Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

domingo, 16 de novembro de 2014

Salão do Automóvel 2014: Kia apresenta Soul com mais charme





A segunda geração do Kia Sul chega ao Brasil


Luís Alberto Alves

 Sucesso nos mercados norte-americano, europeu e sul-coreano, a segunda geração do Kia Soul chega ao Brasil para dar continuidade a sua bela trajetória. Lançado nos EUA no final de 2013, o novocrossover da Kia Motors foi redesenhado no estúdio da marca sul-coreana, em Irvine, na Califórnia, com o desafio de surpreender e conservar o DNA da Kia e do próprio modelo para proporcionar aos clientes um sentimento de conforto e continuidade.

 O modelo foi montado sobre um novo chassi, mais rígido e largo - a nova geração do crossover mede 1.800 mm de largura e 2.570 mm de entre-eixos. O Kia Soul cresceu sem perder suas características, ampliando o espaço do porta-malas e dos passageiros, além de reduzir os níveis de NVH [noise, vibrationandharshness]. Devido ao novo projeto, o modelo está 28,7% mais rígido quando comparado ao seu antecessor, o que resultou em uma dirigibilidade melhor e mais prazerosa. Tanto a suspenção dianteira (tipo McPherson) como a traseira (eixo de torção) receberam novas calibragens, beneficiando o conforto e a estabilidade.

 Baseado no conceito Track’ster, apresentado pela Kia Motors em 2012 no Salão de Chicago (EUA), o Kia Soul trouxe elementos do conceito que renovaram seu visual, como a transição direta da entrada de ar inferior trapezoidal com detalhes na cor do veículo e as luzes de neblina arredondadas na traseira que acompanham o desenho do para-choque. Concebido pela equipe de design para oferecer uma aparência muito mais Premium, o Kia Soul ganhou toques especiais como um novo formato dos faróis (mais longos), break light em led, maçanetas e espelhos retrovisores externos com detalhes na cor do carro e o logo da marca na lateral.

 O Kia Soul encontrou o equilíbrio entre o design de seu antecessor com as proporções audaciosas do conceito Track’ster, com um esforço colaborativo sob a orientação do atual presidente global da marca, Peter Schreyer.

 No mês passado, aqui no Brasil, Peter Schreyerdisse que um dos maiores desafios do design é melhorar um automóvel já bem concebido em suas gerações subseqüentes. “No caso do novo Soul foi possível não só melhorá-lo como também conseguimos agregar mais valores a ponto de posicioná-lo em patamar ainda mais Premium em sua categoria”, observou.

Estilo e design – O Kia Soul é um crossover urbano de cinco portas que possui 4.140 mmde comprimento, 1.800 mm de largura e entre-eixos não convencional, de 2.570mm. Porém, o que faz a aparência do Soul se destacar são suas medidas verticais: a altura total é de 1.613 mm (sem rack) e de 1.625 mm (com rack) e a base do para-brisa é 135 mm mais alta que em um carro compacto típico.

 O veículo oferece um espaço imenso para os passageiros, característica que o diferencia de muitos outros veículos com dimensões exteriores maiores. O espaço de bagagem também é bastante generoso – são 686 litros, incluindo o espaço da caixa porta-objetos do assoalho do porta-malas, com os assentos traseiros em posição vertical.

Conforto e conveniência – O novo Kia Soul oferece aos clientes Kia qualidade superior de acabamento e uma extensa lista de itens de série que proporcionam conforto e conveniência a seus ocupantes.

 As duas versões de acabamento disponíveis no mercado brasileiro contam com ar-condicionado digital com ionizador; banco do motorista com regulagem de altura e revestimento em couro; chave “Smart Key” para abertura das portas, porta-malas e acionamento do alarme; botão “Start/Stop” para partida do motor por reconhecimento da chave “Smart Key”; encostos de cabeça dianteiros e traseiros com ajuste de altura; luz interna com temporizador e efeito “fade out”; porta-objetos no console central; porta-objetos e porta-garrafas nas portas; porta-luvas climatizado com abertura amortecida e iluminação; sistema imobilizador de ignição; tampa no compartimento de bagagem; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros com comando elétrico nas quatro portas; volante de direção com regulagem de altura e profundidade; faróis de neblina com lentes de policarbonato e outros.

 O sistema de som apresenta rádio MP3 player – a tela é color touch TFT LCD de 4.3” e o sistema “My Music” com espaço de 800 MB para armazenamento de músicas - com controle no volante, entrada auxiliar, iPod/USB; quatro alto-falantes e dois tweeters. O volante e a alavanca do câmbio são revestidos em couro, os espelhos retrovisores possuem aquecimento, além de regulagem elétricos, de série para todas as versões e bluetoothhands-free para celular. As rodas são de liga leve aro 18’’, com pneus 235/45 R18.

Motorização – O Kia Soul é equipado com motor 1.6 litro, 4 cilindros em linha, DOHC, 16válvulas CVVT. A potência, se abastecido com etanol, é de 128 cv a 6.000 rpm e torque de 16,5kgm a 5.000 rpm. Com gasolina, chega a 122 cv a 6.000 rpm e torque de 16,0 kgm a 4.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades com opção de troca seqüencial.

Segurança – As duas versões do Kia Soul possuem airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; cintos de segurança de 3 pontos para todos os assentos; dianteiros com pré-tensionadores (normal e de ancoragem), limitadores de carga e regulagem de altura; desembaçador no vidro traseiro temporizado; direção com assistência elétrica progressiva [modos normal, conforto e esporte]; limpador do vidro traseiro intermitente; luz de freio montada no vidro traseiro e sistema de proteção contra descarga de bateria. O modelo apresenta também câmera de ré com visor no display do rádio e freios com ABS e EBD.

 Assim como todos os modelos da Kia Motors do Brasil – com exceção do comercial leve Bongo–, o Soul possui garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.


Nenhum comentário:

Postar um comentário