Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

domingo, 7 de julho de 2013

Mercedes Benz: começam as vendas do ônibus HíbridoBR

Os ônibus híbridos são confortáveis para passageiros e motorista




Luís Alberto Caju

  Desde o final de junho começaram as vendas do ônibus HíbridoBR fornecido pela Mercedes Benz. Com motor OM 924 LA, de quatro cilindros, potência de 136 kW a 2.200 rpm, com torque de 700 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm, atendendo aos limites de emissões do Proconve P 7 (Euro 5), ele pode usar tanto o diesel S50 quando o diesel de cana ou biodiesel B20. O chassi é o modelo O 500 U “Low entry” (entrada baixa) para carrocerias até 12 metros de comprimento e com 18 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). 

  O chassi O 500 U do HíbridoBR também se destaca pelos eixos da marca Mercedes-Benz e pela suspensão pneumática integral, característica amplamente reconhecida como um diferencial da linha O 500 no mercado. Esse ônibus oferece mais vantagens operacionais: não tem câmbio, a frenagem é elétrica e o motor opera em condição ideal, com aceleração controlada. Todo o gerenciamento do sistema é eletrônico.

  Os ônibus híbridos são confortáveis para os usuários. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, o que diminui o ruído interno e externo. O condutor do veículo trabalha com muito mais conforto, bem estar e tranquilidade.

  A Metra, empresa de transporte urbano de passageiros de São Bernardo do Campo, Grande SP, fez a primeira encomenda do veículo. O Híbrido BR é um dos destaques da Mercedes Benz na Transpúblico 2013, feira de produtos e serviços para transporte coletivo urbano, que ocorreu entre 3 e 5 de julho, no Transamérica Expo Center, Zona Sul de São Paulo. 

  O gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes Benz do Brasil, Curt Axthelm, afirmou que o HíbridoBR é o primeiro modelo com tecnologia 100% nacional a circular no País. Segundo ele, a solução é fruto de conceito inédito de parceria com a Eletra, fabricantes brasileira especializadas em veículos de transporte urbano com tração elétrica. A experiência e conhecimento de ambas as empresas visam oferecer ao mercado um produto desenvolvido no Brasil, totalmente adequado para uso nas cidades de todo o País, adaptado às características já conhecidas pelas empresas e operadores de transporte de passageiros.

  A designação de “híbrido” ocorre quando o veículo tem duas fontes de energia. Esse ônibus inclui um grupo motor gerador e um banco de baterias. Apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia “híbrido série”. O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG, que já fabricou mais de 200 unidades com essa tecnologia para ônibus elétrico. A energia vem de um grupo motor gerador formado por um motor veicular Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana e um gerador também fabricado pela WEG.

 Um banco de baterias tracionárias, desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas em um dos centros mais modernos de reciclagem da América Latina, de propriedade e com tecnologia desenvolvida pela Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário