Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Renault: Montadora vai abrir fábrica na China




Na China, em sociedade com a empresa Dongfeng, a Renault produzirá 150 mil veículos por ano a partir de 2016

Luís Alberto Caju

  A fábrica de Wuhan terá capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, os primeiros veículos serão comercializados em 2016. Serão investidos 7,76 bilhões de yuanes (870 milhões de euros) no projeto. Carlos Ghosn, CEO da Renault,  Carlos Ghosn e o CEO da Dongfeng Motor,  Xu Ping, assinaram a criação da empresa Dongfeng Renault Automotive Company (DRAC), joint venture dedicada à produção de veículos na China. O projeto recebeu aprovação da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) em 2 de dezembro de 2013.

Com participação acionária dividida igualmente (50/50) entre os parceiros, a nova empresa se beneficiará de um investimento total de 7,76 bilhões de yuanes (870 milhões de euros). Segundo os termos do acordo assinado entre a Dongfeng e a Renault, a futura fábrica começará a produzir a partir de 2016. Sua capacidade será de 150 mil veículos por ano na primeira fase, devendo dobrar em seguida. A unidade será localizada em Wuhan, capital da província de Hubei, cobrindo uma área de 95 hectares. O projeto industrial criará 2 mil empregos diretos.

 Cada um dos parceiros aportará suas competências e know-how para o sucesso da cooperação, graças a inúmeras sinergias tanto em P&D como em matéria de inovação ou design. Em um primeiro momento, o planejamento de produto da Drac prevê uma nova gama de crossovers. Posteriormente, a joint venture lançará uma gama de veículos sob uma marca local. A comercialização dos primeiros veículos está prevista para 2016.

 Presente no mercado chinês de veículos importados, a Renault acelera sua presença na China através da produção local, com oportunidades significativas de crescimento no primeiro mercado automobilístico mundial.

 Em 2013, a Renault reforçou sua presença no mercado de veículos importados da China, com mais de 30 mil unidades vendidas, principalmente graças ao sucesso do Koleos e à comercialização de uma gama de sedans que vai do Fluence ao Talisman. O grupo está expandindo sua rede de concessionárias, que deverá passar de 92 pontos de venda em 2013 para 120 em 2016.

 “O lançamento do projeto Dongfeng-Renault marca o início de uma extensa cooperação entre a Dongfeng e a Aliança Renault-Nissan”, declarou Xu Ping, CEO da Dongfeng Motor. 

“Trata-se de uma iniciativa ambiciosa e criativa, com um modelo de negócio adaptado às grandes tendências da globalização. É uma grande etapa rumo ao desenvolvimento da Dongfeng Motor, no âmbito de um processo de abertura. Acreditamos que a Dongfeng-Renault oferecerá produtos fantásticos ao mercado chinês, sempre com foco na satisfação do cliente. A Dongfeng-Renault será um grande sucesso.”

 “A Dongfeng e a Renault trabalharam de forma estreita para garantir o futuro sucesso da DRAC”, destacou Carlos Ghosn, CEO da Renault. “Nossa parceria é focada em uma estratégia de longo prazo. O desafio é grande e estamos prontos para enfrentá-lo”.

                                                          Dongfeng
 A Dongfeng Motor Corporation (DFM) é uma das principais estatais que operam sob a supervisão direta do Conselho de Estado chinês para a administração e supervisão dos ativos do Estado. A empresa é um dos três gigantes do setor automotivo na China. Ao final de 2012, o total de ativos da DFM chegou a 228,4 bilhões de yuanes e 160.000 colaboradores.

 Ela vendeu mais de 3 milhões de veículos em 2012, obtendo um faturamento de 389,4 bilhões de yuanes. Ocupando a 146ª posição no ranking Fortune Global 500, 18ª entre as 500 maiores empresas chinesas e quarta no ranking das 500 maiores indústrias da China, a Dongfeng vendeu 2,8 milhões de veículos desde o início do ano (acumulado ao final de outubro de 2013), o que corresponde a um crescimento de 11%, consolidando sua posição de número dois na China.

A montadora se beneficia de grande notoriedade no mercado automobilístico chinês. O grupo chegou à 10ª posição no ranking das marcas que obtiveram maior crescimento na China e faz parte das 500 marcas mais célebres em todo o mundo. 

Em seu 12º plano quinquenal, a Dongfeng vai implementar seu objetivo estratégico baseado no slogan “Be strong, be best, become the strongest in the nation and a world-class car manufacturer” (“Ser forte, ser a melhor, tornar-se a mais poderosa na nação e uma montadora de automóveis de classe mundial”). O slogan “Be strong, be best” é a prioridade da Dongfeng, e a inovação, desenvolvimento, abertura e uma maior cooperação são valores importantes para o grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário