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quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Ford: caminhões extrapesados Cargo 2042 e Cargo 2842 já estão no mercado

A partir deste mês de agosto, os extrapesados da Ford já podem ser encontrados no mercado

O cavalo mecânico 2842, 6x2, entra como nova alternativa neste segmento de transporte de carga

Antes de chegar às concessionárias, os caminhões da Ford rodaram 1 milhão de quilômetros como teste


Luís Alberto Caju
 Os dois novos modelos com capacidade máxima de 49 e 56 toneladas marcam a entrada da Ford no segmento de extrapesados neste mês de agosto. O projeto global, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a Europa, os modelos cavalos-mecânicos Cargo 2042 4x2 e Cargo 2842 6x2 são destinados a aplicações rodoviárias de longa distância e equipados com um pacote competitivo de conteúdo de tecnologia, segurança e economia.
  Os extrapesados da Ford foram apresentados para a imprensa brasileira em um test-drive no Deserto do Atacama, no Chile ­– um dos cenários ícones de aventura da América do Sul, pelas condições desafiadoras – para mostrar sua força, robustez e desempenho. Eles contam também com baixo custo de operação e manutenção, um trem de força potente e econômico, design moderno e cabine leito confortável que favorece a produtividade.
  São equipados com o novo motor FPT de 10,3 litros, que atende à norma Proconve P-7 (Euro 5), com potência de 420 cv e torque de 1.900 Nm. A linha Novo Cargo extrapesado vem equipada de série com câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades.
  Os dois modelos incorporam de série controle automático de tração (ASR) e freios ABS com EBD, e o Cargo 2842 conta ainda com a opção do controle eletrônico de estabilidade (ESP). Oferecem também uma série de vantagens operacionais, como itens de conforto e tecnologia que fazem destes caminhões uma nova opção competitiva no segmento.       Internamente, também trazem praticidade e conforto, com o novo volante de excelente empunhadura e revestimentos duráveis.
                                 Fácil acesso aos componentes do motor
   Vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos e ar-condicionado de fábrica são exemplos dos equipamentos oferecidos de série. A linha traz a configuração de cabine leito teto alto: com personalidade e imponência, tem ampla área envidraçada e garante fácil acesso às operações de manutenção e verificação.
  Totalmente basculante, a cabine do Novo Cargo extrapesado facilita o acesso aos componentes do motor e outros agregados. O ângulo de basculamento é acentuado, chegando a 68º. O acesso a itens de manutenção também é feito pela grade frontal escamoteável.
  Os caminhões Cargo 2042 e Cargo 2842 asseguram excelente custo-benefício e ótima produtividade para aplicações rodoviárias pelo baixo consumo de combustível, menores custos operacionais e de manutenção, gerando maior rentabilidade.
  O novo painel traz ferramentas para auxiliar no monitoramento do veículo, indicando ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Além disso, o motorista pode acompanhar em tempo real o consumo de combustível e, ao final da viagem, conferir a sua autonomia e produtividade, entre outras informações relacionadas à operação do caminhão.
                                Mais de 1 milhão de quilômetros em testes
 Ambos oferecem uma das melhores relações custo-benefício da categoria. O Cargo 2042 4x2, com capacidade máxima de tração de 49 toneladas, tem preço sugerido de R$ 260.900 e o Cargo 2842 6x2, com capacidade de 56 toneladas, de R$ 294.900.
  No seu desenvolvimento, rodaram mais de 1 milhão de quilômetros em testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, e nos campos de teste em Gebze, na Turquia, em Boxberg e Behr, na Alemanha, Lommel, na Bélgica, em Idiada, na Espanha e Mira, na Inglaterra. Os testes de frenagem foram realizados em um lago congelado na Suécia e as provas de alta temperatura no deserto da Arábia Saudita.
  Os novos Cargo 2042 e Cargo 2842 estão entre os mais eficientes e robustos da categoria. O seu conjunto de motor, transmissão, eixo, chassi e suspensão oferece força e resistência para as aplicações mais severas e permite o reboque de composições com três eixos e três eixos espaçados (Vanderléa) para as mais variadas cargas.

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