Para reduzir riscos de acidentes não se pode abrir mão do protetor de cárter |
Luís Alberto Alves
Ao comprar um carro, é comum o consumidor
ficar em dúvida: o veículo vem ou não com protetor de cárter? Caso não venha,
preciso colocar? Esse acessório é importante ou não? A marca DHF, fabricante do
acessório e pertencente ao grupo norte-americano Cequent Performance Products,
responde a essas e outras dúvidas:
- Para que
serve o protetor de cárter?
O cárter
é o reservatório de óleo do motor. Quando exposto, fica sujeito a impactos
causados por pedras, buracos e lombadas, e que podem danificar o reservatório
de óleo e outras partes, como quadro de suspensão, caixa de câmbio, parte
inferior do radiador, mangueiras, tubo de escapamento, etc. Por isso, o
protetor tem um papel fundamental na preservação mecânica do cárter. Além de
colaborar com a redução de sujeira na parte inferior do motor, como lama, mato
e terra, o que pode reduzir a vida útil de alguns componentes do compartimento
do motor.
- Ele é obrigatório?
Não. Este
acessório não é obrigatório. Mas seu uso é indicado desde que o proprietário
queira usufruir dos benefícios citados acima.
- Existem
vários modelos do acessório?
Sim. Cada
veículo tem seu protetor de cárter específico.
- Os
veículos já saem das montadoras com o protetor de cárter?
Nem todos,
mas mesmo sendo um acessório, a maioria das montadoras indica seu uso. Quando
eles não saem da fábrica com o acessório, especialistas podem identificar se o
veículo já possui pontos adequados para fixação do acessório, como furos
roscados, prisioneiros com rosca ou buchas, ou ainda alojamentos previstos para
estes tipos de fixadores.
- E
nos casos dos veículos que não possuem esses pontos pré-definidos?
É
necessário verificar quais pontos serão utilizados na fixação do mesmo, para
garantir o bom desempenho do acessório e não causar danos estruturais que
comprometam a segurança do veículo.
- Onde
posso comprar um protetor de cárter? Qual é a vantagem de comprar diretamente
da concessionária?
Os
protetores são comercializados em distribuidores, lojistas e concessionárias. A
vantagem de comprar o produto diretamente na concessionaria é que o carro
estará protegido desde o momento da compra. No entanto, é fundamentaladquirir
um protetor com projeto de engenharia qualificado, pontos de fixação
adequados, qualidade na chapa utilizada e nos pontos de solda. Estes itens vão
garantir o excelente desempenho do protetor.
- Onde
devo instalar o acessório quando o veículo não sai da concessionária com ele?
Em
lojas autorizadas ou oficinas mecânicas com instaladores treinados e
capacitados.
- Quanto
custa um protetor de cárter?
O preço de
mercado varia de R$ 50 a R$ 150,00.
- De que
material é feito?
Chapas em
aço carbono, nas espessuras que variam de 1,00mm a 2,00mm, dependendo do modelo
e aplicação do veículo. Elas promovem a resistência
mecânica contra impactos e contam também com a pintura EPOX Eletrostática, que
aumenta ainda mais a qualidade e durabilidade do produto.
- Qual é a
média de durabilidade de um protetor de cárter? É preciso trocar o acessório de
tempos em tempos?
A
durabilidade varia conforme os cuidados e utilização do veículo, por exemplo:
fora de estrada, regiões alagadas, regiões litorâneas, etc. No entanto, é
preciso trocar o protetor caso ele não esteja em boas condições, para que o
reservatório de óleo do motor seja preservado.
- Caso ele
sofra alguma avaria devido a uma batida extremamente forte, é possível arrumar
o protetor ou ele deve ser trocado por inteiro?
A peça
deve ser totalmente trocada, pois uma vez recuperada ela perderá suas características
originais além do risco de interferências na parte inferior do veículo,
causando vibrações, ruídos ou ainda danos mecânicos.
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