Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Salão do Automóvel 2014: Pajero Dakar, com o legítimo DNA 4x4 da Mitsubishi





Pajero Dakar não tem medo de situações difíceis fora de estrada
           
 Luís Alberto Alves

 Potência e robustez. Assim é o Pajero Dakar, legítimo 4x4 da estrada que tem em seu DNA a tradição e o pioneirismo da Mitsubishi Motors. Este SUV leva confortavelmente toda a família com espaço de sobra para até sete ocupantes e é capaz de enfrentar as mais difíceis situaçõesoff-road, graças ao completo sistema de tração com reduzida.

 “O nome deste SUV já diz muito sobre sua personalidade. “Pajero” é tradição em todo mundo com 30 anos de história, tecnologia e evolução. “Dakar” é referência mundial quando se fala em off-road. Por isso, o Pajero Dakar confirma o DNA 4x4 da Mitsubishi, sinônimo de liberdade, aventura, superação e resistência", destacou o presidente da Mitsubishi Motors do Brasil, Robert Rittscher.

 Robusto por fora e dócil ao volante. Dentro do Pajero Dakar, o motorista e passageiros tem à disposição a praticidade do kit multimídia com o conforto dos bancos com couro, quetêm design moderno e ergonômico, com regulagem elétrica nos dianteiros. A direção hidráulica e osPaddle Shifters em Titanium Style completam a versatilidade deste SUV, deixando a condução ainda mais prazerosa e esportiva.

 Tecnologia e praticidade estão presentes em todos os detalhes do Pajero Dakar. O SUV é equipado com sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, ar condicionado automático, keyless, para abertura e fechamento das portas, além de retrovisores com rebatimento elétrico.

                                                      Longas Viagens
 O Pajero Dakar é um carro ideal para as longas viagens. Além de todo o conforto, o veículo é equipado com um tanque de combustível de 90 litros, proporcionando muito mais autonomia. A segurança é reforçada com sistema Full Airbags, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

 A terceira fileira tem o sistema Double ActionFolding, onde os bancos são rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta-malas. Quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros, inclusive com comando de ar-condicionado independente. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.627 litros.

 Para o conforto ainda maior do motorista e passageiros, o Pajero Dakar tem 24 porta-objetos distribuídos pelo veículo, duas tomadas 12V e 12 luzes de cortesia que garantem melhor visibilidade no interior.

Com um raio de giro de 5,6 metros, o Pajero Dakar é versátil em qualquer situação, permitindo curvas e manobras com facilidade. A frente Frontside Dakar tem desenho arrojado e harmônico, grade off-road integrada ao conjunto óptico que recebe faróis de xênon HID com regulagem automática de altura e lavador. Os faróis de neblina estão integrados ao para-choque e as rodas Power Design são de liga leve de 17”.

Conforto garantido nas longas viagens

                                                       Sistema Multimídia
 O veículo é equipado com sistema multimídia Power Touch, GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, câmera de ré com as imagens sendo exibidas na tela de 7" e sensor de estacionamento.

 O trabalho de desenvolvimento da engenharia da Mitsubishi Motors Brasil é constante e deixa o Pajero Dakar ainda mais silencioso e econômico, graças a uma relação do diferencial mais alongada.  O motor diesel tem quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas, injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 180 cv a 3.500rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm.

Já o motor flex, 3.5L V6 MPI tem205 cv. Com tecnologia nacional, foi projetado para funcionar com gasolina ou etanol, em qualquer proporção.Montado na longitudinal, tem24 válvulas e o torque chega a 33,5 kgf.m a 3.500 rpm (etanol) e 31,5 kgf.m a 3.500 rpm (gasolina).

A tecnologia do Pajero Dakar permite até 20 combinações de marcha,o que torna este SUV um veículo perfeito para rodar nas grandes cidades e nos mais diversos tipos de terreno. O câmbio automático da versão HPE dieseltemcinco velocidadese é equipado com Sports Mode e INVECS-II(Intelligent&InnovativeVehiclesElectronicControl System), que reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais agradável a condução do veículo em qualquer situação.
 
No modo sequencial Sports Mode, a troca de marchas é feita manualmente
                                                      Tração Traseira
 O motorista pode optar pelo modo sequencial Sports Mode, onde a troca de marchas é feita de forma manual tanto na alavanca no console, como nos paddle shifters localizados estrategicamente atrás do volante.

 A vocação off-road presente no nome deste SUV pode ser comprovada através do moderno sistema de tração SuperSelect 4WD com quatro modos distintos de seleção: 4x2 (2H), 4x4 (4H), 4x4 bloqueado (4HLc) e 4x4 bloqueado com reduzida (4LLc).

 No modo 2H, o SUV opera somente com a tração traseira, sendo recomendado para uso urbano e em rodovias, onde não é necessária a força nas quatro rodas e privilegia a economia de combustível. O modo 4H faz com que o veículo distribua eletronicamente a força de tração nas quatro rodas, atuando quando necessário e ideal para estradas e pisos molhados com baixa aderência.

Já no modo 4HLc, a tração estará atuando o tempo todo nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e é recomendado para situações off-road. O modo 4LLc também terá a tração nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e reduzido, onde se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos.

                                                       Visão Completa
 Os ângulos de entrada e saída mostram toda sua vocação off-road. O ângulo para subida é de 36º, de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º. A altura livre do solo é de 215 mm, o que deixa o motorista e passageiros com uma visão completa de dentro do veículo.

 O Pajero Dakar é construído no conceito cabon chassi, e tem 20 pontos reforçados em sua estrutura, resultando em viagens mais prazerosas, tranquilas e confortáveis. O chassié constituído por longarinas do tipo boxtype com alta resistência a torção e flexão, capaz de enfrentar os maiores desafios off-road. A suspensão rydedynamics.é resistente e confortável em todas as situações.

 O Pajero Dakar é equipado com o que há de mais moderno em segurança. A cabine conta com o sistema RISE de deformação programada. A coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno são colapsáveis e o Pajero Dakar ainda conta com barras de proteção lateral e sistema Full Airbag, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

 O sistema de freios também recebe novidades e conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.

                                                       Acabamento exclusivo
 A sigla HPE (High PerformanceEquipment)confirma que o Pajero Dakar é um veículo completo, com grande destaque no mercado, e que proporciona mais segurança e conforto ao motorista e passageiros.

 O estilo e a beleza estão presentes em cada detalhe do Pajero Dakar. Para o acesso ao veículo, o sistema keyless facilita o travamento e destravamento das portas.O modelo possui conjunto óptico integrado ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite e contorno cromado, além de grade frontal com moldura cromada. Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.

 Com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades. Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas também recebem acabamento cromado. Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo. Completando a parte externa, o Pajero Dakar HPE é equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção com led posicionadas nos retrovisores externos.

 Com iluminação na cor vermelha, o painel tem instrumentos de fácil leitura e visualização. O volante de três raios vem com piloto automático e comandos de áudio integrados, além de ajuste da coluna de direção. O Pajero Dakar tem 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm.

                                                          Cores
Produzido na fábrica Mitsubishi Motors em Catalão, no interior de Goiás, os veículos da linha Pajero Dakar têm três anos de garantia e estão disponíveis nas cores Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Tecno e Preto Ônix.



Nenhum comentário:

Postar um comentário