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domingo, 16 de junho de 2024

Danfoss leva caminhão elétrico da Dinamarca para Le Mans, na França

Divulgação


 Radiografia da Notícia

* O caminhão elétrico da Danfoss, de 20 toneladas e 17 metros de comprimento, está acompanhando 47 carros elétricos na “maior viagem elétrica do mundo”

* O caminhão da Danfoss participa da jornada para destacar o potencial de eletrificação e descarbonização do transporte pesado

* A viagem pretende dissipar a ansiedade pela autonomia e demonstrar que é possível eletrificar o transporte numa extensão muito maior do que comumente se percebe atualmente

Luís Alberto Alves/Hourpress

O grupo de engenharia dinamarquês Danfoss anunciou no dia 10 de junho que irá conduzir um dos seus caminhões elétricos da Dinamarca para Le Mans, na França, para coincidir com a corrida de 24 horas, juntamente com 47 carros elétricos. O caminhão elétrico de 20 toneladas e 17 metros de comprimento fará parte do que os organizadores chamam de “a maior viagem elétrica do mundo”.

O caminhão elétrico faz parte da frota de caminhões totalmente elétricos da Danfoss. Ele participará na viagem para destacar o potencial de eletrificação e descarbonização do transporte pesado e as muitas soluções tecnológicas que já existem hoje. O caminhão contém vários componentes essenciais da Danfoss, que registrou um crescimento significativo no seu negócio de eletrificação nos últimos anos.

"De todos os caminhões na Dinamarca, 48% deles percorrem menos de 300 quilômetros por dia. Portanto, não vemos barreiras tecnológicas nem práticas à conversão para caminhões totalmente elétricos. Para garantir a melhor produtividade possível, a infraestrutura de carregamento deve ser estabelecida principalmente em locais como terminais de carga, para que o tempo de carregamento seja igual ao tempo do recarregamento elétrico. Estamos enviando um dos nossos oito caminhões elétricos para Le Mans a fim de provar que, já hoje, é possível percorrer distâncias maiores. Em outras palavras, não há razão para termos ansiedade por causa da autonomia e, ao mesmo tempo, a eletrificação do transporte pesado dará uma contribuição significativa para a transição ecológica", afirmou Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade da Danfoss.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), os caminhões e outros transportes pesados emitiram 1,776 milhões de toneladas de CO2 ao longo do ano de 2020.

A viagem é organizada como um evento sem fins lucrativos pela empresa GodEnergi e tem como objetivo dissipar a ansiedade pela autonomia e demonstrar que é possível eletrificar os transportes, numa extensão muito maior do que normalmente se percebe hoje.

“Somos 115 participantes, nesta viagem rodoviária, que amam o automobilismo e os carros, e ao mesmo tempo, que desejam provar que é possível percorrer longas distâncias em veículos elétricos. Temos o prazer de ter a parceria da Danfoss e de seu caminhão elétrico, por ser essa uma empresa reconhecida por suas soluções e tecnologia em eletrificação”, disse Jan Darville, CEO da GodEnergi.

Eletrificado desde Nordborg, na Dinamarca, até Le Mans, na França

A viagem elétrica composta pelos 47 carros elétricos e pelo caminhão elétrico partirá oficialmente da sede da Danfoss em Nordborg, na ilha de Als, no sul da Jutlândia, em 12 de junho.

De Nordborg, a delegação cruzará a fronteira para a Alemanha e chegará à Holanda no mesmo dia para uma escala.

No dia 13 de junho, a delegação seguirá da Holanda, passando pela Bélgica, até ao destino final: Le Mans, na França. Todo o comboio consiste inteiramente em veículos elétricos e todos os aspectos da viagem são eletrificados. Os participantes contarão com a energia dos carros participantes para o acampamento, inclusive quando cozinharão seus alimentos em churrasqueiras elétricas.

Fatos: Tecnologia Danfoss no caminhão

Normalmente, o E-truck faz parte das operações internas da Danfoss e transporta cargas entre as instalações de produção e os locais logísticos. Além disso, o caminhão está repleto de soluções e componentes do portfólio próprio da Danfoss.

A Danfoss Editron está fornecendo o carregador de bordo ED3 e a fonte de alimentação elétrica para os caminhões elétricos Volvo, o que permite o recarregamento CA rápido durante a noite e funciona como um facilitador essencial para a eletrificação de caminhões e ônibus rodoviários, bem como de veículos fora de estrada. A funcionalidade dupla do ED3 fornece 43 kW de potência para carregar um caminhão durante a noite (8 a 9 horas), enquanto utiliza tomadas de energia CA prontamente disponíveis. Isto permite a rápida implantação de caminhões EV, ao mesmo tempo que minimiza os custos de infraestrutura de carregamento para os usuários finais.

Embora o carregamento CC seja mais rápido e, normalmente, a opção mais adotada, a capacidade de carregar rapidamente com energia CA (ou seja, conectar-se diretamente à rede elétrica para o recarregamento) é crucial, por fornecer flexibilidade aos veículos elétricos pesados. O recarregamento rápido em CA é necessário para eliminar a ansiedade pela autonomia para veículos comerciais que operam em rotas variáveis ou veículos em canteiros de obras, onde não é possível acessar o carregamento em CC.

Este produto exclusivo também atua como uma tomada de energia elétrica (ePTO) de 44 kW para acionar funções auxiliares de veículos, como compressores em caminhões refrigerados e compactadores em caminhões de lixo, bem como funções de trabalho em veículos fora de estrada, tais como escavadeiras.

A Semikron Danfoss fornece inversores de tração SKAI de alta tensão (HV) para caminhões elétricos da Volvo. O inversor de tração desempenha um papel crucial no controle do fluxo de energia elétrica da bateria para o motor elétrico que aciona o veículo. O controle preciso do fluxo é essencial para permitir a aceleração e desaceleração suaves, bem como um consumo eficiente de energia. Essencialmente, o inversor atua como uma extensão direta do acelerador do veículo, determinando a velocidade e a intensidade com que o motor deve funcionar, com base nas informações do motorista.

O inversor também faz parte do trem de força que converte a corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA), necessária ao motor elétrico. Por fim, é o inversor que permite a chamada travagem regenerativa, que amplia a autonomia do veículo elétrico ao produzir nova energia elétrica para a bateria quando o veículo freia e desacelera.

O SKAI HV foi projetado para ser utilizado em ônibus, máquinas de construção, embarcações marítimas e caminhões, estando entre os inversores mais robustos e comprovados do mercado para veículos elétricos pesados.

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