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segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Bridgestone: Saiba como fazer a leitura correta dos pneus de seu veículo

Os diversos números escritos no pneu trazem informações importantes sobre o produto


Luís Alberto Caju

  O mercado de pneus oferece uma grande variedade de produtos, que se diferenciam pela tecnologia aplicada no desenvolvimento de cada um. Os diferentes produtos apresentam características que os tornam ideais para determinadas aplicações. Porém, não são todos os motoristas ou frotistas que sabem identificar as características de um pneu. Muitos deles, talvez a maioria, não conheçam as informações do produto e não sabem da importância de levá-las em consideração.

  Os pneus são confeccionados com tecnologias distintas. E são elas que os tornam diferentes entre si. Por esta razão, todos eles apresentam ao consumidor um “DNA”, que contém as características do produto. São as combinações de letras e números presentes em suas laterais. Elas indicam características como dimensões, tipo de construção, características de desempenho e até data de fabricação daquele componente.
 
 De acordo com o gerente geral de Vendas e Marketing da Bridgestone, Marcos Aoki, um exemplo claro é o recente lançamento para segmento rodoviário, o Bridgestone R268 295/80R22, 5. A combinação de letras e números de sua lateral apresenta as seguintes informações: Bridgestone  (nome do fabricante), R268  (denominação comercial do produto), 295 (largura nominal do pneu em milímetros), 80  (altura da seção do pneu (80% da medida da largura nominal do pneu), R  (tipo de construção "Radial"), 22,5  (diâmetro do aro em polegadas), 152 / 148 (carga)  (índice de carga (o pneu pode suportar 3.550 kg em rodado simples, um único pneu em cada ponta de eixo / significa que o pneu pode suportar 3.150 kg em rodado duplo, dois pneus em cada ponta de eixo) *, M  (símbolo de velocidade (velocidade máxima de 130 km/h) *.

 “As informações relativas o peso que o pneu pode suportar e a velocidade máxima poderão ser encontradas nos manuais de norma técnicas da Alapa (Associação Latino Americana de Pneus e Aros, responsável pela padronização e normas do setor)”, explicou. Segundo ele, o número composto de 11 dígitos em seguida à palavra DOT identifica o Department of Transportation dos Estados Unidos, responsável pela instituição deste tipo de marcação. “Os quatro últimos dígitos revelam a data de fabricação do pneu: 4812, ou seja, 48ª semana de 2012”, afirmou.

 Todas as informações para o bom desempenho dos pneus estão contidas em sua lateral. Por esta razão, o fabricante orienta os motoristas a nunca optarem pelo processo de reforma chamado remoldagem, uma vez que neste processo é feita a substituição total da parte externa do pneu, incluindo banda de rodagem, ombros e flancos, até a região dos talões. “Este processo exclui as informações originais do pneu. O processo de reforma mais adequado é a recapagem, pois substitui somente a banda de rodagem, que é a parte do pneu que transfere toda a tração e frenagem do veículo com o solo”, finalizou. 

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