Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mitsubishi Motors do Brasil: 24 anos de história






 
Um dos destaques da Mitsubishi, Pajero Full

Luís Alberto Alves

 Em 1990, o mercado brasileiro se abria para as importações. Depois de muito trabalho, em 1991,os primeiros veículos Mitsubishi desembarcaram no país e a cidade de São Paulo inaugurou o primeiro ponto de venda da marca para comercializar a L200. A escolha deste segmento e o início da importação do Pajero Full, em 1992, foram um sucesso. Em apenas dois anos, a empresa já contava com 20 concessionárias Mitsubishi em 18 cidades do País. Uma rede diversificada que importava e distribuía os modelos Lancer, Space Wagon, Eclipse, 3000GT, Colt e Pajero Full. Nascia a MMC Automotores do Brasil.

 Em 1995, era criado o primeiro rali de regularidade do país: o Mitsubishi Motorsports. Nova mania entre os apaixonados por carros, a competição off-road se tornou uma experiência de marca. Desde suas primeiras edições, o rali assumiu também um papel social e passou a incluir a doação de alimentos para entidades sociais como parte de suas atividades. A Mitsubishi Motors se consolidava como referência nas competições off-road brasileiras.

 Alguns anos depois, em 1998, foi inaugurada a fábrica da Mitsubishi Motors Brasil, localizada em Catalão, interior de Goiás, promovendo o desenvolvimento da região.Em meio a uma ampla área ambiental, a unidade da Mitsubishi Brasil nasceu pautada pela excelência da qualidade e pela sustentabilidade, com a utilização responsável da água e a destinação adequada de seus resíduos sólidos desde o início. Com uma área construída de 14 mil metros quadrados, no dia 15 de julho saía da linha de montagem a primeira Mitsubishi L200. Cabine dupla, motor a diesel e tração nas quatro rodas.

 O estilo de vida 4x4 ganhava dois novos eventos de peso: a Mitsubishi Cup e o rali de velocidade Cross Country. E quatro anos depois chegava o Mitsubishi Outdoor, rali de estratégia e atividades culturais para toda a família. A presença constante nas provas off-road inaugurou uma linha de produção de carros especiais para competição, e a Mitsubishi conquistou uma posição importante nesse mercado.

 Em 2001, um novo canal de comunicação estreitava ainda mais a relação da marca com seus clientes, inovando o mercado editorial brasileiro. Em pouco tempo, a MitRevista atingiu a tiragem de 100 mil exemplares distribuídos exclusivamente para clientes Mitsubishi.

 Em 2004, uma nova marca entraria para a história: já eram 100 mil veículos Mitsubishi vendidos no Brasil. Três anos depois, com os lançamento dos primeiros veículos 4x4 Flex do mercado, a inovação virava sinônimo de sustentabilidade. E mesmo com um expressivo aumento na produção, a Mitsubishi Motors Brasil reduzia o consumo de energia utilizada para a fabricação de cada veículo.Três anos depois, em 2010, a Mitsubishi anunciava o projeto Anhanguera II, que previa expansão para 247 mil metros quadrados de área construída até 2015.

 Neste mesmo ano, a empresa inaugurou uma oficina especializada na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo, responsável por todo serviço de manutenção, desenvolvimento, testes e apoio durante as etapas de cada prova. No início, o espaço abrigava a equipe Triton RS da Mitsubishi Cup. Logo depois, em parceria com a engenharia de competição, passou a oferecer todo o suporte para as equipes do Rally dos Sertões e do próprio Rally Dakar, com a realização de testes em todos os veículos de rali da marca.

 Um ano depois, em 2011, a Mitsubishi iniciou uma parceria com o autódromo Velo Città. São 3 mil e 500 metros de traçado, com curvas de baixa e alta velocidade, além de longas retas e muitos desafios. Construído dentro dos padrões exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo, o Velo Città foi preparado para responder a todas as exigências de competições oficiais. Hoje ele abriga diversos eventos, como LancerCup, Lancer Evo Day, Lancer Experience e Racing School.

 Neste mesmo ano, a Mitsubishi entrou para o segmento dos sedans, importando um dos carros mais conhecidos da marca, o Lancer. Atualmente, a fábrica de Catalão libera mais de 300 veículos por dia, com os mais altos padrões de qualidade em seus processos, desde o projeto de desenvolvimento do produto até a Auditoria Final pós-montagem.

 São fabricados, em Catalão, os modelos do Pajero TR4, Pajero Dakar, linha L200 Triton e ASX. E importa os modelos do Pajero Full, Outlander, Lancer Sedan, Lancer Sportback Ralliart e Lancer Evolution X. Resultado expressivo do trabalho de um time comprometido, com a energia fundamental para continuar diariamente esta história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário