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terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fenatran/2013: MAN Latin America mostra suas novidades no transporte de carga

Cavalo mecânico TGX

Interior da cabine do TGX

MAN TGX 29.480

Cavalos mecânicos VW

VW Constellation 17.280 Compactor

Constellation 19.330 V Tronic

Cabine do Constellation 19.330

VW Constellation 24.330 8x2

Interior da cabine do VW Constellation 25.390

VW Constellation 25.420

VW Constellation Constructor 26.280

Linha de montagem na fábrica da MAN Latin America no Rio de Janeiro

Luís Alberto Caju

  A MAN Latin America, líder no mercado brasileiro de caminhões e uma das maiores exportadoras do produto do País, apresentou na Fenatran que termina em 1 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, suas novidades em produtos. As principais atrações da montadora na feira foram os novos cavalos mecânicos fabricados pela empresa que  prometem movimentar o mercado.
 A linha ganha mais potência, com os modelos Constellation 19.420, 25.420 e 26.420. Além do mo­tor Cummins de 420 CV, os veículos chegam equipados com a transmissão automatizada de série V-Tronic. Os mo­delos Volkswagen de 330 e 390 CV, já consagrados no mer­cado, também poderão ser equipados com a transmissão. A versão leito teto baixo da cabine Constella­tion completa as novidades da linha.
 Outro destaque é o cavalo mecânico TGX 29.480 6x4, com previsão de lançamento para meados de 2014. O veículo, perfeito para operações de longas distâncias, será o mais potente de toda a linha, com uma das melhores relações potência versus consumo de combustível do mercado, e oferece o que há de mais moderno e sofisticado em transporte de cargas, com níveis de conforto e segurança comparáveis aos de um automóvel de luxo.
 “Em dois anos, crescemos consideravelmente nossa linha de produtos. Com o novo caminhão MAN, passaremos a oferecer produtos de 150 a 480 cavalos de potência, nosso maior leque de opções desde quando iniciamos nossas atividades, há mais de 32 anos”, disse o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes.

 Cami­nhão mais vendido do Brasil, o Constellation 24.280 chega com mais uma opção para seus clientes: a transmissão automatizada V-Tronic, combinada ao exclusivo sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A tecnologia, patenteada e totalmente desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em Resende (RJ), torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. Com esse sistema, a empresa passa a oferecer a mais ampla gama de veículos com transmissão automatizada do mercado, nos modelos de 190 a 480 CV.
Entre os leves, o destaque é o Delivery 10.160 Plus, que possui maior capacidade de carga quando adaptado com o terceiro eixo, e flexibilidade para diversas aplicações. Com ele, a empresa atenderá de forma ainda mais ampla o mercado de VUCs, que cresce a cada ano nos centros urbanos. A linha Worker chega renovada  com os novos 17.230 e 23.230, ambos equipados com motor MAN D08. Ideais para entregas e serviços em áreas urbanas, como distribuição de bebidas, os veículos são parte da linha de produtos vocacionais da MAN Latin America.
 Em Pós-Vendas, a grande novidade é a exclusiva linha de lubrificantes Almax, que passa a ser comercializada em toda a rede de concessionárias do Brasil a partir de janeiro de 2014. Desenvolvido para os caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, o produto, que segue o conceito dual brand, garante alta performance na proteção contra o desgaste, proporcionando maior economia de manutenção.
 Com presença marcante em mais de 30 países da América Latina, Oriente Médio e África, a MAN Latin America realiza, pela primeira vez, lançamentos simultâneos com produtos que atuarão nos mercados bra­sileiro e de exportação. Todos os veículos apresentados na feira estarão disponíveis para os mercados de exportação de acordo com a legislação e oferta de combustível local.
                     Mais potência para os frotistas
 A MAN Latin America identificou a forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentassem uma velocidade média superior e a melhor relação custo benefício do mercado. Assim são os novos cavalos mecânicos 19.420, 25.420 e 26.420, principais lançamentos da montadora em 2013 e que integram a família de caminhões VW Constellation Tractor. Os veículos estão equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic modelo ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades, a mesma utilizada nos caminhões MAN TGX, obtendo grande sinergia entre os produtos da empresa.
  A introdução da transmissão combinará o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual, com a facilidade da mudança automática de marchas, proporcionando conforto, segurança e maior produtividade ao motorista e economia na operação. Com grande capacidade de torque, a nova caixa possui carcaça fabricada em alumínio e dispensa o uso de anéis sincronizadores, reduzindo o peso do veículo que poderá ser revertido em maior capacidade de carga.

 Atrelado à caixa de câmbio, o novo sistema EasyStart, uma novidade nos caminhões Volkswagen, auxilia a partida do caminhão em rampa e mantém o freio de serviço acionado por até três segundos, após cessar o acionamento do pedal de freio, evitando assim que o veículo se movimente. Para garantir total conforto e segurança dos condutores durante a operação, os novos caminhões Volkswagen V-Tronic não apresentam pedal de embreagem.
 A nova transmissão automatizada poderá ser acionada por meio de alavanca posicionada estrategicamente ao lado do banco do motorista, de dois modos diferentes: automatizado para as trocas de marchas automaticamente e manual para a seleção de marchas realizadas pelo próprio motorista, por meio de movimentos leves na alavanca, para frente e para trás. Os cavalos mecânicos VW Constellation com 330 CV de potência também poderão ser equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic, para comodidade do transportador.
  Os veículos são equipados com o novo motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência, torque máximo de 1.850 Nm, dotados de tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) e em conformidade com o Proconve P-7 no Brasil, equivalente ao Euro 5. Os novos modelos Constellation Tractor foram desenvolvidos para atender à demanda do transporte de cargas em aplicações rodoviárias de até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).
                          Segurança Operacional
  Para garantir a segurança operacional do motorista, a MAN Latin America agrega em todos os cavalos mecânicos da marca, recursos tecnológicos adicionais como os sistemas de freios ABS, EBD e o ATC. O sistema de freios ABS (Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas durante uma frenagem excessiva, colaborando para a manutenção da dirigibilidade e estabilidade do veículo em curvas, além de minimizar a distância de frenagem entre os veículos.
 O EBD (Electronic Brake Distribution) controla e gerencia a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, de forma a garantir um melhor equilíbrio e estabilidade do veículo e maximizar a eficiência do sistema de freios ABS. Já o sistema ATC (Automatic Traction Control) controla a velocidade das rodas e o torque do motor, de forma a evitar que o veículo patine em condições de piso escorregadio. O novo sistema também auxilia a partida do veículo em rampas e preserva os componentes do trem de força, reduzindo assim os custos de manutenção.

                              Conforto e Produtividade
                          
 Operações de transporte como cegonha, frigorífico e basculan­te acabam de ganhar mais uma opção para garantir mais conforto e produtividade. A linha Constellation agora conta com nova cabine leito teto baixo. Além das características já conhecidas dessa renomada cabi­ne, o novo modelo foi desenvolvido para aplicações rodoviárias de longa distância, que exigem a necessidade de espaço interno para o descanso do motorista e para aquelas aplicações de transporte com limitação de altura da cabine para acoplar o implemento.
 Dentro da nova cabine estão disponí­veis cortinas que proporcionam priva­cidade ao motorista e permitem sepa­rar as áreas de trabalho e descanso. A grande quantidade de porta-objetos para utensílios de trabalho e espaço para bagagem oferece total conforto aos ocupantes.
 Cavalos Mecânicos Volkswagen

