São 200 ônibus híbridos e 179 convencionais para operar no sistema Transmilênio da Colômbia |
Luís Alberto Alves
A Volvo Bus Latin America entregou 379 ônibus
para o Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá, capital da
Colômbia, no primeiro trimestre deste ano. São 200 ônibus híbridos e 179
ônibus convencionais que vão operar integrados ao Transmilênio, como é
conhecido o sistema BRT da cidade.
A Volvo está presente em Bogotá desde o início
do projeto do Transmilênio, em 2001. A empresa é líder no segmento
de ônibus urbanos na capital do país, com mais de 65% de participação de
mercado. A opção por ônibus articulados, biarticulados e os alimentadores
da marca vem contribuindo para o BRT da cidade ser considerado um dos mais
modernos e eficientes do mundo.
“Os nossos veículos conquistaram os
clientes pela robustez, alta disponibilidade e eficiência no consumo de
combustível, um dos itens que mais pesam na planilha orçamentaria”, disse o gerente
de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America, Euclides Castro.
A Volvo oferece aos seus clientes suporte
pleno de pós-venda para maximizar o desempenho dos veículos com um menor custo
operação. No pacote estão incluídos treinamento constante de motoristas,
sistema de telemetria, para que acompanhem a performance dos ônibus em tempo
real; e atendimento nas garagens dos clientes com equipe de mecatrônicos
especializados. Além disso, todos os híbridos vão operar com um contrato em que
a Volvo assume não só a manutenção do veículo, mas também a total
responsabilidade pela bateria dos veículos.
Híbridos
Os primeiros dos 200 híbridos da Volvo que vão
operar no sistema de transporte urbano de Bogotá começam a circular na segunda
quinzena de abril. Para oferecer aos clientes o suporte necessário para
operação dos novos veículos, a empresa está construindo uma nova oficina na
cidade. Além disso, os motoristas que vão dirigir os híbridos também estão
recebendo treinamento adequado para que consigam tirar o melhor proveito da
tecnologia.
“Estamos reforçando nossa estrutura
para atender aos clientes que adquiriram veículos híbridos. A tecnologia ainda
é novidade e o treinamento dos motoristas é fundamental para que obter a melhor
média de consumo, garantir uma baixa emissão de poluentes e recarregar as
baterias durante as frenagens”, explicou o gerente comercial da Volvo Bus Latin
America na Colômbia, Alexandre Selski.
A economia de
combustível e redução de emissões devem-se à tecnologia desenvolvida pela
Volvo: dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de
forma independente. Quando o veículo opera no modo elétrico não consome
combustível e não emite poluentes. O motor elétrico é utilizado para arrancar o
ônibus e acelerá-lo até 20 km/h e o motor diesel entra em funcionamento em
velocidades mais altas. O motor a diesel fica desligado quando o veículo
está parado para embarque e desembarque e a energia das frenagens é usada para
carregar as baterias do motor elétrico.
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