Luís Alberto Alves
· Novo PEUGEOT 208 consagra o i-cockpit como sinônimo
de modernidade e prazer de dirigir;
· Novo PEUGEOT 208 GT: um legítimo hot hatch.
Único compacto nacional equipado com o motor turbo THP de 173 cavalos de
potência;
· Estreia do novíssimo Puretech 1.2l: novo propulsor
de 3 cilindros oferece desempenho superior, além de ser o motor mais econômico da Brasil;
· Toda a gama do modelo chega com estilo ainda mais
marcante, alinhado com a versão europeia, com alterações internas e de carroceria;
· Linha 2017 chega recheada de equipamentos de série.
E, como sempre, muito mais equipada do que a concorrência;
· Nova gama amplia a oferta de configuração do
modelo, que conta com três opções de motores, três de câmbio e seis versões de
acabamento.
A Peugeot
lança no País o Novo 208. A linha 2017 do hatch compacto premium consagra o
i-cockpit como o grande diferencial da Peugeot no mercado e expressa de forma
fiel a nova fase da empresa e a mudança pela qual passou seu portfólio de
produtos: atualmente é a mais
moderna gama de automóveis já oferecida pela Marca no Brasil.
Além
de comercializar veículos cada vez mais equipados, destinados a clientes que
buscam refinamento, qualidade e tecnologia, no Novo 208 cada elemento de sua
concepção foi pensado para proporcionar aos motoristas e passageiros uma
experiência surpreendente a bordo do modelo.
A
começar pelo i-Cockpit, que propõe uma ruptura com o tradicional conceito do
posto de condução. Ele é o único no segmento a vir com o painel de instrumentos
elevado, um volante de dimensões reduzidas e uma central multimídia de nova
geração ao alcance das mãos. Ainda internamente, o Novo 208 renovou
totalmente o revestimento dos bancos, utilizando diferentes tecidos nas
diversas versões do modelo. O mesmo ocorreu com o acabamento. Maçanetas,
aeradores do ar-condicionado, volante, manopla do câmbio, nada passou
despercebido pela Marca.
O
Novo 208 também traz um renovado código estético, alinhado com o modelo
europeu, que tornou seu estilo mais atrativo e impactante.
Demarcando
seu território de atuação de forma categórica e definitiva, a Peugeot elevou
ainda mais o patamar do segmento dos hatches compactos premium com o lançamento
do 208 GT, hot hatch compacto nacional mais emocionante e divertido do país.
Equipado com o reconhecido e multipremiado motor turbo THP de 173 cv de
potência máxima, esse legítimo hot hatch alia alto desempenho – com aceleração
de 0 a 100 km/h de 7,6 segundos – a um estilo dinâmico que proporciona prazer
de dirigir absolutamente único.
A
modernidade do Novo 208 é também realçada por sua oferta de motores, tanto que
as três opções oferecidas pela linha 2017 conquistaram a classificação “A” no
Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.
O
destaque fica com o tecnológico 1,2 L PureTech, o mais econômico do
Brasil, que estreia o moderno e premiado propulsor de três cilindros e 90
cavalos de potência máxima do Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina.
Bicombustível, o motor dispensa o uso do tanquinho auxiliar para partida a
frio, é 37% mais econômico do que o 1,5 l de 4 cilindros do atual 208,
e 25% mais eficiente em média quando comparado aos concorrentes, em
ambos os casos no uso urbano.
Novo
Peugeot 208 GT reforça a tradição da marca no território dos hot
hatches
Em
sua história a Peugeot detém o conhecimento e a tradição na produção de
veículos que, com o passar do tempo, adquiriram o status de lendas no universo
automotivo. Fazem parte desta seleta lista modelos como o 205 GTi (1994), o 206
RC (1999), o 207 RC (2007) e, mais recentemente, o 208 GTi (2013). Agora chegou
a vez de o Brasil desfrutar desse know-how.
Na
linha 2017, o Novo 208 ganha a apimentada versão GT, que é a síntese perfeita
de um legítimo hot hatch. Assim, a Peugeot retoma o universo do
hatches esportivos no qual sempre transitou com desenvoltura para lançar no
Brasil o compacto nacional de condução mais divertida, instintiva e
estimulante de sua categoria. Um carro incrível de pilotar, e o único modelo do
segmento equipado com o motor turbo THP de 173 cavalos de potência.
Seu
visual é arrebatador. De estilo dinâmico e agressivo, esse autêntico hot
hatch é rico em detalhes, realçados pela nova roda de alumínio diamantada de 17 polegadas,
novo farol com módulo elíptico e luz diurna em LED, revestimento do retrovisor
e aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escamento cromada e
nova grade dianteira com detalhes na cor vermelha.
O ambiente interno exclusivo
destaca o tom escuro do painel e elementos na cor vermelha presentes inclusive
no painel de instrumentos iluminado em LED, na costura do
revestimento dos bancos e de peças como apoio de braço e volante em couro negro
e vermelho perfurado com marcação do “Zero”, inserto
cromado e placa GT.
O interior esportivo e exclusivo se completa
com as pedaleiras em alumínio, maçanetas, embelezadores dos aeradores em cromo
acetinado, manopla do câmbio cromada, soleiras nas portas dianteiras, luz de
leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. Outro destaque fica por
conta do painel de bordo com revestimento em “soft-touch” padrão Stellar.
Com
esse pacote, o consumidor está imerso em um universo próprio antes mesmo de dar
a partida. Ao fazê-la, seus sonhos se cristalizam em uma experiência única de
condução: o i-Cockpit, a central multimídia de
nova geração e principalmente o alto desempenho de motor turbo THP de 173 cv,
que confere uma aceleração vigorosa de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos
e velocidade máxima de 220 km/h (etanol).
Na concepção do Novo 208 GT, diversas
adaptações foram feitas com o objetivo de conferir à nova versão esportividade
e segurança:
· Suspensão com
lei de amortecimento específica, visando à condução esportiva;
· Pneu esportivo
com perfil baixo (205/45 R17 88V) Michelin Pilot Sport 3: pneu de baixo atrito
ao rolamento, otimizado para reduzir o consumo de combustível e alta aderências
nas curvas;
· Direção com
melhor precisão do centro e calibração orientada para altas velocidades;
· Freio: Disco
dianteiro com diâmetro maior em 17mm e em 6mm na espessura. Discos sólidos nas
rodas traseiras;
· Sistema ESP com
calibração específica, para aumentar o controle em altas velocidades e curvas
agressivas;
· Hill Assist mantém
o veículo imobilizado durante 2 segundos em uma saída em ladeira, dando tempo
suficiente para mover o pé do freio para o pedal do acelerador sem que o
veículo se mova;
· Iluminação estática de interseção (função
“cornering”):
ü Com os faróis baixos ou
altos ligados, permite que o feixe de luz do farol de neblina ilumine o
interior da curva, quando a velocidade do veículo for inferior a 40 km/h
(condução urbana, estrada perigosa, cruzamentos, manobras de estacionamento,
etc).
Esta função é acionada com ativação da luz indicadora de mudança de
direção correspondente ou a partir de um determinado ângulo de rotação do
volante.
Esta função fica inativa quando o ângulo de rotação do volante for
inferior a um determinado valor, a velocidade superior a 40 km/h e quando é
engatada a marcha à ré.
O programa de estabilidade eletrônica
(ESP) integra as seguintes funções:
Anti-bloqueio de rodas (ABS) e
repartidor eletrônico de frenagem (REF);
Assistência à frenagem de urgência (AFU);
Anti-derrapagem de rodas (ASR);
Controle dinâmico de estabilidade (CDS);
Função Hill Assist
Novo Peugeot 208 Sport: versão com
estilo esportivo.
A Peugeot também pensou no cliente que
preza igualmente por um visual mais esportivo do modelo, mas sem o apelo da
performance em primeiro plano. Assim, o Novo 208 Sport traz, externamente, uma
nova grade com contorno preto brilhante e detalhes em vermelho e preto. O farol
de neblina possui decoração em preto brilhante e roda de alumínio de 16
polegadas no mesmo tom. Completam sua roupagem o revestimento externo do
retrovisor e o aerofólio em preto brilhante. Monograma SPORT estampa as
laterais do modelo.
Internamente,
o modelo tem volante esportivo em couro perfurado com fundo vermelho, costura
vermelha e inserto de cromo-acetinado. Ele também se vale pedaleiras esportivas
em alumínio, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas
luzes de leitura de mapa em LED. O Novo 208 Sport é equipado com o motor 1.6l
16V e caixa manual.
i-Cockpit: para uma direção intuitiva
e divertida
O
conceito do i-Cockpit é tão inovador e único que virou uma marca registrada
mundial da Peugeot. Presente em toda a linha do Novo 208, ele diferencia os
modelos da Peugeot dos demais veículos ao romper com o tradicional conceito do
posto de condução. Nele, a Peugeot coloca o motorista em uma posição diferente
da usualmente conhecida, permitindo que ele desfrute do comportamento dinâmico,
esportivo e seguro, sem deixar de lado o conforto que o novo compacto oferece.
Nesta
arquitetura, o painel de instrumentos elevado permite que a leitura das
informações seja feita por cima do volante de pequeno diâmetro. Com base achatada
e em posição mais baixa, o equipamento reforça ainda mais o carácter inovador e
divertido de dirigir o modelo. O terceiro pilar do i-Cockpit é formado por uma
das centrais multimídia mais modernas do mercado. Bem ao alcance das mãos, o
equipamento é destaque em tecnologia, no qual a concepção do modelo se apoia
tão fortemente.
Linhas
ainda mais dinâmicas e elegantes
Facilmente
reconhecido nas ruas, o Peugeot 208 sempre apresentou estilo marcante. Agora, o
novo modelo reforça a atratividade estilística de
seu desenho.
A
dianteira está revigorada por uma nova guia de luz em LED, apliques cromados
próximos às lâmpadas e faróis de máscara negra, que contribuem para a
modernidade e a identidade do veículo, por meio de uma assinatura forte e
única. Há ainda novos para-choques, grade e área
inferior que integra uma moldura diferenciada para as luzes de neblina.
A
lateral do Novo 208 apresenta a mesma harmonia que acompanha o seu desenho. A
relação entre os balanços curtos e o comprimento total do carro, o quadro das
portas embutido na carroceria, que é apoiada por novas rodas de liga leve de
15, 16 e 17 polegadas com tratamento bicolor e diamantadas – com exceção da
configuração inicial – e a linha de cintura ascendente mostra uma área
esculpida com desenho marcante.
Em
forma de bumerangue, as novas lanternas com três “garras” em LED garantem
um efeito tridimensional que remete, naturalmente, a elementos tecnológicos.
Central
multimídia de nova geração para uma conectividade intuitiva
Posicionada
em primeiro plano, a central multimídia ao alcance das mãos e na mesma altura
dos olhos do condutor e do passageiro da frente oferece máxima segurança,
conforto e, claro, tecnologia em um equipamento de segunda geração.
A
nova central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de
7 polegadas e de funcionamento intuitivo. O botão MENU permite acessar num
clique o conjunto das funções:
· MÍDIA RÁDIO para selecionar as diferentes fontes de
áudio (rádio AM/FM, streaming de áudio e viva voz via Bluetooth, USB – áudio
com exibição de capas, foto e viewer – AUX, calculadora, calendário e Jukebox
com 16 Gb de memória para armazenagem de música – atrelado à função Navegação);
· AJUSTES para acessar as configurações
do sistema;
· SERVIÇOS CONECTADOS para conectar-se ao
MirrorScreen;
· TELEFONE para acessar as funções ligadas ao
telefone com reconhecimento de voz;
· CONDUÇÃO dá acesso ao computador de bordo e as
diferentes funções do veículo;
· NAVEGAÇÃO via GPS para acesso de mapas (Brasil,
Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa),
limites de velocidade em vias rápidas e pontos de interesse, entre outros.
· CÂMERA TRASEIRA (versões GT e Griffe): Quando
engatar a marcha ré, o sistema multimídia projeta automaticamente na tela uma
imagem permitindo visualizar o que está atrás do veiculo. Além da informação
visual, o sensor de estacionamento traseiro permite através de uma ajuda sonora
de identificar a proximidade com um eventual obstáculo atrás do veículo.
O sistema permite ainda o
espelhamento de tela de smartphones na tela da central multimídia. Nos veículos
Peugeot esta funcionalidade chama-se MirrorScreen, que apresenta as seguintes
vantagens:
· Integração e modernidade ao respeitar estilo e
ergonomia ao exibir a tela do smartphone sobre a de 7'';
· Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas
para uma utilização compatível com a condução, com dois níveis de informação
conforme o veículo se movimenta ou não;
· Simplicidade: exibição e controle das aplicações
compatíveis desde a tela tátil de 7';
· Controle: utilização do mesmo pacote de dados
cliente, sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal;
· Compatibilidade assegurada por duas soluções:
MirrorLink para Sony, Samsung e HTC e CarPlay para o Iphone 5 ou superior.
Compatibilidade
assegurada por dois protocolos de comunicação:
1. MirrorLink – smartphones e apps
compatíveis (Sony, Samsung, etc.) :https
Nenhum comentário:
Postar um comentário