Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Man Latin America: oferta de caminhões extrapesados é aumentada


Os extrapesados da Man Latin America podem tracionar até 100 toneladas




Luís Alberto Caju


  A previsão de safras recordes no Brasil acelerou os planos da MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen. A montadora pretende lançar em breve o novo caminhão MAN TGX 33.440 “Made in Brazil”, com maior capacidade de carga do que os modelos disponíveis no portfólio atual. A estratégia é abocanhar a maior fatia possível do segmento de extrapesados, que tem potencial de chegar a mais de 40 mil unidades neste ano.

  Destinado ao transporte rodoviário de médias e longas distâncias e ideal para operação em situações adversas de estrada ou pavimento, o novo cavalo mecânico da linha TGX atende diversas aplicações, como graneleiro, carga seca, container, frigorífico, basculante, furgão (baú), sider e tanque. O veículo vem com tração 6x4 e eixos traseiros com redução nos cubos, podendo tracionar até 100 toneladas.

  Equipado com motor MAN D26, o modelo tem torque elevado (2.200 Nm) numa ampla faixa de rotações. Isso proporciona maior sustentação da velocidade em rampa e menor necessidade de troca de marchas. Além de garantir maior conforto ao motorista, essa característica colabora para a redução do consumo de combustível e aumento da velocidade média nas viagens.

 A transmissão automatizada MAN TipMatic é item de série. A versão de 16 marchas, exclusiva para o Brasil, proporciona melhor escalonamento de marchas, comparado a versão de 12 marchas usada na Europa. Para auxiliar a partida em rampa, com a topografia acidentada do país, a transmissão traz o sistema EasyStart, dispositivo que mantém o freio de serviço acionado por até dois segundos após o pedal do freio ter sido desacionado. Com isso, o veículo parte em rampa de modo seguro sem o risco de descer e causar um acidente.

 O modelo está disponível com duas opções de cabine, que oferecem excelente nível de conforto para o motorista. Conhecida por oferecer o maior espaço interno da categoria, é mais um item de exclusividade dos caminhões MAN. Nela, há liberdade de movimentos para seus ocupantes, aliada à agradável sensação que a combinação de tecidos e cores dos acabamentos oferecem.

 O diferencial do conforto também é percebido com o efeito dos quatro bolsões pneumáticos que compõem a suspensão da cabine, minimizando a transferência da vibração do piso para o interior da cabine. Em termos de ergonomia, o interior do TGX proporciona ao motorista acesso ideal ao painel de instrumentos.

 Outros itens de série do veículo são trio elétrico, ar condicionado e computador de bordo. Disco reforçado da embreagem adequado para PBTC superior a 74 toneladas e freios a tambor com sistemas ABS e EBS garantem ainda mais benefícios ao cliente.

 O cavalo mecânico MAN TGX 33.440 6x4 teve sua configuração otimizada para atender às necessidades específicas de transporte em países emergentes. O veículo que chegará em breve às estradas brasileiras alia mais de 250 anos de tradição e confiança do Grupo MAN ao know-how em engenharia da MAN Latin America para operações de transporte de cargas em países emergentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário