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quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Chrysler: Jeep Grand Cherokee fica ainda melhor



O modelo da Chrysler mescla economia, autonomia e mecânica moderna e eficiente


Luís Alberto Caju

  Com mais de 250 premiações desde seu lançamento, em 1992, o veículo que definiu o padrão para os utilitários-esportivos premium ficou ainda melhor. Campeão de vendas da Jeep® no mundo, o Grand Cherokee de quarta geração passou por uma ampla renovação estética e mecânica, onde se destacam o novo câmbio automático de oito marchas, o redesenho dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro e a modernização do interior, com novos sistemas multimídia de entretenimento e informação (incluindo navegação GPS) e volante com mais funções, como as aletas que possibilitam trocas sequenciais de marchas.

 O Jeep Grand Cherokee 2014 entrega uma combinação sem precedentes em sua categoria, com economia de combustível e enorme autonomia, mecânica moderna e eficiente, lendária capacidade off-road, acabamento refinado, comportamento dinâmico exemplar e muitos recursos de segurança e tecnologia. “Com o novo Grand Cherokee, nós partimos do mais elogiado SUV e o elevamos a um nível ainda mais alto”, disse o presidente mundial da marca Jeep, Mike Manley.. “Os compradores vão perceber que o Grand Cherokee proporciona ainda mais prazer ao dirigir, em todos os tipos de estrada e nas trilhas mais exigentes.”

 Para 2014, a nova transmissão de oito velocidades é a maior novidade, levando o motor Pentastar 3.6 V6 a atingir mais de 12 km/l em rodovia e superar os 1.100 km de autonomia. A tradicional aptidão fora de estrada da Jeep é garantida pela tração 4x4 full-time Quadra-Trac II® e pelo sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain™.

 A frente reformulada, com novos faróis de duplo xenônio, exibe estilo ainda mais elegante que antes e lanternas de LEDs, recurso também empregado na traseira, inteiramente redesenhada. O refinamento interno se mostra no revestimento de couro, no acabamento de madeira de poro aberto e nas novas combinações de cores.

 Em relação à segurança, a lista cresceu e passa de 50 itens, incluindo assistente de saída em subida, controle de estabilidade (ESC), auxílio de frenagem, controle de oscilação de reboque, Front Park Assist e Selec-Speed. A tecnologia a bordo também se apresenta no novo sistema multimídia Uconnect, com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, além do quadro de instrumentos configurável, com display de LCD TFT de 7 polegadas.

 Fabricado em Detroit, nos Estados Unidos, o Jeep Grand Cherokee 2014 está disponível nas 42 concessionárias do Chrysler Group do Brasil nas versões Laredo e Limited, cujos preços sugeridos para o lançamento são de R$ 185.900 e R$ 214.900, respectivamente.

                                                                          Mais eficiente
  O novo câmbio, com três marchas a mais do que antes, tornou o Jeep Grand Cherokee mais eficiente em termos de desempenho, economia e controle de emissões. Além da economia de gasolina, a nova e robusta transmissão proporciona acelerações e retomadas mais rápidas e trocas de marchas mais suaves, quase imperceptíveis, elevando a maciez do rodar a níveis dignos de sedãs de luxo.

 As trocas de marchas podem ser feitas manualmente, por meio das aletas atrás do novo volante, proporcionando mais controle ao motorista. Isso ocorre não só em condução esportiva no asfalto, mas também fora dele, graças com o controle Selec-Speed, que determina uma velocidade máxima para cada marcha durante o uso do recurso Hill Descent Control (controle de descida de ladeira).

                                                                     Pentastar
 Tricampeão seguido na lista dos 10 melhores motores organizada pela revista Ward’s, dos EUA, o motor Pentastar 3.6 V6 estreou exatamente no modelo 2011 do Jeep Grand Cherokee, que marcou o lançamento da quarta geração do SUV. Feito de alumínio, com dois comandos de válvulas variáveis no cabeçote, o propulsor desenvolve 286 cv de potência e 35,4 mkgf de torque.

 Combinado ao novo câmbio de oito marchas, o Grand Cherokee agora pode rebocar até 2.812 kg, 24% a mais do que anteriormente. Esse “casamento” permite consumo de 7 km/l de gasolina na cidade e 12 km/l em uso rodoviário.A autonomia é de impressionantes 1.135 km.

                                                                       Eco Mode
 Outro fator que contribuiu para a redução no consumo do Grand Cherokee 2014 é o recurso Eco Mode, que prioriza sempre a marcha mais alta possível, para reduzir a rotação do motor. O acelerador também tem sua calibração alterada, ficando menos esportivo, e até a rotação de marcha lenta é reduzida. O Eco Mode é ativado automaticamente ao ligar o veículo. Para desligar o recurso, quando se precisa do máximo desempenho, há um botão no centro do painel.

                                                                       Lendária capacidade
 Como antes, o novo Grand Cherokee conta com a tração full-time 4WD Quadra-Trac II e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, que garantem a típica aptidão fora de estrada da Jeep. A caixa de transferência de duas velocidades Quadra-Trac II se baseia nos dados de vários sensores para determinar falta de aderência de alguma roda o mais cedo possível, e corrige a situação. O sistema também detecta movimento rápido no acelerador numa arrancada e maximiza a tração antes do pneu patinar. Quando uma roda escorrega, até 100% do torque disponível pode ser transferido para o eixo com mais tração.

                                                                        Selec-Terrain
O eficiente sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, permite ao motorista escolher a configuração ideal para obter o melhor desempenho em um determinado tipo de piso. O recurso coordena eletronicamente várias partes do carro, como motor, câmbio e freios, por meio de interações com acelerador eletrônico, mudanças de marcha, caixa de transferência, Hill Descent Control e Selec-Speed.

O Selec-Terrain foi melhorado para 2014 e oferece cinco possibilidades de uso. As opções Sand e Mud, que formavam antes um modo combinado, agora estão separadas.

• Sand (areia): o controle de tração opera com respostas mais sensíveis ao patinamento das rodas, ajustando a distribuição do torque, que deve ser a mais imediata possível.

• Mud (lama): para melhorar a performance na lama, o controle de tração atua com precisão para despejar o maior torque possível nesse terreno muito escorregadio.

• Auto: o sistema se adapta automaticamente a qualquer condição no asfalto ou fora dele
• Snow (neve): a tração do veículo é adaptada para oferecer o melhor rendimento em piso coberto por neve

• Rock (pedra): a caixa de transferência, os diferenciais e o acelerador são coordenados para oferecer o máximo controle em baixa velocidade. Este modo só é ativado com a tração reduzida (4WD Low).

 O modo Sport, antes localizado no botão do Selec-Terrain, agora é acionado na alavanca do câmbio, e proporciona uma dirigibilidade mais divertida, fazendo a transmissão demorar mais para subir as marchas, entre outras características.

 Revisto, o controle Selec-Speed, com os controles de subida e descida (HDC) permite aos motoristas controlar a velocidade do Grand Cherokee em inclinações muito fortes, por meio apenas das aletas do câmbio, atrás do volante – sem usar os pedais de acelerador e freio.





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