Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Renault: Kwid Concept, automóvel para responder aos anseios de novos mercados

Modelo da Renault visa novos mercados, como a Índia


Luís Alberto Caju

 Revelado no Salão do Auto de Délhi, Índia,  o carro-conceito KWID CONCEPT destaca o compromisso da Renault com os novos mercados, como a Índia, e a capacidade da empresa de fabricar produtos atraentes no segmento dos hatches compactos. Ao mesmo tempo bem humorado e robusto, o design do veículo que conta com diversos itens ‘high-tech’ tem o objetivo de responder às expectativas dos jovens consumidores destes mercados.

 Ele foi desenvolvido com o aporte tecnológico do Renault Design India e representa a segunda pétala – batizada de ‘Explore’ – da estratégia de design da Renault focada “ciclo de vida”. Proporções e dimensões atraentes, assim como balanços bastante reduzidos dão a impressão de um veículo estimulante, enquanto que as rodas superdimensionadas ultrapassam as saias e fazem com que o KWID CONCEPT se pareça com um buggy.

 O aspecto lúdico do design externo contrasta com o visual robusto, graças às proteções e saias com linhas quadradas que dão uma impressão de força. O veículo tem tração em duas rodas, mas remete à aparência de um 4x4.

 Inspirado em ninhos de pássaros, o interior do KWID CONCEPT foi criado para ser um casulo aconchegante. Suspensos sobre um encorpado banco na cor branca, os bancos do veículo dão uma impressão de leveza, enquanto que o revestimento em elastômero bicolor dá uma sensação de luminosidade. O KWID CONCEPT também é equipado com uma climatização na traseira, cujos controles estão localizados no encosto do banco do motorista, assim como uma ventilação através de furos concêntricos. O painel tem o formato de um tablet integrado, permitindo o acesso às diferentes funcionalidades do ‘Flying Companion’.

                                                                High-tech
  Além do estilo lúdico e criativo do KWID CONCEPT, este carro-conceito também é equipado com uma série de dispositivos tecnológicos, dentre os quais se destaca o Flying Companion. Primeiro instrumento do tipo no segmento automotivo, o Flying Companion tem o objetivo de fazer com que dirigir seja ao mesmo tempo agradável e seguro.
Este carro conceito é equipado com vários dispositivos tecnológicos

 Emergindo da parte traseira pivotante do teto do KWID CONCEPT, o Flying Companion pode ser acionado através de um dos dois modos disponíveis: o modo ‘automático’, que utiliza uma sequência de pilotagem pré-programada e a localização com auxílio do GPS, ou o modo ‘manual’, que permite controlar seu funcionamento através do tablet instalado no veículo. O ‘Flying Companion’ pode ser utilizado para uma série de atividades, como obter informações sobre o trânsito, tirar fotos da paisagem ou detectar obstáculos pelo caminho.

 “Os consumidores dos novos mercados são muito mais jovens, com expectativas diferentes, além de terem bastante interesse em videogames, tecnologia e curtição. Este carro-conceito responde a estas necessidades de várias formas, graças principalmente ao Flying Companion, que faz com que dirigir seja ao mesmo tempo seguro e divertido. Nunca antes foi possível dirigir com as rodas no solo olhando para o céu. Esta é uma funcionalidade impressionante”, ressaltou o responsável pela estratégia da Marca e pelo Laboratório Cooperativo de Inovação, Serge Mouangue.

  O KWID CONCEPT também conta com o selo Z.E ready, ou seja, ele é pré-equipado para receber baterias, permitindo um uso 100% elétrico. Ele também tem uma tomada de recarga atrás do logo Renault. O KWID CONCEPT é equipado com um motor turbo a gasolina, que se beneficiou das tecnologias de downsizing (1,2 litro) de última geração, acoplado a um câmbio com dupla embreagem EDC, que associa prazer de dirigir e baixo consumo.
O Kwid tem uma tomada de recarga logo abaixo do logo Renault

 Dentre os outros itens altamente tecnológicos, se destacam a regulagem elétrica do banco dianteiro deslizante em um trilho central, a abertura elétrica das portas, a iluminação por LED e o comando de troca de marchas através de botões localizados próximo ao volante, que substituem a alavanca de câmbio. O painel do KWID CONCEPT é uma tela tátil TFT (uma película fina de LCD) montada na vertical, que também permite o acesso aos serviços conectados.

                                                              Mercados internacionais
  KWID CONCEPT é o primeiro carro-conceito cosmopolita do gênero na gama Renault, feito especialmente para os novos mercados. Designers da Renault de todo o mundo trabalharam em conjunto para criar um veículo feito para os mercados internacionais e projetado para responder às suas necessidades específicas. 

O interior do carro foi criado por François Grenier (Technocentre Design, na França), com base nos desenhos originais de Mishu Batra (Renault Design India) e o design externo ficou a cargo Anton Shamenkov (de origem russa, trabalha no Technocentre Design, na França) com base nos desenhos originais de Jean Semeriva (Estúdio de Design no Brasil).
A direção do veículo pode ser adaptada para direita ou esquerda, dependendo do país

 As cores e materiais do veículo foram escolhidos por Neha Lad (estagiário indiano no Technocentre Design) e desenvolvidos por Chie Yanagisawa (designer japonês no Technocentre Design). Axel Breum (Technocentre Design) foi responsável pelo projeto como um todo.

“O Renault Design é uma equipe marcadamente internacional, com estúdios na França, Romênia, Brasil, Coreia e Índia. Este carro-conceito reflete a estratégia internacional de nossa rede de design”, disse o diretor do Design Industrial, Laurens van den Acker.

                                                              Compromisso com a Índia
 Primeiro carro-conceito da Renault revelado fora da Europa, o KWID CONCEPT também destaca a posição importante da Índia na estratégia internacional da Renault, bem como a capacidade da empresa de fabricar produtos atraentes no segmento dos hatches compactos.

 “O fato de termos escolhido revelar um carro-conceito fora da Europa pela primeira vez mostra claramente o nosso compromisso com a Índia. Nesse país, os jovens clientes são muitas vezes lançadores de tendências, cuja ambição é avançar os limites em matéria de tecnologia e de prazer de dirigir. Graças ao ‘Flying Companion’, o KWID CONCEPT está alinhado com esta visão de futuro, com um estilo dinâmico e diversos itens de conectividade”, frisou o diretor de Operações para a região Ásia-Pacífico, Gilles Normand.
O Kwid é feito para as necessidades dos consumidores indianos

  O KWID CONCEPT também é feito sob medida para satisfazer as necessidades dos consumidores indianos. Este hatch compacto de cinco lugares é feito para o uso em família, o que é bastante comum na Índia. Assim como o Flying Companion, o painel multimídia responde às necessidades de conectividade dos jovens indianos, que são modernos e bastante ávidos por tecnologia. O design leve do interior do veículo também foi adaptado à temperatura mais quente da região.

 A carroceria em duas cores do KWID CONCEPT tem as cores cinza metalizado na estrutura e cinza texturizado nas partes funcionais, além de um amarelo dourado no teto e nas entradas de ar, proporcionando maior contraste. O carro também tem toques de amarelo ouro nas rodas, nas soleiras das portas e nos elementos perfurados. Esta combinação de cores não foi utilizada apenas para identificar o grupo Renault, mas para remeter também à Índia: o cinza representa o solo, enquanto que o amarelo e o dourado simbolizam as flores e especiarias.

 Além disso, o KWID CONCEPT tem seus bancos dispostos de uma forma inusitada, com três passageiros na frente e o banco do condutor no meio, em uma posição ligeiramente avançada, para aumentar o espaço na altura dos ombros, além de dois bancos na traseira. Esta posição de dirigir centralizada responde às exigências internacionais e permite que o carro seja adaptado indiferentemente aos países com direção à direita ou à esquerda.

 “A Renault teve um crescimento nunca visto antes na Índia em pouco menos de três anos e tudo indica que o mercado continuará a desempenhar um papel importante na estratégia de crescimento internacional da empresa nos próximos anos”, declarou o diretor Geral da Renault Índia, Sumit Sawhney.  “A revelação do KWID CONCEPT na Índia – pela primeira vez fora da Europa –, assim como seu design que atende aos desejos dos jovens consumidores daquele mercado, ilustra nosso profundo compromisso com o país”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário