Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Lexus: nova geração do Sport sedã IS chega ao Brasil



Além da grade frontal tipo Spindle, outro destaque da dianteira é o conjunto de luzes diurnas de LED em forma de L (DRL) separado do restante do conjunto óptico, ressaltando as formas volumosas do capô e para-lamas

O motor V6 de 2.5 litros Dual VVT-i gera 280 CV de potência a 6.400 giros e câmbio automático de 6 velocidade, com controle de eletrônico de troca, avaliando a rodagem do veículo 

O novo sistema de direção incorpora uma variedade de técnicas de ajustes, tornando agradável dirigir o veículo

A terceira geração do sedã esportivo IS, modelo 2014, chega ao Brasil nas versões IS250 Luxury e IS 250F Sport


Luís Alberto Caju

  A Lexus lança no Brasil a terceira geração do sedã esportivo IS, modelo 2014, com novo e ousado design, destacando entre muitas novidades, a nova e dinâmica grade tipo Spindle, além de linhas marcantes por toda a carroceria. A linha chega ao País nas versões IS250 Luxury, à venda por R$ 175 mi, e IS 250F Sport, comercializada por R$ 188 mil.

  O design do novo IS mostra grande evolução se comparado à geração anterior. Além da grade frontal tipo Spindle, outro destaque da dianteira é o conjunto de luzes diurnas de LED em forma de L (DRL) separado do restante do conjunto óptico. Tudo isso ressalta as formas volumosas e marcantes do capô e dos para-lamas.

 A versão com pacote F Sport adota acabamento em formato de losango na grade frontal, máscara negra nos faróis, além da insígnia que diferencia a versão nos para-lamas. No perfil, a forte linha de cintura horizontal elevada ressalta os grandes pneus traseiros e seu baixo centro de gravidade (Cx = 0,28).

  Na traseira, a esportividade é ressaltada pelas lanternas com grafismo em preto e vermelho, que harmonizam com a tampa do porta-malas proeminente e com a dupla ponteira do sistema de exaustão com acabamento cromado.

  Novas técnicas de soldagem a laser e de junção de peças da carroceria com adesivos, juntamente com a soldagem por pontos, tornaram possível a maior rigidez do modelo. Isso aumenta a estabilidade e o conforto ao volante, sem comprometer a agilidade do veículo.

 A suspensão dianteira tipo double wishbone foi aprimorada, melhorando a estabilidade em cerca de 20%.  A traseira adota um novo sistema de suspensão multilink a partir do novo sedã Lexus GS. O ajuste preciso resultou em uma aderência surpreendente e excelente resposta aos comandos do volante. A montagem separada das molas e amortecedores maximiza o espaço do porta-malas.

 A sensação transmitida pelo volante é muito importante para uma experiência agradável ao dirigir, e o novo IS se beneficia da utilização de um novo sistema de direção também baseado no do sedã GS, que incorpora uma variedade de técnicas de ajustes. A estrutura e a rigidez de cada componente da caixa de câmbio foi melhorada a fim de criar uma sensação mais suave e precisa na direção, com melhora nas respostas e melhor feedback para o motorista.

 Sob o capô, o IS250 e sua versão no pacote F Sport trazem um motor V6 de 2.5 litros Dual VVT-i, que gera 208cv de potência a 6.400 giros, com torque de 25,2 kgf.m a 4.800 rpm. Acoplado ao motor está uma caixa de transmissão automática de seis velocidades, com controle eletrônico de troca de marchas (ECT) que avalia a condição de rodagem do veículo.    

  O interior do novo IS recebeu melhorias significativas em comparação com a geração anterior. A temática horizontal e limpa é dividida pela forte curva ascendente do console central, que cria um ambiente ergonômico ideal. O painel de instrumentos é dividido em duas zonas distintas: uma zona de display e outra de operação, oferecendo aos motoristas uma interação mais confortável e ergonomicamente ideal com os sistemas de controle do veículo.

 O novo design do banco do motorista oferece mais conforto e melhor apoio lateral. Tanto o ponto da cintura quanto o ângulo do novo volante, inspirado pelo LFA, foram rebaixados e o ajuste do alcance do volante foi aumentado, o que cria uma posição de dirigir centrada no motorista.

 Para melhor acomodar os passageiros, o novo entreeixo do IS é oito centímetros mais longo, oferecendo um habitáculo mais confortável e mais espaço para bagagens. O entreeixo mais longo e o design mais fino dos bancos dianteiros resultam em quatro centímetros a mais de espaço para as pernas dos passageiros dos bancos traseiros. 


 Os bancos traseiros são rebatíveis na proporção 60/40. O motorista poderá apreciar ainda a maior altura do teto, enquanto os bancos traseiros também oferecem mais espaço, além de facilitarem a entrada e a saída do veículo. A separação dos amortecedores e molas também resultou em mais espaço no porta-malas.

 O novo IS traz uma lista de equipamentos recheada, mesmo quando comparado com veículos concorrentes de sua categoria. Integram o veículo, além do conjunto elétrico para vidros e travas e retrovisores e direção eletroassistida com regulagem elétrica de altura e profundidade, os seguintes itens: sistema de multimídia com tela LCD de 7 polegadas (que integra áudio dotado de rádio AM/FM, CD Player, TV Digital, DVD Player e entradas auxiliar e USB), câmera de ré, sistema de navegação e Bluetooth®), sistema de auxílio de partidas em ladeira, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de chuva, sensores de estacionamento, retrovisor interno eletrocrômico, sistema Smart Entry, botão de partida, regulagem elétrica dos bancos dianteiros com memória no banco do motorista, teto solar elétrico com acionamento por um toque e sistema antiesmagamento, entre outros.

Destaque para o sistema de controle de ar-condicionado digital de duas zonas que incorpora os primeiros botões eletrostáticos da Lexus permitindo aos ocupantes do veículo ajustar as configurações de temperatura com um leve toque dos dedos.

Outro ponto alto é o sistema de navegação, operado através do dispositivo de controle multifuncional de segunda geração Lexus Remote Touch Interface (RTI), que também oferece controle de temperatura e áudio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário