes. No quesito capacidade de carga, o Prisma comporta generosos 500 litros de capacidade, com abertura no conceito "wrap-around", o que facilita o acesso às bagagens. 

  No Onix são 280 litros. A oferta de um pacote de itens de série é outro destaque. Em ambos, todas as versões trazem direção hidráulica, airbags frontais e freios ABS/EBD, sendo que o Prisma contempla ainda o sensor de estacionamento traseiro, uma característica mais associada aos sedãs.

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