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terça-feira, 19 de novembro de 2013

Jaguar: Após 50 anos marca lança o esportivo F-TYPE no Brasil





 
0 editor deste blog, o jornalista Luís Alberto Caju, ao lado do Jaguar F/TYPE

A obra de arte da Jaguar na linha de produção




Luís Alberto Caju

 Chega ao Brasil, após 50 anos, o novo esportivo da Jaguar. O F-TYPE é um automóvel ultrapreciso, potente e faz o motorista sentir-se vivo. De acordo com o diretor global da Marca, Adrian Hallmark, o novo esportivo de dois lugares, da montadora  britânica de carros de luxo, representa o retorno da essência neste tipo de veículo: um conversível esportivo focado em proporcionar desempenho, agilidade e prazer a quem o dirige. “O modelo é a continuação da família esportiva da Jaguar, com mais de 75 anos de tradição incluindo alguns dos veículos mais belos, apaixonantes e atraentes já produzidos na história da indústria automobilística mundial”, disse.

  Produzido com a mais avançada arquitetura em alumínio rígido, o Jaguar F-TYPE é um esportivo focado no alto desempenho. Sua estrutura leve inteiramente produzida em alumínio, com distribuição de peso ideal, sua tração traseira e seus motores potentes oferecem extremo prazer de condução.

 O modelo, que acaba de chegar ao mercado brasileiro, é comercializado em três diferentes versões: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE V8 S, que se diferenciam pela potência dos seus motores Supercharged a gasolina.

 Um novo motor V6 de 3,0 litros encontra-se disponível com 340 CV para o F-TYPE e com 380 CV no F-TYPE S. Ambos dispõem da mesma facilidade de aumento de rotação, com uma predisposição que encoraja os condutores a explorar tudo o que o veículo oferece.

 Os modelos V6 juntam-se a um membro recente da família de motores Jaguar V8. Com uma potência máxima de 495 cv e 625 Nm o modelo F-TYPE V8 S, ele tem uma relação de peso/torque excepcional de 375 Nm/tonelada, acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h. O F-TYPE S (V6 de 380 cv) acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 275 km/h.

 Por sua vez, o F-TYPE (V6 de 340 cv) acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 260 km/h. A transmissão automática Quickshift de oito velocidades que equipa todas as versões do modelo dispõe de relações próximas para um comportamento esportivo, proporcionando maior controle e prazer no momento da condução. O modelo com motor V6 S inclui também uma função de Controle de Largada (Dynamic Launch), que otimiza a aceleração no momento da largada.

                                                                Design
  Os veículos Jaguar sempre se distinguiram pela sua simplicidade fluida e musculosa, e o F-TYPE não é exceção, com formas definidas por duas linhas que moldam as aletas dianteiras e traseiras.

  Inspirado no C-X16 Concept apresentado em 2011, a dianteira do F-TYPE proporciona uma interpretação nova e arrojada, da qual sai o poderoso capô tipo concha com a sua elevação distinta e proeminente. Uma das linhas começa na frente, dissecando as grades em forma de guelra de tubarão nos extremos da grade antes de conduzir o olhar para a parte superior da aleta dianteira. 

 Estas são realçadas pelos faróis bi-xenon e as luzes diurnas em LEDs integradas, continuando pelas portas e traseira do veículo, onde desaparecem com elegância.
 Os faróis traseiros em LEDs criam um novo estilo de esportivo Jaguar, ao reinterpretar as linhas clássicas do passado, realçando, simultaneamente, a sua presença em estrada poderosa e o potencial esportivo da tração traseira ao envolver os extremos das abas dos para-lamas traseiros.

 A ênfase no envolvimento do condutor e as prestações esportivas do F-TYPE são reforçadas pelo design assimétrico de dois lugares da cabine. Prova disso é a maçaneta que se estende até abaixo do console central ao lado do passageiro. A utilização de materiais diferentes em ambos os lados do habitáculo proporciona uma diferenciação adicional, com um acabamento mais técnico no lado do condutor.
Interior do Jaguar F/TYPE que tem transmissão de 8 velocidades

 Inspirados nos cockpits dos aviões de combate, os controles foram ergonomicamente concebidos de acordo com a sua função. O seletor de velocidades SportShift, que controla a transmisão de oito velocidades também foi inspirado na aeronáutica. As grades de ventilação na parte superior do painel apenas são acionadas quando o condutor necessitar ou por meio de sofisticados cálculos de controle do próprio sistema de climatização, permanecendo discretamente ocultados em qualquer outra circunstância.

 “Com o F-TYPE, a equipe de engenharia da Jaguar concentrou-se em proporcionar o maior prazer de condução esportiva. Para tornar isso realidade, todos os engenheiros tiveram objetivos muito difíceis de atingir, e todos eles foram cumpridos e, em muitos casos, ultrapassados, fazendo com que o F-TYPE seja um veículo que proporciona precisamente os principais atributos esportivos que pretendemos”, ressaltou o diretor de Produção da Jaguar, Ian Hoban.

                                                                  Estrutura
 A experiência da Jaguar em estruturas de alumínio para veículos foi essencial para tornar o F-TYPE um veículo tão especial. Como pioneiros na utilização do alumínio na produção de veículos, os engenheiros da Jaguar puderam aplicar mais de uma década de experiência neste tipo de projeto para conseguir o duplo objetivo estabelecido para o F-TYPE: peso reduzido e uma carroceria extremamente rígida.

 A chave para o sucesso do projeto foi o desenvolvimento da tecnologia de liga leve da Jaguar para proporcionar maior rigidez estrutural e, simultaneamente, reduzir o peso. AC600, uma liga de deformação e ruptura programada, foi aperfeiçoada especificamente para a sua aplicação no F-TYPE, com o objetivo de proporcionar níveis de resistência comparáveis aos da atual plataforma de alta performance do XK ― para o qual foi inicialmente desenvolvida ― permitindo, simultaneamente, uma redução de peso considerável.

 Como resultado, a carroceria monobloco do F-TYPE pesa apenas 261 kg. Esse peso reduzido traduz-se em benefícios óbvios em termos de agilidade de direção, aceleração, frenagem, consumo de combustível e emissões. A concentração do peso entre os dois eixos, reduzindo ao mínimo as projeções dianteiras e traseiras, proporciona também uma estabilidade natural ao veículo, que transmite ainda mais confiança ao condutor. O posto de comando do F-TYPE foi posicionado 20 mm abaixo do premiado XKR-S, baixando o centro de gravidade e permitindo ao condutor sentir-se em harmonia com o veículo.

 O alumínio constitui uma parte substancial do compromisso da Jaguar com a sustentabilidade e mais de metade do material utilizado no veículo tem origem em metal reciclado. Em complemento, a estrutura do F-TYPE é única no seu gênero e foi soldada por meio de um processo de produção que emite até 80 por cento menos CO2 em comparação com os processos de solda para a produção de uma estrutura em aço. A Jaguar está também comprometida em aumentar a cadeia de reciclagem aos seus fornecedores, assegurando que todas as sobras de metal do processo de produção sejam reutilizadas.

O Jaguar F/TYPE atinge 260 km/h, potência do motor é de 380 CV

                                                                 Desempenho
 O F-TYPE é o veículo perfeito para demonstrar a próxima geração de motores Jaguar Supercharged a gasolina, que combinam valores de potência e números específicos muito elevados com aumentos substanciais de eficiência.

 Exclusivamente para o F-TYPE S, foi disponibilizado o novo motor V6 de 3.0 litros Supercharged com 380 cv e 460 Nm. Utilizando como base o premiado V8 de 5.0 litros, agora na sua terceira geração, o motor tem grande rigidez e requinte.

 As cabeças com quatro válvulas por cilindro são produzidas em alumínio reciclado, com as válvulas controladas por um sistema de distribuição de variação dupla independente, ativada pelo números positivo e negativo gerado pelo próprio movimento das válvulas de admissão e escape. Com velocidades de atuação superiores a 150 graus por segundo, o sistema de distribuição otimiza a potência, os números e o consumo e proporciona ao V6 uma capacidade de resposta com um caráter claramente instantâneo e receptivo, para que o condutor possa sempre utilizar toda a potência do motor nos diversos regimes de funcionamento.

 Esta entrega de potência imediata e ininterrupta é possível graças à utilização de injeção direta de gasolina com pulverização direcionada. Este sistema proporciona quantidades precisas de combustível diretamente no centro das câmaras de combustão injetadas a pressões de até 150 bar, criando uma mistura ar-combustível mais homogênea para uma combustão mais limpa e eficiente.

 Para isto, contribuem também as velas, que se encontram precisamente orientadas tanto em relação ao injetor como à câmara de combustão. A relação de compressão também foi aumentada, passando de 9,5:1 no V8 Supercharged para 10,5:1, minimizando os consumos e as emissões de CO2.

 Um compressor tipo Roots Twin Vortex da última geração, montado no interior do motor, é a chave da elevada eficiência e potência específica do 3.0 V6 Supercharged. A utilização do compressor evita perdas de bombagem causadas pelo aumento da pressão de retorno típico dos motores turbo comprimidos de maior cilindrada, melhorando a eficiência e a rapidez de resposta. Mais compacto que o compressor utilizado no V8, um intercooler refrigerado a água reduz também a temperatura do ar de admissão, otimizando a potência e a eficiência.

 O controle da pressão do Supercharged é feito pelo novo software Bosch de gestão do motor, otimizando a eficiência. A aceleração de 80 a 120 km/h em 3,3 segundos do F-TYPE de 340 cv realça as prestações do veículo: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 260 km/h.

 Na sua versão de 380 cv, o 3.0 V6 Supercharged disponibiliza a maior potência específica de sempre num motor Jaguar: 127 cv por litro. O F-TYPE S acelera de 80 a 120 km/h em 3,1 segundos, necessita de 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 275 km/h.

 O F-TYPE topo da gama é o V8 S, impulsionado pela nova versão do motor Jaguar 5.0 V8 Supercharged calibrado para desenvolver 495 cv e 625 Nm de torque. O motor faz o veículo sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h em 4,3 segundos, com 300km/h de velocidade final, limitada eletronicamente. A acelerarção de 80 a 120 km/h se dá em apenas 2,5 segundos.

 “Os nossos motores V6 e V8 Supercharged adaptam-se na perfeição à natureza esportiva do F-TYPE, com valores específicos excepcionais de potência e números. Acoplada a estes motores, a transmissão "Quickshift” de oito velocidades, com relações muito próximas, é a parceira perfeita para disponibilizar a performance de um esportivo”, diz Tim Clark, especialista técnico de Desempenho e Atributos de Dirigibilidade da Jaguar.

                                                                  Escape Ativo
 Os modelos S, tanto o V6 como o V8, encontram-se equipados de série com um sistema de escape ativo. Este sistema eleva o excitante som do F-TYPE a um novo patamar, utilizando um conjunto de válvulas de derivação com controle eletrônico, posicionadas na seção final do sistema de escape, que se abrem sob aceleração intensa para melhorar a qualidade sonora, alterando o percurso dos gases de escape, que fluem de forma mais direta para o exterior.

 Cuidadosamente desenvolvido e com mais de 85 variações sonoras possíveis, o Escape Ativo do novo Jaguar F-TYPE disponibiliza um som autêntico, rico, que vai ficando mais alto à medida que se aproxima do limite de rotação. Em complemento à abertura das válvulas de derivação em alta aceleração, estas podem ser completamente abertas selecionando o modo dinâmico (Dynamic Mode), que também otimiza a resposta às solicitações no pedal do acelerador, seletor de velocidades, direção e suspensão; ou fechadas utilizando um botão de anulação.

 Para que o condutor consiga tirar o máximo do sistema, a sintonização acústica na parte traseira do veículo permite que o ruído de escape seja ouvido com maior nitidez no habitáculo.

                                                                Transmissão de oito velocidades
 Dispondo de oito velocidades com relações próximas na transmissão ‘Quickshift’, o condutor do F-TYPE pode explorar na totalidade todos os regimes de funcionamento do motor e certificar-se de que o motor se encontra na faixa de potência ideal para cada passagem de marcha. A transmissão de oito velocidades foi especificamente otimizada pelos engenheiros da Jaguar para a utilização em um veículo esportivo e para dar prioridade para a aceleração em todos os regimes de funcionamento e em qualquer relação.

 Para tornar as mudanças tão instantâneas quanto possível, todo o conjunto do motor e transmissão do F-TYPE, incluindo até os pontos de contato dos pneus com o solo, foram calibrados para proporcionar a rigidez ideal e permitir que a entrega de números a regimes intermediários seja muito mais rápida, o que significa que o motor responde de forma mais viva e precisa às solicitações no pedal do acelerador. Em complemento, assim que o motorista tiver mudado para segunda marcha, uma embreagem de bloqueio elimina o conversor de números da equação, criando um acoplamento mecânico direto entre o motor e as rodas traseiras motrizes.

 A sensação de ligação direta estende-se à própria seleção de marchas, que foram configuradas para ser significativamente mais curtas e imediatas: o sistema "Quickshift", o que foi conseguido por meio de uma intervenção precisa e rápida de números, exatamente no instante em que é selecionada a mudança acima. Com este sistema é criada uma sonoridade mais curta e nítida na seleção de marcha, que utiliza a própria inércia do motor para proporcionar uma sensação de aceleração positiva durante o processo de passagem de marcha.

 Os parâmetros de funcionamento da transmissão são determinados pela estratégia adaptativa de seleção de velocidades, que tem 25 programas diferentes disponíveis, dependendo do estilo de condução e das condições da estrada. O sistema pode detectar o estilo de condução analisando a aceleração e a frenagem, as forças em curva, a posição do pedal do freio e acelerador, o perfil da estrada, se estamos em kickdown e, inclusive, se o veículo está sendo conduzido em subida ou descida. Ao detectar um estilo de condução mais dinâmico, a transmissão efetua automaticamente mudanças mais agressivas e selecionará a relação imediatamente inferior a um regime mais elevado.

 A transmissão dispõe também de uma série de funções especificamente relacionadas com a forma entusiasta como o F-TYPE será conduzido. Para manter a estabilidade do veículo na seleção de uma relação inferior, a caixa dará instruções ao sistema de gestão do motor para, automaticamente, dar um toque de acelerador e equalizar o regime do motor. Esta função permite também selecionar diversas relações abaixo muito rapidamente em caso de uma frenagem brusca.

 Se os sensores de aceleração lateral detectarem que o veículo se encontra numa curva, a transmissão mantém a mudança apropriada selecionada. O sistema também tem também a capacidade de reconhecer se o veículo está realizando uma série de manobras de ultrapassagem que necessita de mudanças rápidas na posição do acelerador e, em vez selecionar a relação acima, irá manter a relação mais curta para assegurar a capacidade de resposta necessária para a ultrapassagem seguinte.

 O condutor pode realizar a seleção manual de velocidades a qualquer momento utilizando as borboletas dispostas na parte de trás do volante ou a alavanca de velocidades SportShift.

                                                               Sistema de Freios
 As três versões do F-TYPE disponibilizam sistemas de freios progressivamente mais potentes e eficazes, todos com a potência de frenagem esportiva esperada de um Jaguar e os níveis de sensibilidade elevados necessários para uma modulação precisa do pedal.

 O sistema Jaguar Performance instalado no F-TYPE 340 cv dispõe de discos com 354 mm de diâmetro à frente e 325 mm atrás, com pinças prateadas. O sistema Jaguar High Performance do F-TYPE S conta com discos de maiores dimensões no eixo dianteiro (380 mm).

 Quanto ao o F-TYPE V8 S, este disponibiliza o sistema Super Performance que inclui o equipamento de discos de maiores dimensões jamais instalados num Jaguar de produção em série, 380 mm à frente e 376 mm atrás. Todas as versões incorporam de série ABS, distribuição eletrônica de freios e freios assistidos de emergência.

 A utilização de uma dinâmica computacional de fluidos CFD (Computational Fluid Dynamics) permitiu aos engenheiros da Jaguar otimizar a refrigeração dos freios, com ar frio direcionado para os discos de freio por meio das entradas de ar incorporadas ao lado da grade dianteira, utilizando componentes da suspensão moldados de forma aerodinamica para direcionar o fluxo de ar sob o veículo.

                                                                 Dinâmica
 O esforço de engenharia aplicado no desenvolvimento da parte inferior da carroceria em alumínio do F-TYPE assegurou a melhor base possível para transmitir aos ocupantes todo o desempenho e esportividade que o modelo traz consigo.

 “Essencialmente, um veículo esportivo excepcional é um veículo que se deseja sempre conduzir porque é divertido. O F-TYPE preenche, sem dúvida, esse requisito. Trabalhamos arduamente para assegurar que a resposta da direção, do acelerador e dos freios seja absolutamente instantânea, uma tarefa que foi muito simplificada em função da estrutura rígida em alumínio que constitui a base do veículo. Ele é preciso e excitante”, afirmou o engenheiro-chefe da Jaguar, Mike Cross.

 A nova estrutura em liga leve utilizada na produção do F-TYPE consegue aumentar de forma significativa a rigidez do modelo. Isso cria as condições perfeitas para o melhor desempenho da suspensão e, por consequência, uma incrível sensação de controle por parte do condutor.

 A rigidez torcional global do F-TYPE é 10% superior à do premiado XKR-S, também produzido em em alumínio. Já a utilização de programas específicos de engenharia assistida por computador resultou em melhorias de até 30% na rigidez lateral em áreas-chave como os pontos de fixação da suspensão dianteira. Quanto mais rígida for a estrutura, maior será a precisão de afinação da suspensão para otimizar a agilidade, a fidelidade de resposta e a ligação à estrada.

 Esta obra de arte da Jaguar estará presente de quarta-feira (20) até 1º de dezembro no  1º Auto Premium Show, no Jockey Club, Zona Sul de São Paulo. O evento é uma exposição de automóveis de luxo e marcas associadas a este segmento. Estarão no espaço, onde anualmente ocorre a mostra de decoração Casacor, automóveis cobiçados como Aston Martin, Bentley, BMW, Jaguar, Land Rover, Lexus, Maserati, Mercedes (Divena), Mini, Mitsubishi, Peugeot e Porshe.

 Serviço: Auto Premium Show, de 20/11 a 1º/12, na Avenida Lineu de Paula Machado, 1.173, Jockey Club, Zona Sul de São Paulo. Aberto ao público de segunda-feira a sábado, das 12h às 21h30 e aos domingos das 12h às 19h30. Ingresso a R$ 75,00 (crianças até 10 anos não pagam e visitantes acima de 60 anos desembolsam apenas meia-entrada).




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