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segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nissan: Altima é outro grande modelo de sedã para quem gosta de muito luxo

Sedã da Nissan para o público que gosta de muito luxo e status
O Nissan Altima tem assento "gravidade zero" para reduzir fadiga nos ocupantes


Luís Alberto Caju

 A Nissan, atenta aos consumidores de sedãs grandes, que buscam requinte, sofisticação, desempenho, conforto, tecnologia e status, vai lançar a partir da terceira semana de novembro, o Nissan Altima, quando passará a disputar o segmento de sedãs grandes no mercado interno. O produto que vai marcar esse novo passo da empresa no país é a quinta geração do Altima.
 Um carro global - vendido em vários países da Ásia, Oceania, Oriente Médio e Américas do Norte, Central e do Sul - e que é o modelo mais vendido da Nissan nos Estados Unidos, segundo maior mercado de automóveis do mundo. Com preço sugerido de R$ 99.800, o novo Nissan Altima é produzido na fábrica de Smyrna, Tennesse, nos Estados Unidos, com o padrão de qualidade japonês da Nissan. O modelo reúne os equipamentos e as soluções mais modernas da empresa, que tornarão a vida a bordo mais confortável, tecnológica e segura.
 Totalmente reformulado, em sua quinta geração, o Altima é equipado com o motor QR25DE de 2.5 litros e quatro cilindros, que desenvolve 182 cavalos, e traz de série a última geração do inovador câmbio XTRONIC CVT®; suspensão traseira multilink normalmente utilizada em modelos de segmentos superiores; o inovador assento "gravidade zero", inspirado em estudos da agência espacial norte-americana (Nasa) para reduzir a fadiga dos ocupantes, e o Safety Shield, sistema que reúne diversos equipamentos em um só para tornar o Altima um dos automóveis mais seguros do segmento.
  Entre eles, o Blind Spot Warning (Monitoramento de pontos cegos), oLane Departure Warning (Monitoramento de mudança de faixa) e o Moving Object Detection (detetor de objetos em movimento), além da câmera de ré que, no Altima, possui a opção de visão expandida.
 "O desenvolvimento dessa quinta geração do Altima previa que ela fosse a melhor construída até então. Tinha de oferecer requinte, sofisticação e avançados sistemas de segurança disponíveis somente em veículos de segmentos superiores. E a Nissan foi muito feliz no resultado. Os consumidores brasileiros agora terão uma amostra do que a marca oferece de melhor no mundo em tecnologia e uma opção diferenciada no segmento", afirmou o diretor de marketing da Nissan do Brasil, Murilo Moreno.
                                                          SEGURANÇA E TECNOLOGIA
 O novo Nissan Altima é um veículo que oferece segurança acima do padrão do segmento. Para atingir esse patamar, a engenharia incorporou ao modelo três novos sistemas, geralmente reservados a modelos de segmentos superiores. Isso foi possível com a atualização do Rear View Monitor, equipamento que oferece visão expandida do que está ao redor por meio de uma pequena câmera instalada na região da placa do veículo. Assim foi possível utilizar sistemas modernos como o Blind Spot Warning (BSW), o Lane Departure Warning (LDW) e o Moving Object Detection(MOD), dispensando o emprego de diversos sensores pelo carro. Bom exemplo de como a Nissan pensa diferente, de forma inteligente, para trazer inovação para mais e mais consumidores.
Pequena câmara possibilita o motorista ver o que acontece ao redor do automóvel
 Lane Departure Warning (LDW ou monitoramento de mudança de faixa) usa a câmera para monitorar constantemente as faixas de rolamento do pavimento. Se o Altima sai involuntariamente da faixa de rolamento da via sem a seta estar acionada, a 60 km/h ou mais, um aviso sonoro chama a atenção do condutor em conjunto com um alerta no quadro de instrumentos, que piscará continuamente. Caso deseje, o motorista pode desligar temporariamente o recurso por meio do botão localizado no painel, à esquerda do volante, ou totalmente, na configuração acessada pelo computador de bordo.
 No caso de algo se mover atrás do carro enquanto ele está dando marcha ré, oMoving Object Detection (MOD ou detector de objetos em movimento) alerta por meio de um sinal sonoro ao motorista. Novidade no Altima, o Blind Spot Warning (BSW ou monitoramento de ponto cego) emite um aviso luminoso no espelho retrovisor quando outro veículo está em uma área de ponto cego. Se a luz de direção estiver acionada, esse alerta vem junto com um aviso sonoro para reforçar a proximidade.
 A notificação do BSW também é mostrada na tela do Drive-Assist, avançado sistema intuitivo localizado no painel de instrumentos. O sistema Drive-Assist concentra, no painel do Altima, as informações mais importantes para sua conveniência, apresentadas através de um intuitivo design em 3D com mostrador de inclinação projetado para melhorar a visualização.
