Luís
Alberto Alves
A Nissan
vai lançar mais modelos utilizando um novo tipo de aço, que combina alta
resistência à tração com um grau de formabilidade anteriormente inatingível. O
resultado dessa inovação é um automóvel mais leve e que pode ter emissões
reduzidas enquanto os ocupantes ficam mais protegidos.
A Nissan é
a primeira montadora do mundo a usar o aço de alta formabilidade, com uma
resistência à tração de 980 megapascals, desenvolvida em conjunto pela Nissan e
Nippon Steel e Sumitomo Metal Corp. A combinação de estampagem e força de
estampagem possibilita a formação de peças com formas complexas que são mais
finas e mais leves que as feitas de aço convencional de alta resistência à
tração, mantendo a capacidade de absorver energia em uma colisão.
O
utilitário esportivo Infiniti QX50, que começou a ser vendido nos EUA em março,
é o primeiro veículo do mundo com partes da dianteira e traseira feitas de aço
de força de tração de 980 megapascal juntamente com outras partes da estrutura
da carroceria. O material representa 27% do modelo. A Nissan planeja expandir o
uso desse aço, o que aumenta a eficiência do combustível, além de impulsionar o
desempenho ao reduzir o peso do veículo.
A Nissan
lançou neste mês um plano de sustentabilidade que prevê a redução das emissões
de CO² de seus novos veículos em 40% até o ano fiscal 2022, comparado ao ano
fiscal 2000. A empresa está desenvolvendo de forma acelerada tecnologias para
expandir o uso de aço de resistência à tração para perfazer 25% das peças dos
veículos da empresa.
O aço de
980 megapascal desenvolvido com a Nippon Steel & Sumitomo Metal pode ser
prensado a frio, tornando-o adequado para produção em massa. Isso também
ajudará a conter aumentos no custo do veículo.
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