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domingo, 16 de junho de 2024

Stellantis lança diversos produtos globais baseados em software voltados para clientes B2C e B2B

                 Divulgação


Radiografia da Notícia

* As receitas globais de software cresceram 250% em três anos com margens elevadas; a frota de veículos conectados monetizáveis ​​cresceu para 13,8 milhões de automóveis 

* A Stellantis realizou mais de 94 milhões de atualizações remotas (OTA) em 2023, melhorando a experiência de mobilidade dos atuais usuários 

* Os usuários de produtos baseados em assinatura ultrapassaram 5 milhões em 2023 

* Próxima geração das plataformas tecnológicas – STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive – estão previstas para serem integradas à tecnologia no final de 2024 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Stellantis está modernizando a experiência de mobilidade dos clientes e proprietários comerciais dos veículos das suas 14 marcas icônicas com uma sequência de novos recursos conectados. Este empenho está entregando um incremento para a alta margem de receita de softwares e serviços conectados que, desde 2021, já cresceu em 250%, uma vez que o número de assinantes em nível global subiu para 5 milhões no mesmo período. 

Além disso, a frota de veículos monetizáveis cresceu 15%, para 13,8 milhões de veículos, e a Stellantis realizou mais de 94 milhões de atualizações remotas (OTA) em 2023, adicionando e melhorando as funcionalidades nos seus veículos existentes. 

Essas conquistas estabelecem a base para o próximo capítulo de crescimento de software na Stellantis, que está usando ferramentas de design e testes baseadas em nuvem, incluindo o inovador Virtual Engineering Workbench, para redefinir a qualidade e a velocidade de desenvolvimento e implantação de softwares automotivos. Os softwares, desenvolvidos internamente e com uma lista de parceiros estratégicos, permitem recursos inovadores para os próximos veículos das marcas da Stellantis e àqueles que estão em circulação atualmente. 

Passo

“Em pouco mais de dois anos, fizemos uma troca decisiva de uma mentalidade tradicional do setor automotivo para operar muito mais como uma startup, incluindo um foco importante na agilidade e no desenvolvimento de nossas próprias capacidades de criação de software. Isso nos dá flexibilidade crítica e uma vantagem competitiva no futuro”, disse Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis. “Agora damos o próximo passo e começamos a expansão, que inclui a disponibilidade tecnológica para integrar nossas inovadoras plataformas impulsionadas por IA:  STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive .” 

Stellantis desenvolveu capacidades internas para produzir os seus próprios softwares, aproveitando a presença global dos hubs de desenvolvimento tecnológico para trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, produzindo e personalizando softwares para cada plataforma de veículos da empresa. 

As plataformas tecnológicas de última geração são: 

  • STLA Brain: A arquitetura fundamental oferece recursos de computação completos com acesso a sensores e dispositivos de forma remota. Isto reduz a complexidade, permitindo que o número de unidades de centrais eletrônicas (ECU) por veículo seja reduzido para metade, para aproximadamente 60 ECUs. Novos recursos podem ser desenvolvidos internamente em menos de seis meses, um quarto do tempo do processo atual. A implementação tecnológica está prevista para iniciar no final do ano, com a integração dos veículos a partir de 2025. 

  • STLA SmartCockpit: A plataforma inaugura uma nova geração de personalização e capacidades conectadas, alimentadas pela aprendizagem de máquina e tecnologias de IA proporcionando aos usuários uma integração perfeita com a vida digital. O foco em menus simplificados com menos cliques para responder às entradas do usuário melhora significativamente a facilidade de uso. As experiências habilitadas para IA oferecem aos ocupantes do veículo mais opções em recursos de navegação, mídia, clima, iluminação e produtividade. A chave é um perfil pessoal digital que reconhece as preferências do condutor e acompanha ele entre os veículos das marcas Stellantis. O início do processo de integração do SmartCockpit começa no final de 2024. STLA SmartCockpit será lançado em um veículo de uma marca da Stellantis em 2025. 

  • STLA AutoDrive: O sistema aproveita os recursos do STLA Brain e STLA SmartCockpit para fornecer funcionalidades atualizadas da tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance System), que é intuitiva, robusta e inspira confiança ao motorista. O STLA AutoDrive visa aumentar significativamente o tempo e a distância ininterrupta para direção com suporte do ADAS. A estratégia inclui funcionalidades ADAS que oferecem aos motoristas tanto mobilidade autônoma (com mãos e olhos fora da estrada), como uma alternativa para navegação limitada automatizada (Nível 2+) no mesmo sistema. A expectativa é que a produção técnica da tecnologia seja iniciada até o fim de 2024, com lançamento comercial em 2025.  

Stellantis está desenvolvendo serviços conectados e recursos habilitados por software para clientes de varejo e frotas sob a filosofia de “Tornar minha direção mais segura, tornar minha vida mais fácil e tornar minha direção mais emocionante”. Os recursos disponíveis hoje em regiões ao redor do mundo incluem: 

e-ROUTES: Disponível na Europa e com expansão global esse ano. Stellantis é a primeira fabricante de automóveis a lançar um aplicativo para smartphone de planejamento de rotas integrado com dados do veículo em tempo real, especificamente desenvolvido para veículos elétricos. Apple CarPlay e AndroidAuto projetam o e-ROUTES na tela central do veículo. As paradas para recarga são adaptadas às preferências do motorista, incluindo opções de pagamento e nível mínimo de bateria. 

Assistente virtual avançado ChatGPT: Após o sucesso do projeto piloto em outubro de 2023, Stellantis é a primeira OEM a oferecer o ChatGPT como recurso padrão para veículos novos e existentes, disponível em 20 países europeus até o final de 2024. Conversar em linguagem natural pode ajudar os clientes a aprenderem mais sobre o mundo ao seu redor, os lugares para onde vão ou até mesmo contar uma história aos passageiros. 

AppMarket: Na América do Norte, o AppMarket é o hub central de conectividade, integrando serviços e experiências atualizados regularmente, e com a capacidade de adquirir assinaturas dentro no veículo. O AppMarket já está disponível em mais da metade dos veículos Jeep® e Ram dos anos-modelo 2021 a 2024 e alcançará 99% dos veículos qualificados até o final de 2024. Um serviço semelhante está disponível para veículos qualificados na Europa. 

Free2move Connect Fleet: Esta plataforma de gestão de frotas vincula um gerenciador de frotas aos seus veículos para visibilidade em tempo real. Um painel online exibe dados fundamentais sobre a integridade do veículo, como a vida útil restante do óleo ou o estado de carga da bateria. O Free2move Connect Fleet também pode definir limites geográficos e fornecer geolocalização em tempo real. Em caso de roubo, um rastreador ajuda na recuperação. 

MyTasks: Esta ferramenta fornece aos condutores todas as informações de que necessita na tela de entretenimento do veículo para programar os seus horários de forma eficiente, mesmo em caso de alterações ou atrasos. Os gerenciadores de frota recebem atualizações automáticas quando as tarefas são concluídas ou atrasadas e reprogramadas, para que todas as partes estejam cientes do progresso do dia. 

Mobilisights está expandindo sua base de clientes, aproveitando dados de 13,8 milhões de veículos das marcas da Stellantis conectados para fornecer soluções inovadoras que não só respeitam a privacidade, mas também enriquecem as experiências dos seus usuários. Esses insights melhoram o gerenciamento de frotas, a experiência dos motoristas, o gerenciamento de tráfego e o planejamento urbano, tornando o mundo da mobilidade mais inteligente e seguro por meio de dados personalizados e anônimos. 

Informações sobre recursos de software da Stellantis estão disponíveis no site www.myconnectedcars.stellantis.com  

A estratégia de software da Stellantis projeta gerar em torno de €20 bilhões de euros em incremento de receita anual até o final da década. 

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