A obra de arte da Jaguar na linha de produção |
Luís
Alberto Caju
Chega ao Brasil, após 50 anos, o novo
esportivo da Jaguar. O F-TYPE é um automóvel ultrapreciso, potente e faz o
motorista sentir-se vivo. De acordo com o diretor global da Marca, Adrian
Hallmark, o novo esportivo de dois lugares, da montadora britânica de carros de luxo, representa o
retorno da essência neste tipo de veículo: um conversível esportivo focado em
proporcionar desempenho, agilidade e prazer a quem o dirige. “O modelo é a
continuação da família esportiva da Jaguar, com mais de 75 anos de tradição
incluindo alguns dos veículos mais belos, apaixonantes e atraentes já produzidos
na história da indústria automobilística mundial”, disse.
Produzido com a mais avançada arquitetura em
alumínio rígido, o Jaguar F-TYPE é um esportivo focado no alto desempenho. Sua
estrutura leve inteiramente produzida em alumínio, com distribuição de peso
ideal, sua tração traseira e seus motores potentes oferecem extremo prazer de
condução.
O modelo, que acaba de chegar ao mercado
brasileiro, é comercializado em três diferentes versões: F-TYPE, F-TYPE S e
F-TYPE V8 S, que se diferenciam pela potência dos seus motores Supercharged a gasolina.
Um novo motor V6 de 3,0 litros encontra-se
disponível com 340 CV para o F-TYPE e com 380 CV no F-TYPE S. Ambos dispõem da
mesma facilidade de aumento de rotação, com uma predisposição que encoraja os
condutores a explorar tudo o que o veículo oferece.
Os modelos V6 juntam-se a um membro recente da
família de motores Jaguar V8. Com uma potência máxima de 495 cv e 625 Nm o
modelo F-TYPE V8 S, ele tem uma relação de peso/torque excepcional de 375
Nm/tonelada, acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge uma velocidade
máxima eletronicamente limitada a 300 km/h. O F-TYPE S (V6 de 380 cv) acelera
de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem uma velocidade máxima eletronicamente
limitada a 275 km/h.
Por sua vez, o F-TYPE (V6 de 340 cv) acelera
de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente
limitada a 260 km/h. A transmissão automática Quickshift de oito velocidades
que equipa todas as versões do modelo dispõe de relações próximas para um
comportamento esportivo, proporcionando maior controle e prazer no momento da
condução. O modelo com motor V6 S inclui também uma função de Controle de
Largada (Dynamic Launch), que otimiza
a aceleração no momento da largada.
Design
Os veículos Jaguar sempre se distinguiram
pela sua simplicidade fluida e musculosa, e o F-TYPE não é exceção, com formas
definidas por duas linhas que moldam as aletas dianteiras e traseiras.
Inspirado no C-X16 Concept apresentado em 2011, a dianteira do F-TYPE proporciona uma
interpretação nova e arrojada, da qual sai o poderoso capô tipo concha com a
sua elevação distinta e proeminente. Uma das linhas começa na frente,
dissecando as grades em forma de guelra de tubarão nos extremos da grade antes
de conduzir o olhar para a parte superior da aleta dianteira.
Estas são
realçadas pelos faróis bi-xenon e as luzes diurnas em LEDs integradas,
continuando pelas portas e traseira do veículo, onde desaparecem com elegância.
Os faróis traseiros em LEDs criam um novo
estilo de esportivo Jaguar, ao reinterpretar as linhas clássicas do passado,
realçando, simultaneamente, a sua presença em estrada poderosa e o potencial
esportivo da tração traseira ao envolver os extremos das abas dos para-lamas
traseiros.
A ênfase no envolvimento do condutor e as
prestações esportivas do F-TYPE são reforçadas pelo design assimétrico de dois
lugares da cabine. Prova disso é a maçaneta que se estende até abaixo do
console central ao lado do passageiro. A utilização de materiais diferentes em
ambos os lados do habitáculo proporciona uma diferenciação adicional, com um
acabamento mais técnico no lado do condutor.
Interior do Jaguar F/TYPE que tem transmissão de 8 velocidades |
Inspirados nos cockpits dos aviões de combate,
os controles foram ergonomicamente concebidos de acordo com a sua função. O
seletor de velocidades SportShift, que controla a transmisão de oito
velocidades também foi inspirado na aeronáutica. As grades de ventilação na
parte superior do painel apenas são acionadas quando o condutor necessitar ou
por meio de sofisticados cálculos de controle do próprio sistema de
climatização, permanecendo discretamente ocultados em qualquer outra
circunstância.
“Com o F-TYPE, a equipe de engenharia da
Jaguar concentrou-se em proporcionar o maior prazer de condução esportiva. Para
tornar isso realidade, todos os engenheiros tiveram objetivos muito difíceis de
atingir, e todos eles foram cumpridos e, em muitos casos, ultrapassados,
fazendo com que o F-TYPE seja um veículo que proporciona precisamente os
principais atributos esportivos que pretendemos”, ressaltou o diretor de
Produção da Jaguar, Ian Hoban.
Estrutura
A experiência da Jaguar em estruturas de
alumínio para veículos foi essencial para tornar o F-TYPE um veículo tão
especial. Como pioneiros na utilização do alumínio na produção de veículos, os
engenheiros da Jaguar puderam aplicar mais de uma década de experiência neste
tipo de projeto para conseguir o duplo objetivo estabelecido para o F-TYPE:
peso reduzido e uma carroceria extremamente rígida.
A chave para o sucesso do projeto foi o
desenvolvimento da tecnologia de liga leve da Jaguar para proporcionar maior
rigidez estrutural e, simultaneamente, reduzir o peso. AC600, uma liga de
deformação e ruptura programada, foi aperfeiçoada especificamente para a sua
aplicação no F-TYPE, com o objetivo de proporcionar níveis de resistência
comparáveis aos da atual plataforma de alta performance do XK ― para o qual foi
inicialmente desenvolvida ― permitindo, simultaneamente, uma redução de peso
considerável.
Como resultado, a carroceria monobloco do
F-TYPE pesa apenas 261 kg. Esse peso reduzido traduz-se em benefícios óbvios em
termos de agilidade de direção, aceleração, frenagem, consumo de combustível e
emissões. A concentração do peso entre os dois eixos, reduzindo ao mínimo as
projeções dianteiras e traseiras, proporciona também uma estabilidade natural
ao veículo, que transmite ainda mais confiança ao condutor. O posto de comando
do F-TYPE foi posicionado 20 mm abaixo do premiado XKR-S, baixando o centro de
gravidade e permitindo ao condutor sentir-se em harmonia com o veículo.
O alumínio constitui uma parte substancial do
compromisso da Jaguar com a sustentabilidade e mais de metade do material
utilizado no veículo tem origem em metal reciclado. Em complemento, a estrutura
do F-TYPE é única no seu gênero e foi soldada por meio de um processo de
produção que emite até 80 por cento menos CO2 em comparação com os processos de
solda para a produção de uma estrutura em aço. A Jaguar está também
comprometida em aumentar a cadeia de reciclagem aos seus fornecedores, assegurando
que todas as sobras de metal do processo de produção sejam reutilizadas.
O Jaguar F/TYPE atinge 260 km/h, potência do motor é de 380 CV |
Desempenho
O F-TYPE é o veículo perfeito para demonstrar
a próxima geração de motores Jaguar Supercharged a gasolina, que combinam
valores de potência e números específicos muito elevados com aumentos
substanciais de eficiência.
Exclusivamente para o F-TYPE S, foi
disponibilizado o novo motor V6 de 3.0 litros Supercharged com 380 cv e 460 Nm.
Utilizando como base o premiado V8 de 5.0 litros, agora na sua terceira
geração, o motor tem grande rigidez e requinte.
As cabeças com quatro válvulas por cilindro
são produzidas em alumínio reciclado, com as válvulas controladas por um
sistema de distribuição de variação dupla independente, ativada pelo números
positivo e negativo gerado pelo próprio movimento das válvulas de admissão e
escape. Com velocidades de atuação superiores a 150 graus por segundo, o
sistema de distribuição otimiza a potência, os números e o consumo e
proporciona ao V6 uma capacidade de resposta com um caráter claramente
instantâneo e receptivo, para que o condutor possa sempre utilizar toda a
potência do motor nos diversos regimes de funcionamento.
Esta entrega de potência imediata e
ininterrupta é possível graças à utilização de injeção direta de gasolina com
pulverização direcionada. Este sistema proporciona quantidades precisas de
combustível diretamente no centro das câmaras de combustão injetadas a pressões
de até 150 bar, criando uma mistura ar-combustível mais homogênea para uma
combustão mais limpa e eficiente.
Para isto, contribuem também as velas, que se
encontram precisamente orientadas tanto em relação ao injetor como à câmara de
combustão. A relação de compressão também foi aumentada, passando de 9,5:1 no
V8 Supercharged para 10,5:1, minimizando os consumos e as emissões de CO2.
Um compressor tipo Roots Twin Vortex da última
geração, montado no interior do motor, é a chave da elevada eficiência e
potência específica do 3.0 V6 Supercharged. A utilização do compressor evita
perdas de bombagem causadas pelo aumento da pressão de retorno típico dos
motores turbo comprimidos de maior cilindrada, melhorando a eficiência e a
rapidez de resposta. Mais compacto que o compressor utilizado no V8, um
intercooler refrigerado a água reduz também a temperatura do ar de admissão,
otimizando a potência e a eficiência.
O controle da pressão do Supercharged é feito
pelo novo software Bosch de gestão do motor, otimizando a eficiência. A
aceleração de 80 a 120 km/h em 3,3 segundos do F-TYPE de 340 cv realça as
prestações do veículo: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e velocidade
máxima limitada eletronicamente a 260 km/h.
Na sua versão de 380 cv, o 3.0 V6 Supercharged
disponibiliza a maior potência específica de sempre num motor Jaguar: 127 cv
por litro. O F-TYPE S acelera de 80 a 120 km/h em 3,1 segundos, necessita de
4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade máxima
eletronicamente limitada a 275 km/h.
O F-TYPE topo da gama é o V8 S, impulsionado
pela nova versão do motor Jaguar 5.0 V8 Supercharged calibrado para desenvolver
495 cv e 625 Nm de torque. O motor faz o veículo sair da imobilidade e chegar
aos 100 km/h em 4,3 segundos, com 300km/h de velocidade final, limitada
eletronicamente. A acelerarção de 80 a 120 km/h se dá em apenas 2,5 segundos.
“Os nossos motores V6 e V8 Supercharged
adaptam-se na perfeição à natureza esportiva do F-TYPE, com valores específicos
excepcionais de potência e números. Acoplada a estes motores, a transmissão
"Quickshift” de oito velocidades, com relações muito próximas, é a
parceira perfeita para disponibilizar a performance de um esportivo”, diz Tim
Clark, especialista técnico de Desempenho e Atributos de Dirigibilidade da
Jaguar.
Escape
Ativo
Os modelos S, tanto o V6 como o V8,
encontram-se equipados de série com um sistema de escape ativo. Este sistema
eleva o excitante som do F-TYPE a um novo patamar, utilizando um conjunto de
válvulas de derivação com controle eletrônico, posicionadas na seção final do
sistema de escape, que se abrem sob aceleração intensa para melhorar a
qualidade sonora, alterando o percurso dos gases de escape, que fluem de forma
mais direta para o exterior.
Cuidadosamente desenvolvido e com mais de 85
variações sonoras possíveis, o Escape Ativo do novo Jaguar F-TYPE disponibiliza
um som autêntico, rico, que vai ficando mais alto à medida que se aproxima do
limite de rotação. Em complemento à abertura das válvulas de derivação em alta
aceleração, estas podem ser completamente abertas selecionando o modo dinâmico
(Dynamic Mode), que também otimiza a resposta às solicitações no pedal do
acelerador, seletor de velocidades, direção e suspensão; ou fechadas utilizando
um botão de anulação.
Para que o condutor consiga tirar o máximo do
sistema, a sintonização acústica na parte traseira do veículo permite que o
ruído de escape seja ouvido com maior nitidez no habitáculo.
Transmissão
de oito velocidades
Dispondo de oito velocidades com relações
próximas na transmissão ‘Quickshift’, o condutor do F-TYPE pode explorar na
totalidade todos os regimes de funcionamento do motor e certificar-se de que o
motor se encontra na faixa de potência ideal para cada passagem de marcha. A
transmissão de oito velocidades foi especificamente otimizada pelos engenheiros
da Jaguar para a utilização em um veículo esportivo e para dar prioridade para
a aceleração em todos os regimes de funcionamento e em qualquer relação.
Para tornar as mudanças tão instantâneas
quanto possível, todo o conjunto do motor e transmissão do F-TYPE, incluindo
até os pontos de contato dos pneus com o solo, foram calibrados para
proporcionar a rigidez ideal e permitir que a entrega de números a regimes
intermediários seja muito mais rápida, o que significa que o motor responde de
forma mais viva e precisa às solicitações no pedal do acelerador. Em complemento,
assim que o motorista tiver mudado para segunda marcha, uma embreagem de
bloqueio elimina o conversor de números da equação, criando um acoplamento
mecânico direto entre o motor e as rodas traseiras motrizes.
A sensação de ligação direta estende-se à
própria seleção de marchas, que foram configuradas para ser significativamente
mais curtas e imediatas: o sistema "Quickshift", o que foi conseguido
por meio de uma intervenção precisa e rápida de números, exatamente no instante
em que é selecionada a mudança acima. Com este sistema é criada uma sonoridade
mais curta e nítida na seleção de marcha, que utiliza a própria inércia do
motor para proporcionar uma sensação de aceleração positiva durante o processo
de passagem de marcha.
Os parâmetros de funcionamento da transmissão
são determinados pela estratégia adaptativa de seleção de velocidades, que tem
25 programas diferentes disponíveis, dependendo do estilo de condução e das
condições da estrada. O sistema pode detectar o estilo de condução analisando a
aceleração e a frenagem, as forças em curva, a posição do pedal do freio e
acelerador, o perfil da estrada, se estamos em kickdown e, inclusive, se o
veículo está sendo conduzido em subida ou descida. Ao detectar um estilo de
condução mais dinâmico, a transmissão efetua automaticamente mudanças mais
agressivas e selecionará a relação imediatamente inferior a um regime mais
elevado.
A transmissão dispõe também de uma série de
funções especificamente relacionadas com a forma entusiasta como o F-TYPE será
conduzido. Para manter a estabilidade do veículo na seleção de uma relação
inferior, a caixa dará instruções ao sistema de gestão do motor para,
automaticamente, dar um toque de acelerador e equalizar o regime do motor. Esta
função permite também selecionar diversas relações abaixo muito rapidamente em
caso de uma frenagem brusca.
Se os sensores de aceleração lateral
detectarem que o veículo se encontra numa curva, a transmissão mantém a mudança
apropriada selecionada. O sistema também tem também a capacidade de reconhecer
se o veículo está realizando uma série de manobras de ultrapassagem que
necessita de mudanças rápidas na posição do acelerador e, em vez selecionar a
relação acima, irá manter a relação mais curta para assegurar a capacidade de
resposta necessária para a ultrapassagem seguinte.
O condutor pode realizar a seleção manual de
velocidades a qualquer momento utilizando as borboletas dispostas na parte de
trás do volante ou a alavanca de velocidades SportShift.
Sistema
de Freios
As três versões do F-TYPE disponibilizam
sistemas de freios progressivamente mais potentes e eficazes, todos com a
potência de frenagem esportiva esperada de um Jaguar e os níveis de
sensibilidade elevados necessários para uma modulação precisa do pedal.
O sistema Jaguar Performance instalado no
F-TYPE 340 cv dispõe de discos com 354 mm de diâmetro à frente e 325 mm atrás,
com pinças prateadas. O sistema Jaguar High Performance do F-TYPE S conta com
discos de maiores dimensões no eixo dianteiro (380 mm).
Quanto ao o F-TYPE V8 S, este disponibiliza o
sistema Super Performance que inclui o equipamento de discos de maiores
dimensões jamais instalados num Jaguar de produção em série, 380 mm à frente e
376 mm atrás. Todas as versões incorporam de série ABS, distribuição eletrônica
de freios e freios assistidos de emergência.
A utilização de uma dinâmica computacional de
fluidos CFD (Computational Fluid Dynamics) permitiu aos engenheiros da Jaguar
otimizar a refrigeração dos freios, com ar frio direcionado para os discos de
freio por meio das entradas de ar incorporadas ao lado da grade dianteira,
utilizando componentes da suspensão moldados de forma aerodinamica para
direcionar o fluxo de ar sob o veículo.
Dinâmica
O esforço de engenharia aplicado no desenvolvimento
da parte inferior da carroceria em alumínio do F-TYPE assegurou a melhor base
possível para transmitir aos ocupantes todo o desempenho e esportividade que o
modelo traz consigo.
“Essencialmente, um veículo esportivo
excepcional é um veículo que se deseja sempre conduzir porque é divertido. O
F-TYPE preenche, sem dúvida, esse requisito. Trabalhamos arduamente para
assegurar que a resposta da direção, do acelerador e dos freios seja
absolutamente instantânea, uma tarefa que foi muito simplificada em função da
estrutura rígida em alumínio que constitui a base do veículo. Ele é preciso e
excitante”, afirmou o engenheiro-chefe da Jaguar, Mike Cross.
A nova estrutura em liga leve utilizada na
produção do F-TYPE consegue aumentar de forma significativa a rigidez do
modelo. Isso cria as condições perfeitas para o melhor desempenho da suspensão
e, por consequência, uma incrível sensação de controle por parte do condutor.
A rigidez torcional global do F-TYPE é 10%
superior à do premiado XKR-S, também produzido em em alumínio. Já a utilização
de programas específicos de engenharia assistida por computador resultou em
melhorias de até 30% na rigidez lateral em áreas-chave como os pontos de
fixação da suspensão dianteira. Quanto mais rígida for a estrutura, maior será
a precisão de afinação da suspensão para otimizar a agilidade, a fidelidade de
resposta e a ligação à estrada.
Esta obra de arte da Jaguar estará presente de
quarta-feira (20) até 1º de dezembro no 1º Auto Premium Show, no Jockey Club, Zona Sul
de São Paulo. O evento é uma exposição de automóveis de luxo e marcas
associadas a este segmento. Estarão no espaço, onde anualmente ocorre a mostra
de decoração Casacor, automóveis cobiçados como Aston Martin, Bentley, BMW,
Jaguar, Land Rover, Lexus, Maserati, Mercedes (Divena), Mini, Mitsubishi,
Peugeot e Porshe.
Serviço:
Auto Premium Show, de 20/11 a 1º/12, na Avenida Lineu de Paula Machado, 1.173, Jockey
Club, Zona Sul de São Paulo. Aberto ao público de segunda-feira a sábado, das
12h às 21h30 e aos domingos das 12h às 19h30. Ingresso a R$ 75,00 (crianças até
10 anos não pagam e visitantes acima de 60 anos desembolsam apenas meia-entrada).
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