Luís Alberto Alves
A Ford Europa está acelerando a divulgação do
Mustang, que será lançado pela primeira vez na história naquele continente de
grande vocação para os superesportivos. Além da grande ação prevista para a
final da Champions League em Lisboa, dia 24 de maio, uma das plataformas
de lançamento está baseada também na cultura. O Mustang foi transformado em
obra de arte para colecionadores, numa escultura de alumínio criada pelo
artista plástico Robin Bark, do Reino Unido. A peça, baseada no modelo Fastback
1965 e produzida em edição limitada de 500 exemplares por meio de licenciamento
da Ford, faz parte da comemoração de 50 anos do Mustang.
Unindo sua paixão pela arte e automóveis,
Robin Bark criou uma série de esculturas de motos clássicas e carros esportivos
em alumínio fundido. "Acho que desenho carros desde o momento que
nasci", disse. "Eu queria projetar carros, mas como na África do Sul,
onde cresci, não havia muito campo para isso, troquei o design industrial pelo
design gráfico, que me levou para a publicidade."
Quando voltou para o Reino Unido, Bark
tornou-se professor de arte e experimentou novas mídias, como fundição de
metal. Ele inicia seus projetos com uma série de fotos do carro, que depois são
transformadas em esboços de engenharia. Produzir a primeira escultura de um
carro americano foi um desafio especial para ele.
"O Mustang é muito diferente de outros
carros que já fiz, de formato mais clássico", afirmou. "Procuro
capturar a essência do carro e dar uma sensação de movimento a um objeto
estático."
Bark molda o modelo inicial em argila. Depois
cria uma versão em resina, que é polida para mostrar os reflexos de luz e serve
como modelo para o protótipo de alumínio. Na escultura do Mustang o artista
mantém fidelidade ao design original, mas usa o mínimo possível de detalhes
para não criar distrações da forma fundamental.
"Eu tentei revelar a história do carro no
reflexo da luz", explica. "Desde a frente em formato de tubarão ao
teto fastback, o Mustang tem um perfil que todos reconhecem", explicou
Moray Callum, vice-presidente global de design da Ford. "Robin Bark captou
a essência de um dos maiores Mustangs em um objeto de arte que transmite
fluidez e movimento."
O modelo final de resina foi enviado a uma
fundição tradicional de Guildford, no Reino Unido, especializada em produzir
pequenos lotes de peças especiais, como cilindros e carcaças de câmbio para
carros antigos de corrida.
Com 18 centímetros e pesando mais de 1 kg,
cada peça é polida, numerada, assinada pelo artista e embalada em uma caixa de
madeira comemorativa. Um protótipo exibido em eventos do Clube do Mustang na
França e no Reino Unido foi recebido com entusiasmo pelos fãs, que encomendaram
várias unidades. As esculturas estão disponíveis no site do artista, robinbark-motorart.com.
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