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segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fenatran/2013: Iveco apresenta nova geração Tector Economy


O conforto do motorista não foi esquecido pela Iveco no modelo Tector Economy

Cabine do caminhão top do linha no segmento de semipesado

O Tector pode ser usado em entregas urbanas e interurbanas

O motor FPT N67 tem 300 CV de potência e a nova curva de torque de 1.050 Nm


Luís Alberto Caju

 Na abertura ontem (27), exclusiva à imprensa, da 19ª Fenatran (Salão Internacional do Transporte), mais importante evento do segmento do transporte rodoviário de cargas da América do Sul, organizado pela Reed Exhibitios Alcantara Machado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo a Iveco apresentou a nova geração Tector Economy, reforçando seu principal lançamento de 2013, o extrapesado Stralis Hi-Way.

 O Tector Economy tem redução de até 5% no consumo de combustível em duas novas versões do semipesado: 15 toneladas e Stradale, com motor de 300 CV. Segundo o diretor de Plataforma e Desenvolvimento da Iveco, Marcello Motta, o Tector Attack 150E21 Economy 4x2 tem um PBT técnico (Peso Bruto Total) de 16. 250 kg e motor FPT NEF 4 (batizado de N45 pela FPT Industrial), com quatro cilindros e tecnologia SCR, entregando 206 CV de potência e 720 Nm de torque. O modelo marca a entrada da gama Tector no segmento de médios, que abrange veículos de 9 a 15 toneladas de PBT.

 Junto com a transmissão mecânica Eaton de seis marchas, o motor de 15 toneladas entrega mais rentabilidade: “O N45 teve um aumento em suas cilindradas em relação à versão anterior (de 3,9 para 4,5 litros), resultando em mais potência e torque. Porém, conseguimos uma redução que vai até 5% no consumo de combustível”, explicou Motta. O percentual de redução é em relação à tecnologia anteriormente utilizada e varia de acordo com a aplicação de transporte.

 De acordo com ele, o desempenho do 150E21 o torna ideal para percorrer curtas distâncias, e poderá ser utilizado em entregas urbanas e interurbanas, visto que se trata de um produto com excelente custo-benefício tanto para autônomos quanto para frotistas.

 O desenvolvimento do Tector de 15 toneladas ocorreu no Brasil, com base no CDP de Sete Lagoas e suporte das Engenharias da Iveco italiana, da FPT e de fornecedores parceiros. Cerca de 120 pessoas, entre engenheiros, técnicos e pilotos de teste, aplicaram mais de 60 mil horas para definir este novo produto. Foram feitos mais de 100 testes de campo, rodando um total de 550 mil km.

 Entre os destaques do trabalho de desenvolvimento Tector 15 toneladas, vale ressaltar o desenvolvimento do acionamento do câmbio a cabo que permite um aumento no conforto e na precisão da troca de marchas. “Também conseguimos uma melhoria no conforto com a instalação de novas molas parabólicas na suspensão (para a suspensão posterior da cabine, foram utilizadas molas helicoidais)”, afirmou.

 O modelo exposto na Fenatran é o Tector Attack 150E21 Economy com cabine curta e entre-eixos de 4.815 mm, além de um tanque de 275 litros, ar-condicionado, banco pneumático e vidro elétrico.
                                           Tector Stradale Economy

 O “Top de Linha” do segmento semipesado, o Tector 240E30S Stradale Economy mantém elevado o nível de conforto para o motorista, e aumenta ainda mais a potência e torque de seu trem de força: agora, o motor FPT N67 possui 300 cavalos de potência e a nova – e mais forte – curva de torque de 1.050 Nm (na faixa de 1.250 rpm a 1.850 rpm).

 Desde seu lançamento, o Stradale se destacou por ser o caminhão mais completo de série do seu segmento com cabine leito teto alto, ar condicionado, faróis de neblina, dois tanques de alumínio (um total de 700 litros), CD Player, banco pneumático, climatizador, trava elétrica, vidro elétrico e espelho retrovisor elétrico, posicionando-se como um semipesado top do mercado.

 Com motor FPT N67, o Tector Stradale foi desenvolvido por uma equipe com 80 profissionais, entre engenheiros, técnicos e pilotos de teste. “Em mais de 40 mil horas de análises e testes de campo (especialmente nas aplicações vocacionais com betoneira), foram rodados mais de 150 mil km para chegarmos à configuração atual do produto. Ele entrega o maior desempenho, diminuição no consumo do combustível e maior vida útil do motor, devido a sua robustez”, frisou.

  O torque de 1.050 Nm e a calibração especial, desenvolvida no Brasil, fez com a Iveco obtivesse uma nova curva de entrega mais plana e ampla. “Essas alterações deram mais elasticidade aos motores, permitindo uma condução mais tranquila e a manutenção de velocidades médias mais elevadas”, destacou. Com o torque em faixa mais ampla, as arrancadas do Stradale foram melhoradas e seu desempenho, otimizado nas manobras em baixa velocidade e em trechos com subidas.

 A nova motorização é outro destaque no seu rendimento. Tanto o N67 quanto o N45 contam com óleo sintético em vez do mineral, o que prolonga os intervalos de troca e reduz as possibilidades de danos por carbonização do motor. Com o óleo sintético, as trocas podem ser feitas a cada 60 mil km, enquanto com o óleo mineral elas eram realizadas a cada 40 mil km.



 Outros destaques da Iveco nesta Fenatran foram os lançamentos de três novos caminhões: o Tector Attack 280, o off-road Trakker de entrada e o Stralis Ecoline de 9 litros com câmbio automatizado de série. Complementando, há também o leve Daily e o médio Vertis HD. 

 Segundo o vice-presidente da montadora para a América Latina, me médio prazo, a meta da Iveco é estar entre as três maiores fabricantes de caminhões do Brasil. “Os produtos expostos em nosso estande mostram não só o que trazemos, mas o que temos de mais moderno na Europa para o mercado brasileiro, além de continuarmos investindo em pesquisa e tecnologia para criar novos produtos com o rosto dos nossos clientes”, finalizou. 

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