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segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fenatran/2013: International leva caminhões fabricados no Brasil


O modelo 9800i pode ser usado em diversas aplicações, inclusive como bitrem


Luís Alberto Caju

A International Caminhões trouxe para Fenatran, que termina em 1 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, os modelos vendidos no Brasil; DuraStar e 9800i. Fabricados em Canoas, Rio Grande do Sul, possuem mais de 65% de índice de nacionalização e atendem, integralmente, a política de financiamento estabelecida pelo Finame e ao programa do governo Inovar Auto.

 A unidade industrial de caminhões da International foi projetada seguindo os rigorosos sistemas de manufatura e qualidade estabelecidos mundialmente pela empresa. De início, a nova linha tem capacidade de produção de 5 mil caminhões por ano, em três turnos de trabalho.

 O modelo 9800i é um projeto maduro com desenho clássico, enfatizando robustez. É oferecido nas versões 6x2 e 6x4. Usa motor Cummins ISM, de 11 litros, apresentando um dos melhores índices de consumo de combustível, além de contar com transmissão sincronizada Eaton FTS-20112L de 13 velocidades, combinando robustez de uma transmissão pesada com a suavidade de engate de um caminhão leve, possibilitando melhor arranque em condições severas.

 Sua cabine é de alumínio e o chassi tratado termicamente, propiciando mais leveza e durabilidade ao modelo. Tem teto alto e a maio cama do mercado, oferecendo grande conforto ao motorista. Possui suspensão traseira a ar, freios ABS de série, eixos traseiros sem redução no cubo, possibilitando menor ruído em estrada e maior economia de combustível.

 O 9800i com transmissão automatizada oferece18 marchas, além de parada em rampa e módulo em descida de serra, reduzindo o uso do freio motor. Em ambas as versões podem ser utilizadas como semirreboque, bitrem, rodotrem, bitrenzão, prancha, porta-container, tanque e basculante.


 Já o International DuraStar é um caminhão semipesado, de cabine semi-avançada, disponível nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. É um dos modelos mais vendidos na América do Norte, tem PBTC de 26 toneladas (4x2 e 6x2) e 42 toneladas (6x4). Usa o motor MWM MaxxForce 7.2H de 274 CV, apresentando excelente desempenho e economia de combustível, transmissão Eaton de 6 marchas sincronizadas com eixo traseiro de dupla velocidade (de série) nas versões 4x2 e 6x2. Conta com sistema de freios com grande área de frenagem, garantindo menor tendência de fadiga e maior durabilidade de lonas e tambores.

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