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quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Fenatran/2013: Volvo apresenta o caminhão mais potente do mundo


FH 16, com 750 CV, o caminhão mais potente do mundo, para transportar até 250 toneladas de carga

Outro modelo de FH 16 exposto na Fenatran/2013

Volvo movido a Diesel e GNL
Detalhe do motor do Volvo VM 8x2

Outro modelo de Volvo FH 16





Luís Alberto Caju

 Uma das novidades da Fenatran, que termina no dia 1 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, é o lançamento do caminhão Volvo FH16, com 750 CV, o modelo mais potente do mundo. Ele faz parte da nova linha FH lançada recentemente na Europa. O veículo é indicado para operações que se exige grande desempenho, principalmente no transporte de cargas de peso muito elevado, conhecidas no setor como indivisíveis, com algumas chegando a 250 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado)

 Estamos trazendo da Europa o mais potente e mais avançado caminhão neste segmento para atender uma demanda do mercado brasileiro de transportes”, explicou o presidente do Grupo Volvo América Latina, Roger Alm. De acordo com ele, o FH16, com 750 CV, é um caminhão excepcional, com muita potência e torque, direcionado para atender os transportadores que precisam de um caminhão com extrema capacidade de carga.

 Na avaliação do diretor de caminhões Volvo, Bernardo Fedalto, com a expansão econômica brasileira e o início de construção de grandes obras por todas as regiões do País nos últimos anos, o mercado local cada vez mais necessita de veículos com mais força e torque, durabilidade e produtividade.

 O FH16, na configuração cavalo mecânico 8x4, é equipado com o consagradoD16G, um motor de 16 litros, 750cv de potência e que alcança um torque de 3550Nm. É uma invejável configuração, para atender com folga as rigorosas exigências dos transportadores que têm veículos especializados no carregamento de cargas indivisíveis, por exemplo,”, garantiu o gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil, Álvaro Menoncin.

 O motor de 750 CV entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm. Isto possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas e inclinações mais íngremes, garantindo maior produtividade do transporte”, disse o gerente.

 Quanto mais potência houver à disposição a baixas rotações no início do transporte de cargas pesadas, menor o esforço colocado sobre o motor e mais alta a eficiência em combustível. Grande potência, alta tecnologia e um design inovador. Nos atrevemos dizer que este é o caminhão dos sonhos de todo transportador. Ele é único”, destacou o diretor de caminhões da Volvo, Fedalto.

                                                       Exclusividade
  A cabine do FH16 traz o novo design da nova linha FH lançada recentemente na Europa, com detalhes únicos e exclusivos. Grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos forrados em couro e teto solar são alguns dos itens de série neste veículo. Veja abaixo outros itens que tornam o FH16 750cv especial e único:

-          Novo design da cabine
-          Novo painel
-          Câmera auxiliar de ré/manobras
-          Teto solar (sky window)
-          Freios EBS
-          Freios VEB + Retarder, alcançando 1180cv de potência
-          Faróis de xenônio
-          Suspensão de traseira eletrônica ECS
-          Geladeira
-          Maior espaço interno
-          Lanternas traseiras de LED
-          Cor exclusiva perolizada (preto FH16, mystic fjord pearl)

                                                    Máximo Desempenho
  Com o Volvo FH 750cv podemos oferecer um caminhão com o máximo em desempenho e eficiência em combustível”, complementou o gerente de caminhões da linha F, Alexander Boni. O motor é otimizado para proporcionar alta potência e torque e a consagrada caixa de câmbio eletrônica I-Shift é de série. O caminhão vem equipado também com a direção elétrica VDS (Volvo Dynamic Steering), servo-assistida hidraulicamente. É a mais avançada tecnologia de direção existente em transporte comercial, que torna muito mais fácil dirigir um caminhão pesado, com todo o conforto e a segurança possíveis.

 Outros destaques da Volvo são seus novos caminhões VM. Atualizamos a linha VM para reafirmar nosso compromisso de oferecer o que há de melhor nesta classe de veículos”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM. Além dos novos  modelos 4x2, 6x2 e 6x4, agora a Volvo produzirá os VMs nas configurações 8x2 e 8x4. Eles têm um visual completamente diferente da geração anterior. A cabine do novo VM tem uma aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente.
 A quarta geração de caminhões da linha VM que está sendo apresentada na Fenatran poderá, em breve, sair de fábrica equipada com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift, reconhecida internacionalmente por proporcionar uma série de benefícios. “É uma transmissão que experimentou um sucesso espetacular em poucos anos”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.
 Os caminhões tiveram grandes mudanças externas. Eles têm um visual completamente diferente da geração anterior. Agora, a cabine do VM tem sua aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente na Europa e que já estão sendo vendidos em vários mercados europeus. Os novos VM têm o que chamamos de new family look” da linha Volvo, isto é, o visual de todos modelos de caminhões da marca evolui e mantém-se parecido”, observou o diretor de caminhões da Volvo no Brasil, Fedalto.

 “A parte frontal da cabine foi totalmente redesenhada, a começar pelos novos faróis. As luzes diurnas (day running light) de LED são em forma de V”, separadas da luz baixa, proporcionando ainda melhor visibilidade”, explicou o gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil, Álvaro Menoncin. As luzes de LED em V” servem também como elemento de identificação visual dos caminhões da Volvo.

 Todo o módulo do para-choque que envolve os faróis foi renovado com uma estrutura em termoplástico, uma grade e uma tampa para engates de reboque. Ao módulo do para-choque integra-se a nova grade, dando à cabine um aspecto ainda mais moderno e, ao mesmo tempo, de maior robustez.

                                                      Novo Painel
  O caminhão também ganhou um novo painel frontal superior, que ficou maior e toma boa parte da porção superior da frente do veículo, dando ao conjunto uma impressão de continuidade. É dentro do novo painel superior que agora está afixada a logomarca da Volvo, num novo padrão de identidade do caminhão.

I nternamente, a Volvo decidiu manter a atual ergonomia do caminhão, já amplamente aprovada pelos motoristas e que reconhecem no VM o melhor ambiente de trabalho entre os veículos de carga nesta categoria. A padronagem dos tecidos que cobrem os bancos, do teto e dos painéis internos foi atualizada. Mas mantivemos tudo o que o transportador aprovou e considera importante para a operação de transporte”, Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas do projeto do novo VM.

                                                    Financiamento
 A Volvo Financial Services oferecerá diversas opções para aquisição dos caminhões Volvo na Fenatran 2013. A VFS tem um banco voltado para a oferta de soluções integradas aos clientes nos diversos segmentos de transporte, que agreguem valor e facilitem o dia a dia do transportador. “Na Fenatran, teremos opções de financiamento, seguros e consórcio”, afirmou o presidente da Volvo Financial Services Brasil, Márcio Pedroso.

 Os novos caminhões VM e toda a oferta de veículos da marca estão amparados pela área de pós-venda. São produtos e serviços que aumentam a disponibilidade dos veículos e a rentabilidade do transportador. “Trabalhamos continuamente para fazer com que o caminhão fique o máximo de tempo disponível para o trabalho, aumentando assim a produtividade da operação”, ressaltou Reinaldo Serafim, o gerente de pós-venda comercial da Volvo do Brasil, Reinaldo Serafim.

 Entre as soluções desenvolvidas pelo pós-venda estão: programas de manutenção, peças e lubrificantes genuínos, peças remanufaturadas Volvo (Reman) e o Volvo Atendimento Rápido (Voar) e o serviço de atendimento emergencial da marca.
                                              
                                               GNL e Diesel
  A Volvo ainda está expondo, também, o  primeiro caminhão movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) e a diesel que está sendo testado no Brasil: um FM 460 CV, movido com aproximadamente 70% GNL e o restante a diesel. “Esta é uma tecnologia viável. O gás liquefeito é uma importante alternativa para os atuais combustíveis”, declarou o diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina, Sérgio Gomes.



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