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segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Peugeot: novos conjuntos mecânicos e de suspensão equipam modelo 308



Peugeot 308 ganhou transmissão automática sequencial de seis velocidades

O painel de instrumentos proporciona ampla visão externa


Luís Alberto Caju

 Acaba de chegar à rede de concessionários Peugeot de todo o Brasil uma nova versão de acabamento do 308, a Allure 2.0L Automática. Sucesso comercial da Marca no país, o hatchback recebeu importantes mudanças nos conjuntos mecânico e de suspensão, estendida a toda gama do modelo, que garante ainda mais conforto à condução esportiva característica do veículo.

 A exemplo do sedã 408, a Allure 2.0L Automática estreia um novo powertrain formado pela transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então disponível nas versões com motorização THP do portfólio da Marca, e pelo reconhecido motor 2.0L 16V VVT Flex, de 151 CV de potência máxima quando abastecido com etanol.

 Em termos de segurança e confiabilidade, a caixa de segunda geração produzida pela Aisin, chamada AT6, possui um moderno sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão.

 Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.

 Outro item de destaque da caixa AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. Se o mecanismo não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.

                                               Confiável, robusto e flexível      
   
 O propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas Flex, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3(diâmetro 85 mm, curso 88 mm), é compacto e de liga leve. O comando de válvulas de admissão, equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de condução. Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa rotação.

  O motor gera potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 CV a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com o combustível vegetal (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Com tais números, a relação peso / potência do Peugeot 308 fica abaixo dos 10 kg / CV, garantindo um comportamento dinâmico com bom desempenho e segurança.

                                             Melhores Desempenho e Nível de Consumo

 A implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.

 Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.

 Com o câmbio AT6, o consumo foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina). Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades.

                                   Mais Conforto em Favor da Dirigibilidade

 No ano modelo 2014, o 308 recebeu modificações importantes no conjunto de suspensão aplicadas a toda gama do modelo. No eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.

 Essas evoluções tiveram o objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do modelo Peugeot. A excelente rigidez à torção do hatch médio também permite um rendimento máximo dos trens de rodagem.

 Na dianteira, a suspensão é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. Contribui para isso suas articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina, com alto conforto acústico no interior do veículo. A suspensãotraseira é composta por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, que assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.

 O bem-estar a bordo do 308 é também garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.

                                               Dimensão Interior Generosa

 Por sua arquitetura semi-alta, o painel de instrumentos do 308 proporciona uma ampla visibilidade externa por sua forte inclinação. Com dimensão interior generosa, o modelo se converte em um dos mais espaçosos veículos de seu segmento.

 O 308 recebeu um tratamento de alta gama no habitáculo, permitindo uma elevada percepção de qualidade. Elegante, o painel de instrumentos reserva uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo slush, macio ao toque. Promove também uma ótima integração de seus equipamentos, como módulo de comando da climatização, sistema de som e computador de bordo, entre outros, todos à mão do condutor.

 Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço, atributos ressaltados pelo teto panorâmico de vidro, agora disponível como opcional na versão de entrada Active 1.6 e item de série no restante da gama. O equipamento, de 0,83 mde área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna. É possível regular a entrada de luz no interior do 308 graças ao acionamento elétrico da cortina do teto.

  O hatchback da Peugeot mantém ainda estreito compromisso com o conforto. Além da aplicação de um para-brisa acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior, desde a versão de entrada o modelo dispõe de ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas (17 polegadas para as demais versões), volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.

                                                   Tecnologia a Bordo

  O 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração. É o caso, em especial, do sistema multimídia com tela retrátil colorida de sete polegadas – opcional nas versões equipadas com o motor 2.0L 16V VVT Flex e de série na Griffe THP, que integra a navegação WIP Nav, as informações do sistema de som, a agenda de contatos do celular e, ainda, apresenta os dados transmitidos pelos sensores de estacionamento.

  O sistema de som dispõe de rádio com tocador de CD e leitor de MP3, conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro, além da função “audiostreaming”, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.


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