Constellation 19.330 (manual ou V-Tronic)
  Equipado com o motor Cummins ISL de 330 cavalos Euro 5, possui sistema de injeção Common Rail e dotado de tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva). O novo motor oferece excelente desempenho mesmo em baixas rotações e garante benefícios como retomadas de velocidade, baixo consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
 Indicado para composições de semirreboques com até três eixos com 1 eixo  espaçado (“Argentina”), com PBTC de até 43 toneladas. Perfeito para as aplicações do tipo basculante, carga seca, furgão, frigorífico, transporte de grãos, plataforma, sider, tanque e transporte de veículos (cegonheiro).
 A versão V-Tronic, uma das novidades da linha, com transmissão automatizada ZF 16 AS 2230 TD, de alto desempenho e capacidade de torque. Entre as vantagens de operação, o caminhão não apresenta pedal de embreagem, facilita o treinamento de motoristas e apresenta maior segurança e conforto na operação.
Constellation 19.390 (manual ou V-Tronic)
 O caminhão Constellation 19.390 foi desenvolvido para atender às necessidades de transportadores que buscam uma solução econômica e eficiente, visando à melhor relação custo benefício. Destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias, poderá ser utilizado em semirreboques com até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC de até 46 toneladas.
 Equipado com motor Cummins ISL de  400 cavalos de potência, possui turbina de geometria variável e ampla faixa de torque (1.100 a 1.500 rpm), com torque máximo de 1.700 Nm. Com tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), assegura rápida resposta ao pedal do acelerador, favorecendo a retomada de velocidade e menor número de trocas de marchas.
 Apresenta ainda uma manutenção da velocidade de cruzeiro por mais tempo, transmissão ZF 16S 1685 TD de 16 velocidades, servoassistida, acionamento a cabo com H sobreposto acionado por tecla localizada na alavanca. Neste modelo, os frotistas também contam com a opção de transmissão automatizada sob encomenda.
Constellation 19.420 V-Tronic
 Primeiro integrante da nova família de cavalos mecânicos Constellation, o modelo 19.420 está equipado com a exclusiva transmissão automatizada ZF 16 AS 2230 TD, alto desempenho e segurança para o motorista. Seu motor Cummins ISL tem 420 cavalos de potência, tecnologia SCR e conformidade com o Proconve P-7. Possui turbina de geometria variável e torque máximo de 1.850 Nm.
 O caminhão Constellation 19.420 V-Tronic é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias e utiliza semirreboques com até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC de até 46 toneladas.
Constellation 25.390 (manual ou V-Tronic)

 Desenvolvido para atender às necessidades de empresários de transporte que buscam economia e eficiência, o caminhão Constellation 25.390 é voltado para o transporte de cargas em aplicações rodoviárias. Pode ser equipado com semirreboques de até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC de até 53 toneladas.
 Seu motor Cummins ISL de 400 cavalos de potência, dotado de tecnologia SCR e tanque de Arla 32, possui turbina de geometria variável e ampla faixa de torque (1.100 a 1.500 rpm) com torque máximo de até 1.700 Nm. A caixa de transmissão é a ZF 16S 1685 TD de 16 velocidades. Neste modelo, os frotistas também contam com a opção de transmissão automatizada sob encomenda.
Constellation 25.420 V-Tronic

 Equipado com a exclusiva transmissão automatizada V-Tronic de série, que combina o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual, com a facilidade da mudança automática de marchas, proporcionando conforto, maior produtividade do motorista e economia na operação. Seu motor é o Cummins ISL de 420 cavalos de potência e torque máximo de 1.850 Nm e tecnologia SCR. O novo modelo é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias utilizando semirreboques de até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC até 53 toneladas.
Constellation 26.390 (manual ou V-Tronic)
 O modelo é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias com semi-reboque ou tipo bitrem, com PBTC de até 57 toneladas. Equipado com motor Cummins ISL de 400 cavalos de potência e turbina de geometria variável, e tem de série a caixa de transmissão ZF 16S 1685 TD de 16 velocidades. Neste modelo, os frotistas também contam com a opção de transmissão automatizada sob encomenda.

Constellation 26.420 V-Tronic
 O modelo mais potente da família de caminhões Volkswagen é integrante da linha de cavalos mecânicos  V-Tronic, com motor Cummins ISL e transmissão automatizada ZF 16 AS 2230 TD. É destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias com semi-reboque ou tipo bitrem, com PBTC de até 57 toneladas.

Linha MAN TGX
 Os cavalos mecânicos TGX 28.440 6x2, TGX 29.440 6x4 e TGX 33.440 6x4, todos da linha MAN TGX e destinados a aplicações rodoviárias, ganham mudanças em seu design: no painel da grade frontal foram introduzidas as letras MAN em novo formato e tamanho maior. O símbolo do “leão” foi reposicionado para a parte superior (cromada). Além disso, o volante está com diâmetro menor, para melhorar a empunhadura, e logotipo alterado nos mesmos moldes do painel da grade frontal.
 Produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ) desde 2012, os caminhões MAN consolidaram a presença da montadora no segmento de extrapesados. Com eles, a empresa passou a oferecer uma gama completa de produtos, com modelos de 5,5 a 100 toneladas de capacidade total de carga, reforçando ainda mais o conceito sob medida que consagrou a empresa em seus mais de 30 anos de mercado.

Caminhões MAN “Made in Brazil”

TGX 28.440 6x2
 Ideal para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias e para o transporte de cargas de médias e altas densidades, o primeiro cavalo mecânico MAN TGX 6x2 oferecido no Brasil possui capacidade máxima de tração de 70 toneladas podendo operar com semirreboques de até três eixos espaçados  (“Vanderléia”).
TGX 29.440 6x4
 Destinado ao transporte rodoviário de médias e longas distâncias, o veículo é indicado para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas. Equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos da roda e com capacidade máxima de tração de 80 toneladas. O caminhão TGX 29.440 6x4 é perfeito para as aplicações que utilizam Combinação Veicular de Carga (CVC) como composições tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritrem.
TGX 33.440 6x4
 Veículo desenvolvido para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas em condições mais severas de operação. O caminhão TGX 33.440 6x4 é dotado de eixos traseiros com redução nos cubos e capacidade máxima de tração de 100 toneladas. Ideal para ser utilizado com Combinação Veicular de Carga (CVC), tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem ou tritem.
TGX 29.480 6x4 (lançamento em 2014)
 O cavalo mecânico, com lançamento previsto para meados de 2014, é indicado para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas. Equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos da roda e com capacidade máxima de tração de 80 toneladas. É ideal para as aplicações que utilizam Combinação Veicular de Carga (CVC) como composições tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritrem.
24.280 V-Tronic
  O Constellation 24.280, cami­nhão mais vendido do Brasil, chega à Fenatran com mais uma opção para seus clientes: a transmissão automatizada V-Tronic, combinada ao exclusivo sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A tecnologia, totalmente desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em Resende, torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. Com esse sistema, a empresa passa a oferecer a mais ampla gama de veículos com transmissão automatizada do mercado, nos modelos de 190 a 480 cv.
 As vantagens operacionais são muitas, uma vez que câmbio automatizado garante melhor consumo médio de combustível, além de conforto e facilidade de condução ao motorista. A tecnologia é uma das oito patenteadas da MAN Latin America, garantindo exclusividade e diferencial tecnológico aos caminhões e ônibus da marca Volkswagen e MAN.
 Lançado em 2012, o Constellation 24.280, subs­tituto do 24.250, cam­peão de vendas durante quatro anos consecutivos, está equipado com o motor MAN D08 de seis cilindros - mais econômico, silencioso e robus­to, fabricado no Brasil. É o único na categoria dotado de tecnologia EGR (recirculação dos gases de exaustão), que elimina a necessidade e o custo de um aditivo especial, o Arla 32.
Delivery 10.160 Plus
 Em tempos de restrições de cir­culação de caminhões de grande porte nos grandes centros urba­nos, soluções para incremento de car­ga nos chamados VUCs (Veículos Ur­banos de Carga) são certamente uma necessidade desse mercado. São esses clientes que a MAN Latin America que a MAN Latin America quer atender de forma ainda mais comple­ta com o novo Delivery 10.160 Plus, destaque na Fenatran 2013. O veículo possui peso bruto total de 13 toneladas quando adaptado com o terceiro eixo e flexibilidade para diversas aplicações.
 O modelo, que será comercializado a partir de 2014, é equipado com o mo­tor Cummins ISF 160 e está disponível com a caixa de transmissão ZF 6S 1010 B0 de 6 velocidades, que aumenta a robustez e durabilidade para opera­ção urbana. O acionamento a cabo traz mais conforto e precisão nas tro­cas de marcha, diminuindo o esforço de trocas e ruído interno, com mais facilidade e comodidade ao motorista que transita no ciclo urbano e rodovi­ário. Entre as aplicações, destacam-se o transporte de bebidas, plataformas de auto socorro, tanque de combustí­vel, gás, entre outros que necessitem circular nas grandes cidades, com uma maior carga útil.
Constellation 24.330 em versão 8x2
 Atenta a um segmento que cres­ce cada vez mais no transporte de cargas, a MAN Latin America levou para a Fenatran o Constella­tion 24.330 versão 8x2. O caminhão agrega inovações tecnológicas e de se­gurança tornando sua condução mais simples e confortável, com durabilida­de e baixo custo operacional.
 Com o segundo eixo direcional, ins­talado pelo BMB Mode Center – cen­tro de modificações dos veículos da marca, o veículo ganha muito em ca­pacidade de carga: o Peso Bruto Total Homologado passa de 23 para 29 to­neladas, aumentando ainda mais sua produtividade. O caminhão possui motor Cummins com tecnologia de emissões SCR, transmissão manual ZF e sistemas de freios ABS e EBD. Suas principais aplicações são furgão, gra­neleiro, basculante, tanque, frigorífico, sider, entre outras.

  

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