 Localizado entre o odômetro e o velocímetro, o display colorido de quatro polegadas do Drive-Assist é mais próximo e fácil de visualizar que os monitores tradicionais centrais. É personalizável e ajustável pelos botões no volante. Ali estão informações do sistema de áudio, consumo instantâneo, computador de bordo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e dados do GPS. No total, são nove informações diferentes, sendo que seis delas podem aparecer ou não no display, de acordo com a seleção feita pelo condutor. O avançado sistema também está integrado aos recursos de segurança do Safety Shield.
 O TPMS com o sistema "easy-fill" emite um aviso da pressão dos pneus para o condutor quando um deles está com a pressão abaixo do recomendado pela fábrica. Ao parar em um posto de gasolina e iniciar a calibração, o motorista receberá a confirmação de que os pneus estão no nível adequado com um toque de buzina. Caso a pressão colocada ultrapasse a recomendada, serão emitidos três toques de buzina e as luzes do carro piscarão. O Drive-Assist mostrará na tela a pressão de cada um deles. 
 Para frenagens seguras, o Nissan Altima traz de série freios a discos nas quatro rodas com sistema antitravamento ABS, que trabalha em conjunto com o controle eletrônico de frenagem (EBD) e a assistência de frenagem (BA)
 O novo Nissan Altima conta ainda com um botão no interior do porta-luvas que permite trancar a tampa do porta-malas quando o carro é deixado com manobristas. O acesso ao compartimento é barrado inclusive na área do banco traseiro rebatível. Segurança para deixar objetos pessoais sem preocupação.
                                                               CARROCERIA E DESIGN
 Criado pelo estúdio de design da Nissan de San Diego, na Califórnia, o desenho da carroceria foi pensado para reafirmar o posicionamento superior do Altima. A aerodinâmica recebeu atenção especial com o objetivo de colaborar na redução do consumo de combustível. Por isso, o desenvolvimento do novo Altima,  produzido na plataforma D (utilizada também pelo crossover Murano e pela nova geração do utilitário esportivo Pathfinder), é considerado um grande passo da Nissan na criação de uma nova referência no segmento.
Amplo espaço e conforto são outros destaques do sedã da Nissan
 Suas linhas inspiradas mudaram, mas mantiveram a personalidade do principal modelo da Nissan no mercado norteamericano. O design é novo, moderno, mas claramente se percebe que é o campeão de vendas da marca japonesa. A grade larga caracteriza a identidade atual da Nissan, que inspirou também o Novo Sentra, aliada ao parachoque encorpado e que abriga os faróis de neblina. Os vincos nas laterais são fortes, com uma linha de cintura marcada que sai dos faróis e vai até o fim da tampa do porta-malas. As lanternas, assim como os faróis, têm desenhos que lembram setas.  
 Mantendo as mesmas dimensões básicas da geração anterior - ele mede 4,86 m de comprimento e 1,83 de largura -, o Altima tem, logo abaixo do capô, barra antitorção, como as utilizadas em veículos esportivos. Na traseira, a suspensão é multilink, totalmente redesenhada e com um novo sistema de buchas, que levaram o comportamento dinâmico do Altima a um novo patamar. Além disso, o modelo conta com maior quantidade de aço avançado de alta resistência Advanced High Tensile Strength Steel (AHTSS), tecnologia patenteada pela Nissan que ajuda a reduzir o peso total ao mesmo tempo em que aumenta a rigidez da estrutura.
 O AHTSS é um aço avançado ultra resistente de até 1,2 GPa (Gigapascal - unidade padrão de medição da resistência à tensão), com alta capacidade de moldagem. Foi desenvolvido pela Nissan em parceria com a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation e a Kobe Steel, Ltd., e traz como principais diferenciais o alto índice de elasticidade e maiores resistência e maleabilidade. Esses atributos permitem que ele seja utilizado na produção de componentes com formatos complexos, algo difícil de ser realizado até então, principal motivo para sua criação. Seu desenvolvimento é parte do plano ambiental "Nissan Green Program 2016", que visa a redução, até o final do ano-fiscal 2016 (em março de 2017), de até 35% nos níveis de consumo de combustível de seus modelos em relação aos valores de 2005.
 Como a qualidade se sente também pelo silêncio, a Nissan teve a preocupação de tornar ainda mais silencioso o interior do novo Altima. Os passageiros notarão o excelente isolamento acústico. Ele é obtido por meio de intervenções em diferentes pontos: carroceria mais rígida, design dos retrovisores e das colunas, funcionamento mais suave do motor, do escape e do sistema de aquecimento, ar-condicionado e ventilação. A ideia da Nissan foi primeiro "selar" a carroceria para interceptar os ruídos e, em seguida, absorvê-los com um significativo aumento na quantidade de materiais fonoabsorventes no teto, painel dianteiro e tapetes. Assim criam-se melhores condições acústicas para se desfrutar de uma boa conversa e do sistema de áudio.
 O novo design do Nissan Altima permitiu ainda a redução do coeficiente de arrasto (Cx) em 5%, trazendo-o para 0,307. Esta evolução foi obtida com a suavização do fluxo de ar na carroceria e com a adição de seis defletores e dois painéis inferiores grandes.
                                                             MOTOR E CÂMBIO
 Com o objetivo de obter no novo Altima um dos melhores consumos de combustível da categoria, a Nissan aperfeiçoou o motor QR25DE, propulsor utilizado também no X-Trail, Rogue e na picape Frontier vendida no mercado norteamericano. Ele está cinco quilos mais leve e com sete cavalos a mais que a versão anterior, desenvolvendo 182 cavalos a 6 mil rpm e entregando torque de 24,78 kgfm a 4 mil rpm. Entre as melhorias nessa versão estão o acréscimo de comando variável de válvulas na admissão e no escape e um novo coletor de admissão com geometria variável, que abre as válvulas em rotações maiores para ajudar a manter a curva de torque mais plana. Além disso, o propulsor recebeu uma tampa de alumínio no coletor de escape (antes era de aço), um motor de arranque mais eficiente e as cabeças dos cilindros estão com as paredes mais finas.
O motor desenvolve 182 CV a 6 mil rpm; está cinco quilos mais leve do que a versão anterior
 Esse motor trabalha em conjunto com a última geração do câmbio XTRONIC CVT®, transmissão continuamente variável na qual a Nissan é líder mundial com mais de nove milhões de unidades vendidas nos últimos 20 anos. A nova transmissão CVT® combina respostas de aceleração imediatas com eficiência no consumo. E com a vantagem de ter menos fricção e contato com outras partes do veículo. Sempre funcionando na marcha ideal, seja em ultrapassagens, conversões ou mudanças de faixa.
 O novo Altima foi um dos primeiros modelos da Nissan a utilizar essa última geração do CVT®, que está mais compacta, eficiente e silenciosa. Esse câmbio representa importante passo no objetivo da Nissan de melhorar a eficiência de consumo e o desempenho de seus veículos. No caso do Altima 2.5, a Nissan obteve redução de 15% no consumo em comparação à geração anterior.
 Avaliado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, por exemplo, o sedã grande da Nissan recebeu nota "A" na categoria e também o selo "Conpet" de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Nos Estados Unidos, o Altima foi certificado este ano como o "modelo mais eficiente em consumo de combustível do seu segmento" pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).
 Com cerca de 60% ​​dos componentes novos, o novo CVT® está 13% mais leve e produzindo 40% menos atritos em comparação com a geração anterior. A menor fricção das peças é decorrente também da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, do uso de óleo de baixa viscosidade especialmente formulado para o câmbio e da redução de perdas do lubrificante e de pressão.
 O novo CVT® teve a relação de transmissão expandida, com uma "primeira marcha" mais curta e uma última mais alongada. A nova lógica de controle e da relação de marchas ajudou a torná-lo mais silencioso e a reduzir o consumo de combustível, além de melhorar a dirigibilidade e a capacidade de resposta. Assim, durante a condução, a relação mais longa reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro na estrada para se obter um rodar mais silencioso e menor nível de vibrações na comparação com as transmissões automáticas tradicionais.
 Com a adoção do Adaptive Control Shift (ACS), sistema que se adequa ao estilo de cada motorista e pavimento, a nova geração do XTRONIC CVT® melhorou suas respostas em saídas e baixas velocidades, além de manter a rotação do motor reduzida durante conduções em altas velocidades, o que minimiza ruídos e consumo. O ACS reconhece a velocidade, como cada motorista acelera e suas escolhas na condução. Com base nisso, seleciona a relação ideal para as condições específicas e intenções do motorista. Oferece também uma sensação mais direta da aceleração por meio da coordenação da rotação do motor com a velocidade do veículo assim que a aceleração aumenta.
 O avançado projeto do novo XTRONIC CVT® eleva o padrão da categoria mais uma vez, proporcionando uma experiência de condução superior e aceleração gratificante, que evoca a sensação de um sedã de classe superior.

 A nova lógica inteligente do CVT® também inclui a função que mantém a relação de transmissão se o pedal do acelerador é liberado momentaneamente e, rapidamente, é acionado em seguida, como ao parar para entrar em uma avenida movimentada, pois o câmbio já está em relações mais baixas. Com o modo pré-programado de fábricaSport, as relações do câmbio são encurtadas e o módulo simula a "troca de marcha" para ampliar a esportividade.

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