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segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mercedes-Benz: Atron 1719 é o novo semipesado da marca


 
O Atron 1719 chega em três versões: Plataforma, Bebidas e Basculante

Outro destaque é a chave com imobilizador, grande avanço contra furtos e proteção ao motorista e carga

Luís Alberto Caju
 A Mercedes-Bem  novamente amplia seu portifolio e apresenta o semipesado Atron 1719 4x2, com cabina avançada, que chega ao mercado em três versões: Bebidas, Plataforma e Basculante. Além de aumentar as opções de escolha para os clientes, esse modelo assegura vantagens já características de um caminhão Atron, como força, robustez, despojamento e resistência para o severo trabalho do dia a dia no transporte urbano de cargas e mercadorias.
 Segundo o diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Montadora, Gilson Mansur, esse novo Atron destaca-se também pela avançada tecnologia BlueTec 5, que propicia baixo índice de emissões, reduzido consumo de combustível e maiores intervalos para troca de óleo, resultando em menor custo operacional e maior rentabilidade para os clientes.De acordo com ele, além de manter os atributos que conquistaram a confiança dos clientes da Linha Tradicional, o Atron 1719 agrega mais tecnologia e modernidade, oferecendo níveis elevados de produtividade.
  Os atributos dos caminhões Atron da Mercedes-Benz agregam muito valor às operações de nossos clientes. Graças à consagrada qualidade e durabilidade, esses caminhões contam com ótimo valor de revenda, potencializando a excelente relação custo/benefício do produto.
  Duas das três versões do Atron 1719 são vocacionadas: uma para uso na distribuição de bebidas e outra para as necessidades de transporte no segmento de construção civil, como basculante. A terceira, do tipo plataforma, é indicada para aplicações mais abrangentes, podendo receber diversos tipos de implementos para a distribuição urbana de carga e o transporte rodoviário, sendo os mais comuns o furgão de alumínio (baú), a carroçaria aberta carga seca e o sider.
                                                  Carroçaria rebaixada
 A versão plataforma do Atron 1719 tem distância entreeixos de 4.800 mm, permitindo a instalação de carroçarias de até 7,20 metros de comprimento. Esse mesmo entreeixo está disponível na versão Bebidas, apta a receber carroçaria plana ou rebaixada para 10 paletes.
 No caso da carroçaria rebaixada para transporte de bebida, a Mercedes-Benz oferece o exclusivo “kit bebidas”, especialmente desenvolvido para facilitar, agilizar e reduzir o custo da implementação. Este kit é formado por dois cardans adicionais, chicote elétrico, tubulação de combustível e tubulação pneumática alongadas. Além do exclusivo kit, essa versão conta ainda com mola traseira curta e reforçada, ideal para a aplicação no transporte de bebidas com carroceria rebaixada.
  Com distância entreeixos de 3.600 mm, o Atron 1719 basculante já sai de fábrica com tomada de força no câmbio, sendo indicado para básculas de até 7m³ para transporte de areia, terra, pedra e cascalho, entre outros. Todas as versões do Atron 1719 estão aptas a receber o terceiro eixo, montado por implementadores especializados do mercado, aumentando a capacidade de carga do veículo. Com isso, o Peso Bruto Total – PBT do caminhão, que é de 16.500 kg na versão 4x2, chega a 23.000 kg.
 O trem-de-força do Atron 1719 é um destaque à parte, sendo totalmente formado por agregados da própria marca Mercedes-Benz: motor eletrônico OM 924 LA de 185 cv de potência, câmbio G-85 de 6 marchas e eixo traseiro HL-5 de dupla velocidade. Este conjunto é reconhecido no mercado pela força, robustez e harmonia.
                                              Derivado da tecnologia BlueTec 5
  Além de mais econômico e ecológico, o motor OM 924 LA oferece força e excelente desempenho no transporte de cargas. A elevada potência de 185 cv a 2.200 rpm assegura acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. Já o torque de 700 Nm, entre 1.200 e 1.600 rpm, resulta em melhores arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de transporte.
  Outro grande benefício derivado da tecnologia BlueTec 5 é que os motores da linha Atron têm intervalos de troca de óleo ampliados, podendo chegar a 75.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão. Ou seja, mais rentabilidade para o cliente.
 O freio-motor Top Brake é item de série nos caminhões Atron, oferecendo mais segurança, menor consumo de combustível, maior velocidade média e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio e dos pneus. O Atron 1719 mantém a tradicional cabina avançada, com design moderno alinhado à atual linha de caminhões Mercedes-Benz. A novidade do visual externo é a grade frontal com a estrela da marca no centro. O conjunto ótico, o parachoque e os retrovisores harmonizam-se perfeitamente com as linhas da cabina.
 O uso de policarbonato amplia a resistência do conjunto ótico a condições adversas, como impactos, vibrações, umidade, poeira e altas temperaturas. O interior da cabina destaca-se por sua simplicidade, e novas cores nos revestimentos e bancos. Isso resulta num aspecto visual mais moderno e contribui para um ambiente mais produtivo. Com novo painel de instrumentos, novo volante de melhor empunhadura, bancos confortáveis e ergonômicos, o Atron 1719 proporciona praticidade para o dia a dia de trabalho.
                                             Ampliação da oferta de família de caminhões
  Importante destaque é a chave com imobilizador, sistema que oferece uma proteção extra contra furtos e proporciona segurança para o motorista, para o veículo e para a carga. O painel de instrumentos do Atron 1719, com computador de bordo e tecla de navegação, tem design clean e visão noturna facilitada pelo uso de luz em tonalidade âmbar. Extremamente prático e funcional, oferece melhor visualização e simplifica o uso pelo motorista. Além disso, a moderna grafia realça a leitura dos dados e facilita a interpretação das informações.
  A chegada do semipesado 4x2 Atron 1719 ao mercado amplia a oferta dessa família de caminhões Mercedes-Benz. Dela também fazem parte o médio Atron 1319, o semipesado 6x2 Atron 2324 e os extrapesados Atron 2729 no 6x4 e Atron 1635, este último na versão cavalo-mecânico 4x2. Os caminhões Atron são indicados para curtas, médias e longas distâncias rodoviárias e para transporte urbano de cargas, como também para as operações fora de estrada nos setores da construção civil, mineração, madeira e cana-de-açúcar. Graças à diversidade de modelos, a linha Atron oferece amplas opções de escolha para empresas de transporte de carga ou de carga própria, bem como para os caminhoneiros autônomos que buscam um caminhão robusto e com ótimo custo operacional.


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