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terça-feira, 18 de junho de 2013

Sprinter: modelo com motor Euro VI já circula na Europa






O novo modelo de Sprinter já está disponível na Europa a partir deste mês de junho



Luís Alberto Caju


   O novo Mercedes-Benz Sprinter já está disponível na Europa a partir deste mês de junho e as entregas começarão em setembro. A marca identifica uma completa categoria de veículos e por diversos países acabou virando sinônimo para grandes vans com capacidade em torno de 3,5 toneladas de peso bruto. O Sprinter é pioneiro nas inovações em seu segmento. O novo modelo lançado na Europa traz como novidade cinco sistemas de segurança, motores que atendem à futura norma Euro VI de emissões e um visual impactante. O nível de consumo é de 6,3 litros por 100 km e 15,87 km/l, tornando o mais eficiente veículo do segmento. 


  Esse veículo sempre foi pioneiro em sistemas de assistência ao motorista. Cinco novos sistemas do gênero (vários deles oferecidos pela primeira vez em vans) ajudarão a reduzir ainda mais o número de acidentes com o novo modelo. Neste modelo, em disponibilidade na Europa, o motorista encontra os sistemas Crosswind Assist (assistente de ventos laterais), equipamento de série, juntamente com o Collision Prevention Assist (assistente de prevenção a colisões) e o Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), ambos opcionais. 


  Outros equipamentos novos são o Highbeam Assist (assistente de farol alto) e Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa de rolamento). Na avaliação da Mercedes Benz, esses sistemas de assistência eletrônicos terão papeis importantes na redução de acidentes no segmento de vans. O Crosswind Assist, uma das funções do Electronic Stability Program (programa eletrônico de estabilidade) é parte da lista de equipamentos de série do veículo. Os clientes poderão escolher os outros sistemas de assistências como opcionais individuais ou parte de pacotes com constituição lógica. Cada comprador poderá adaptar o Sprinter a sua área de utilização específica. 


  A Mercedes Benz também aperfeiçoou mais ainda a dirigibilidade do Sprinter. O rebaixamento do chassi melhorou o índice de arrasto aerodinâmico e reduziu o consumo de combustível, facilitando ainda as operações de carga e descarga. Outro destaque é que este modelo de Sprinter é a primeira van a cumprir as futuras regras de emissões Euro VI em todas as suas opções de motores. A nova regulamentação reduz muito os limites de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos totais (THC) e material particulado. O veículo atinge esses estritos limites com a ajuda do motor BlueTEC e a tecnologia SCR, responsável pela injeção do aditivo AdBlue aos gases de escapamento. Esse sistema já mostrou sua eficácia em mais de 100 mil veículos comerciais da Mercedes Benz.


 O desempenho dos motores diesel permaneceu inalterado, abrangendo unidades com quatro e seis cilindros com potências entre 70 kW (95 cv) e 140 kW (190 cv). Para otimizar os processos de injeção e combustão, assim como a pressão de alimentação, os motores aproveitam o estágio adicional de tratamento da exaustão. O resultado é uma redução no consumo de combustível e menor ruído na combustão. Os engenheiros também ajustaram o trem de força e os sistemas auxiliares para melhorar a eficiência de consumo. Isto inclui mudanças na transmissão e no eixo traseiro, assim como um sistema inteligente de gerenciamento do gerador de eletricidade.


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