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segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Stellantis lança plataforma STLA Large nativa do BEV com autonomia de 800 km

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Radiografia da Notícia

* A plataforma STLA Large permite capacidades de topo de segmento, incluindo energia incorporada (118 kWh), eficiência de carregamento (4,5 kWh por minuto) e desempenho de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos

* Disponível em arquiteturas de VE com baterias de 400 volts e 800 volts, a STLA Large é a plataforma nativa de BEV mais flexível da indústria, sustentando os tipos de veículos de carros, crossovers e SUVs nos segmentos D e E

*Os veículos projetados no STLA Large serão produzidos e vendidos globalmente com oito lançamentos de veículos em cinco marcas planejados de 2024 a 2026 em cinco marcas diferentes

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Stellantis N.V. apresentou na semana passada o STLA Large, sua plataforma totalmente nova, altamente flexível e nativa do BEV que é a base para uma ampla gama de veículos futuros para os mercados globais nos segmentos D e E. A plataforma permite vários recursos de topo de segmento, incluindo energia incorporada, eficiência de carregamento, alto desempenho e condução off-road com classificação Trail. Os veículos de tamanho real baseados no STLA Large são o núcleo da demanda dos clientes nos principais mercados globais e serão usados primeiro no mercado norte-americano nas marcas Dodge, Jeep®, seguidos por outras marcas, incluindo Alfa Romeo, Chrysler e Maserati. Serão oito veículos lançados de 2024 a 2026.

A plataforma STLA Large é projetada com flexibilidade de tecnologia incomparável que permite maiores níveis de diversidade de veículos e qualidade de alto nível e satisfação do cliente a partir de um conjunto básico de componentes, juntamente com processos de fabricação robustos e econômicos que podem ser duplicados em várias fábricas de montagem. Os próximos produtos cobrirão um espectro completo de tipos de veículos, de carros a crossovers e SUVs, todos os quais darão aos clientes os benefícios de propulsão elétrica da resposta instantânea de torque combinada com zero emissões. Os anúncios de produtos específicos da marca começarão este ano.

"Nossas metas para nossas plataformas STLA são ambiciosas, mas é isso que nossos clientes precisam de nós hoje", disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. "Criar uma família de veículos a partir de um conjunto bem projetado de componentes que é flexível o suficiente para cobrir vários tipos de veículos e propulsões, superando qualquer um de nossos produtos atuais, atenderá aos clientes de cada uma de nossas marcas icônicas. A flexibilidade e agilidade desta plataforma é a sua marca registada e será uma força motriz para o nosso sucesso na América do Norte."

Europa

A STLA Large é uma das quatro plataformas globais de BEV, delineadas no EV Day 2021, que sustentam os produtos futuros da empresa e são fundamentais para alcançar as metas ousadas do plano estratégico Stellantis Dare Forward 2030. É a segunda plataforma a ser revelada após o lançamento do melhor STLA Medium da categoria em julho de 2023. O STLA Large será instalado em várias fábricas na Europa e América do Norte e estará disponível em variantes multienergéticas, incluindo combustão híbrida e interna. As marcas icônicas da Stellantis adaptarão os veículos STLA Large para melhor atender às necessidades e desejos de seus clientes, que vão desde a família orientada para o alto desempenho até o off-road 4x4 altamente capaz e o luxo.

A flexibilidade inerente da plataforma permite que engenheiros e projetistas ajustem a distância entre eixos, o comprimento total, a largura e altura totais e a distância ao solo. Uma variedade de módulos de suspensão e suportes do trem de força podem ser empregados para atender aos objetivos de desempenho específicos do veículo, que incluem condução, manuseio e conforto. Os engenheiros podem ajustar dimensões-chave, como o eixo dianteiro à extensão do assoalho, o balanço dianteiro e traseiro ou o piso do habitáculo, para ajustar as capacidades e o desempenho do veículo.

Empregando materiais avançados de alta resistência, a plataforma é otimizada para peso e rigidez para permitir o melhor desempenho da categoria em todo o espectro de tipos de veículos. Os componentes dentro da plataforma são embalados para maximizar o espaço interno utilizável e o armazenamento. Os principais componentes de conforto e desempenho, como o sistema de aquecimento/arrefecimento da cabine, a direção, o assistente de travagem e a propulsão, foram concebidos para minimizar o consumo de energia e melhorar a autonomia de condução.

Vida

A flexibilidade inclui os sistemas de propulsão da plataforma monobloco. O STLA Large é projetado e projetado como uma plataforma BEV nativa com a opção de arquiteturas elétricas de 400 volts e 800 volts. Os módulos de acionamento elétrico (EDMs) três em um que incorporam o motor, o inversor de potência e a redução de marchas podem ser configurados nos layouts de tração dianteira, traseira e tração integral. O inversor de potência emprega a tecnologia de semicondutores de carboneto de silício para minimizar as perdas de energia. O desempenho do sistema de propulsão pode ser melhorado durante a vida útil do veículo através de atualizações de software over-the-air.

Com base em objetivos específicos do veículo, a STLA Large aceita melhorias no trem de força, como diferenciais de deslizamento limitados ou desconexões nas extremidades das rodas, que podem melhorar o desempenho ou reduzir o arrasto mecânico para melhorar a eficiência e o alcance. No geral, a plataforma STLA Large tem o potencial de suportar uma potência extrema que superará qualquer um dos motores V-8 Hellcat existentes.

Abraçando a importância de equilibrar autonomia e custo, a plataforma inclui inicialmente opções de baterias com classificações energéticas entre 85 e 118 quilowatts-hora (kWh). A STLA Large visa uma autonomia total de 800 km/500 milhas para sedãs e foi projetada para aceitar facilmente futuras tecnologias de armazenamento de energia quando elas atingirem a prontidão de produção.

Mundo

A geração inicial de componentes de propulsão tem o potencial de fornecer aceleração de 0-100 km/h (62 mph) na faixa de 2 segundos.  O carregamento rápido adicionará até 4,5 kWh por minuto à bateria de 800 volts.

O STLA Large também suporta sistemas de propulsão híbridos e de combustão interna sem comprometer as principais capacidades do veículo. A flexibilidade fornece uma ponte para clientes em todo o mundo durante a transição para a propulsão elétrica e o desenvolvimento de uma rede de carregamento robusta e amplamente disponível. A flexibilidade de projeto inclui configurações de montagem transversal e longitudinal do motor, suportando trens de força FWD/RWD/4x4.

Principais métricas STLA Large:

  • Faixa de comprimento total: 4.764-5.126 mm (187,6-201,8 polegadas)
  • Faixa de largura total: 1.897-2.030 mm (74,7-79,9 polegadas)
  • Distância entre eixos: 2.870-3.075 mm (113,0-121,1 polegadas)
  • Faixa de afastamento à terra: 5,5-11,3 polegadas (140-288 mm)
  • Diâmetro máximo do pneu: 858 mm (32,6 polegadas)

As quatro plataformas globais BEV da Stellantis – Pequena, Média, Grande e Frame – são projetadas e desenvolvidas para ciclos de vida prolongados por meio da intercambiabilidade da química da célula de bateria, EDMs, inversores de energia e controle de software. A plataforma STLA Large suporta as tecnologias de veículos elétricos e definidos por software de próxima geração da Stellantis – STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive.

A Stellantis está investindo mais de € 50 bilhões na próxima década em eletrificação para cumprir as metas de atingir um mix de vendas de BEV de carros de passeio de 100% na Europa e 50% de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. Para atingir essas metas de vendas, a empresa está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, incluindo o suporte de seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa. A Stellantis planeja ter 48 BEVs no mercado até 2024 e está a caminho de se tornar uma corporação carbono líquido zero até 2038, todos os escopos incluídos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

 


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