Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

segunda-feira, 18 de março de 2024

Dolphin Mini: novo modelo elétrico da BYD no Brasil

 


Radiografia da Notícia

Com preço sugerido de R$ 115.800,00, o design do Dolphin Mini remete à inspiração outros modelos da família BYD

O Dolphin Mini é um pouco mais alto que o Dolphin – cerca de um centímetro a mais – chegando a 1,58m de altura

As rodas seguem design moderno e esportivas, inspiradas no conceito “flocos de neve”

Luís Alberto Alves/Hourpress

A BYD acaba de lançar no Brasil o Dolphin Mini, que segundo a marca chinesa, promete ser o primeiro carro elétrico de muitos brasileiros, que passam a ter acesso a um veículo com tecnologia de ponta, conectividade, design, ótima autonomia e, claro, um preço muito competitivo. Com preço sugerido de R$ 115.800,00, o design do Dolphin Mini remete à inspiração outros modelos da família BYD, como o Dolphin e o Seal. Suas linhas também apostam no estilo Ocean, trazendo inspiração do mar, com linhas retas bem aerodinâmicas, transmitindo beleza, força e personalidade para o compacto elétrico. O Dolphin Mini é um pouco mais alto que o Dolphin – cerca de um centímetro a mais – chegando a 1,58m de altura. Possui 1,71m de largura e 3,78m de comprimento total, ou apenas, 34,5cm a menos que o Dolphin. Um dos pontos de destaque e diferenciais no Dolphin Mini é o seu entre-eixos de 2,50m. As rodas seguem design moderno e esportivas, inspiradas no conceito “flocos de neve”. Possuem aro 16”, produzidas em liga leve, algo não comum em veículos com modelos de entrada e são equipadas com pneus 175/55 R16 80H.

O interior oferece um design espaçoso para quatro passageiros, mantendo uma estética elegante, espaçosa e confortável. A começar pelo acabamento premium ecológico dos bancos. Os dianteiros são em formato de “concha” e o traseiro, integral, que comporta dois passageiros com muito conforto e espaço. Para maior comodidade, o banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições e o banco do passageiro pode ser ajustado manualmente em até quatro posições. Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionadores e aviso sonoro. Um dos principais diferenciais do Dolphin Mini é ausência de túnel traseiro central, permitindo mais espaço, conforto e comodidade extra.

O Dolphin Mini traz avançada multimídia ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 10,1″ e rotação elétrica. Há modo de tela dividida (função GPS/Spotify), além de conexão 4G e armazenamento em nuvens disponíveis no ICS. O modelo traz uma experiência única em cada detalhe como, por exemplo, carregamento por indução para smartphone, além de portas USB-A, USB-C e tomada 12V. Já o painel de instrumentos LCD de 7” oferece diversas informações do veículo ao motorista. Além de direção elétrica, o volante permite ajuste manual de altura e profundidade, características incomuns em veículos de seu segmento.

O modelo oferece controle de cruzeiro com seletor de velocidade, luzes de leitura acionadas via touch, com acionamento automático e luzes de cortesia. O modelo possui quatro alto-falantes localizados nas portas do veículo, que trazem experiência de som em 360 graus, outro diferencial em sua categoria. O console minimalista, horizontal, assegura as principais funções ao alcance da mão. O modelo conta ainda com vidros elétricos, câmera de ré, função “Follow me Home”, assistente de voz e retrovisores com aquecimento, descongelamento e ajuste elétrico, além de rebatimento manual. O novo modelo elétrico da BYD oferece amplo espaço e conforto em seu porta-malas de 230 litros e pode armazenar até 930 litros com os bancos traseiros rebatidos. Conta ainda com amplo espaço adicional de 18 compartimentos distribuídos pelo interior do habitáculo para itens de pequeno volume. O porta-malas conta um kit de reparo de pneus, para consertos emergenciais.

O Dolphin Mini inicia sua trajetória no Brasil com uma série de atrativos. A começar pela sua autonomia de 280km, segundo dados divulgados pelo PBEV, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Aliás, pode-se carregar facilmente o modelo em qualquer tomada comum de 127 ou 220V. O BYD Dolphin Mini pode ser recarregado de 30% a 80% em menos de 30 minutos. O modelo traz a função de agendamento e pré-programação para carregar a bateria. A revolucionária bateria Blade BYD (LFP) de 38 kWh garante segurança e desempenho do modelo. Integrada à plataforma 3.0, forma uma estrutura de carroceria segura e exclusiva, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente. O BYD Dolphin Mini traz motor elétrico com potência de 75 cv com torque máximo de 135 Nm. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 130 km/h. Possui raio de giro 4,95m e peso de 1.239 kg em ordem de marcha (peso bruto total de 1.568 kg).

A segurança do Dolphin Mini atrai muito a atenção. Possui seis airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro). O automóvel tem uma construção de 61% de aço de alta resistência, forjado a ponto de proteger seus ocupantes também contra a maioria dos impactos. O novo modelo elétrico da BYD incorpora outros itens de conforto como Assistência de partida em rampa (HHC), Cruise Control (CC), sistema de monitoramento de calibragem de pneus (TPMS), freio de estacionamento eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), sensores de estacionamento e câmera de ré automática. Combina a função do Brake Booster com os freios ABS, frenagem regenerativa, controle de estabilidade. Incorpora ainda funcionalidades a mais, como o VDC (Controle Dinâmico Veicular), que integra o controle de tração, assistência hidráulica de frenagem, distribuição eletrônica de frenagem e tecnologia de frenagem confortável.

O cartão NFC (Near Field Communication ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade) também está disponível para uso com o BYD Dolphin Mini, transformando o modelo em um automóvel interessante de dirigir e com quatro possibilidades para destravar o veículo: por aplicativo, chave ou por intermédio do NFC (celular e o próprio cartão). O aplicativo permite ainda trancar e destrancar as portas, acender as luzes, acionar o alarme, localizar o veículo com luz e toque de buzina para localização, além de obter informações do estado de carga do veículo. Outro destaque é inteligência por voz nativa, onde alguns comandos podem ser acionados, em português, pelo próprio usuário. A conectividade está presente através do Android Auto e Apple CarPlay.  O modelo oferece ainda o Controller Deceleration Partner (CPD), um sistema de frenagem de emergência através do freio de estacionamento eletrônico. A suspensão do Dolphin Mini é do tipo McPherson na dianteira, e com barra de torção na traseira. Um dos destaques do modelo é o sistema de freios, que trazem segurança e proteção para os ocupantes: freios a disco nas quatro rodas.

 (Linkpress Comunicação Integrada / Imprensa
Fotos: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário