Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Maserati: Modelo Gran Turismo é máquina de alta velocidade


Máquina de alta velocidade: de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos


Luís Alberto Caju

 O Maserati Gran Turismo MC Stradale é para os amantes da velocidade. Com 450 CV de potência e motor V8 4.7 litros e torque de 510Nm, esse modelo de competição faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, chegando a velocidade máxima de 301 km/h.

 O segredo de tudo é que ele foi baseado num carro de corrida, além de apresentar redução de 110 kg em relação ao Gran Turismo S. O melhor equilíbrio e menos desgaste de pneus são garantidos com 1.770 kg e distribuição de 48:5 e 51;5.

 Essa máquina de alta velocidade usa eletrônica avançada para reduzir o tempo de troca de marchas (extremamente rápido). É a primeira Maserati a contar com um modo Race. Há, também, os modos Auto e Sport no painel de controle. A configuração produz mais pressão aerodinâmica sem aumentar o coeficiente de arrasto aerodinâmico. Também gera mais potência sem aumentar o consumo de combustível, sacrificar o conforto e a qualidade de direção.

 Com a remoção dos bancos traseiros, é a primeira Maserati de dois lugares desde a MC12. Os freios são os novos Brembo de carbo/cerâmica, garantindo melhor eficiência. Os pneus são personalizados e desenvolvidos pela Pirelli, a suspensão tem um desenho exclusivo e os bancos são de fibra de carbono.

                                                               Posicionamento
 A inspiração para o modelo GranTurismo MC Stradale veio do Gran Turismo e GranTurismo S. Os clientes procuravam um carro que proporcionasse a sensação de  pilotar um carro de corrida GT4. E este modelo na estrada é tão confortável quanto os outros da linha.  

 Esta dupla personalidade (carro de corrida e de rua) encorajou a Maserati a criar um carro que, com o toque de um botão, o escapamento fica mais alto e é acionado o MSP – Maserati Stability Program. No entanto, também foi projetado para que seja fácil de conduzir e confortável. A longa distância entre eixos melhora a dirigibilidade e estabilidade do MC Stradale.

 Assim como seus antecessores, o GranTurismo MC Stradale é copia fiel da sua versão de corrida. É um design único e baseado em torno das exigências das pistas. O carro tem um desenho todo especial nos para-choques (traseiro e dianteiro), capô e painéis de proteção frontal.

                                                              Redução de peso
 O que mais ajudou na redução do peso foi a remoção dos bancos traseiros, deixando a MC Stradale ainda mais superesportiva. O trabalho dos engenheiros equilibrando o peso no carro foi essencial para o sucesso. Os bancos dianteiros de fibra de carbono ajudaram muito na redução do peso.  Os novos freios, de carbocerâmica também colaboraram com a diminuição de peso no carro.

                                                             Modos de transmissão
 O GranTurismo MC Stradale possui três tipos de transmissão: Automática, Sports e Race. O pedal do acelerador é mais sensível em todos os modos de pilotagem, e no modo Race, o nível de intensidade é maior. O modo Race, com apenas um apertar no botão, maximiza o seu desempenho em todos os parâmetros.

 No modo Sports, o câmbio fica atrás do volante, em sistema de borboleta, de fácil alcance não importando o ângulo de viragem. Em plena aceleração, é capaz de trocar de marchas em 0.001s e ainda, acima de 4000rpm, uma válvula do escape é aberta para um ronco mais intenso e forte.

                                                            Motor
O GranTurismo MC Stradale é dotado de motor de 450 CV com torque de 510Nm. O resultado desta combinação é um motor mais potente e eficiente e com emissões menores.

                                                            Frenagem
 A upgrade da aerodinâmica do GranTurismo MC Stradale envolve cada um dos freios com peças de sistema de arrefecimento e dutos para direcionar o ar direto para o disco de freio. Na frente do carro existe um sistema que gera um fluxo de ar suave que extrai o ar quente do sistema de freios.

                                                           Suspensão
 A suspensão foi desenhada para melhorar o desempenho do carro sem perder a habilidade e o conforto do dia a dia. Para alcançar este objetivo, os engenheiros da Maserati endureceram em 8% as molas dianteira e traseira e usaram um sistema de amortecimento com ajuste de desempenho.

 O carro também ficou mais baixo. A sua altura foi reduzida em 10 mm na frente e 12mm na traseira. As barras estabilizadoras aumentaram no seu diâmetro: a dianteira passa a ter 25mm e a traseira 23mm.

                                                               Pneus
 Os pneus foram desenvolvidos exclusivamente para o GranTurismo MC Stradale pela Pirelli, fabricante italiana que fornece e desenvolve os compostos do Trofeo Maserati. Para oferecer maior aderência, tanto na estrada como na pista, o PZero Corsa é ligeiramente maior que os pneus da série GranTurismo. Os modelos são 255/35 ZR20 (dianteiros) e 295/35 ZR20 (traseiros).    

                                                             Interior  
 A combinação nos estofados, bancos no estilo de corrida, pele tipo Alcântara e um painel de instrumentos redesenhado são os destaques do carro. Os bancos foram projetados para alta performance, oferecendo conforto e segurança para qualquer tipo de pilotagem.

                                                             Ficha Técnica

Carroceria: Cupê duas portas
Bancos: Dois bancos esportivos
Layout: motor dianteiro central com tração traseira

Motor: 47 Litros, V8
Potência máxima: 450hp – 7100rpm
Torque máximo:  510Nm – 4750rpm

Peso: 1770 kg
0 a 100 km/h: 4.6 segundos
Velocidade máxima: 301 km/hora
Comprimento: 4933mm

Motor
Cilindradas: 4691cc
Diâmetro x Cursor: 94mm x 84.5mm
Taxa de compressão: 11:1

Câmbio
Tipo: Caixa de câmbio manual com acionamento elétrico de seis marchas
Modos de transmissão: Automático, Esportivo e Race
Tempo mínimo de troca de marchas: 0s006s (modo competição)
Sistema: borboletas

Peso
Peso: 1770 kg
Distribuição de peso: 48:5 por 51:5

Suspensão
Layout: Duplos triângulos, molas helicoidais e amortecedores da taxa fixa
Barra estabilizadora (dianteira): 25mm
Barra estabilizadora (traseira): 23mm

Pneus
Modelo: Pirelli PZero Corsa - Dianteiros: 255/35 ZR20 - Traseiros: 295/35 ZR20

Freios
Discos: Ventilados, carbo/cerâmica – 380mm x 34mm (Dianteiro) 360mm x 32mm (traseiro)
Pinças dianteiras: Seis pistões. Monobloco, pinça fixa


Nenhum comentário:

Postar um comentário