Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Alternativas ao financiamento automotivo ganham destaque em 2023

Arquivo Hourpress


 Radiografia da Notícia

Alinhada a essas mudanças estão os juros de financiamentos, que podem chegar a 57% ao ano

* Atualmente 63,8% dos carros estão sendo comprados à vista, número que estava na casa dos 40% em 2021

* Onde o usuário pode escolher entre um aluguel por horas, dias ou semanas, além de uma assinatura mensal

Redação/Hourpress

A inadimplência dos financiamentos de veículos é a maior desde fevereiro de 2015, chegando a 5,4% dos contratos com atrasos no pagamento há pelo menos 90 dias, de acordo com o Banco Central. Já segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), atualmente 63,8% dos carros estão sendo comprados à vista, número que estava na casa dos 40% em 2021. 

Alinhada a essas mudanças estão os juros de financiamentos, que podem chegar a 57% ao ano em algumas instituições, de acordo com o Banco Central. Em paralelo, a taxa Selic saltou de 2% em 2020 para os atuais 12,25%.

Neste ano, pelo menos duas alternativas aos financiamentos seguem ganhando destaque para os consumidores. De um lado, os aluguéis e assinaturas se tornaram opções para quem precisa de um carro para o dia a dia, onde o usuário pode escolher entre um aluguel por horas, dias ou semanas, além de uma assinatura mensal, trimestral ou anual. Do outro lado, os consórcios se destacam como uma opção de compra planejada e sem juros com prazo de até 100 meses. 

Aluguéis e Assinaturas

Um levantamento recente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, a ABLA, mostra que esse serviço cresceu mais de 16% neste ano, saltando de 91 mil veículos em dezembro de 2021 para mais de 106 mil neste ano. já uma projeção do BTG, aponta que o Carsharing deve chegar a 402 mil veículos no Brasil até 2032. 

De acordo com Luiz Bonini, Chief Growth Officer da Turbi, empresa de aluguéis e assinaturas de carros 100% digital, além de fugir das taxas de financiamento, algumas outras vantagens também estão atraindo os consumidores para essa nova tendência: “quando se assina um carro, não precisa se preocupar com licenciamento, IPVA, depreciação, renovação de seguro. Além disso, o modelo de assinatura oferece uma solução completa, incluindo assistência 24 horas, manutenção, seguro, carro reserva, e a gestão da documentação e IPVA”, explicou o executivo. 

Consórcios

Essa modalidade já existe no Brasil há mais de 60 anos e atingiu números recordes de adesão em 2023, ultrapassando os 10 milhões de consorciados. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (ABAC), 43,6% desse montante possui um consórcio automotivo.

De acordo com Eduardo Rocha, CEO do Klubi - única fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios no país, “além de evitar a taxa de juros, o consórcio é muito inclusivo, pois tem um elevado índice de aprovação. Também não se perde dinheiro com a inflação, já que existe uma correção anual no valor dos planos para garantir o poder de compra do membro. Outro ponto relevante é a contribuição da modalidade com o planejamento financeiro. Na adesão de um plano, os clientes podem escolher o valor do crédito e o número de mensalidades que desejam, o que facilita a gestão financeira”, destacou Rocha.

De acordo com a ABAC, os consórcios cresceram cerca de 10% em 2023, sendo 44% da base de clientes formada por jovens entre 18 e 29 anos. De acordo com Rocha, no Klubi, metade da base de clientes é composta pela Geração Z e Millenials: “Esse público foi atraído por uma renovação que estamos proporcionando ao modelo, oferecendo uma jornada completamente digital e mais transparente, com uma mensalidade mais acessível”, finalizou o CEO do Klubi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário