Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Saiba como proteger o carro dos danos causados pelo sol

 É recomendável utilizar o líquido de arrefecimento de acordo com as indicações do fabricante 

    Hourpress

Os raios do sol castigam qualquer tipo de veículo, mesmo os de grande porte


Luís Alberto Alves/Hourpress

Utilizar o carro em condições recorrentes de temperaturas elevadas no verão brasileiro pode ser prejudicial a alguns itens do veículo. Para preservar e manter uma boa performance do automóvel durante o excesso de calor, a Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, compartilha com os motoristas precauções e pontos de atenção que precisam ser levados em conta nesta época do ano:

1- Componentes como painel, bancos e borrachas sofrem impactos quando expostos ao sol e ao calor e, por isso, tendem a desbotar a cor original e sofrer ressecamento ou até rachaduras, ocasionando a perda da função de vedação de alguns itens. “Entre as partes afetadas está a lataria, que pode ter consequências irreversíveis, de modo que o brilho da pintura e dos faróis fique comprometido”, relata Danilo Silva, Engenheiro de Aplicação da Motul Brasil. “Para controlar essas situações adversas, sempre que possível estacione o carro na sombra, utilize películas de vidro e mantenha as borrachas de vedação limpas”, completa.

2- Outro ponto importante se refere ao cuidado na lavagem do veículo em dias quentes, principalmente sob exposição solar, que pode resultar em manchas permanentes na pintura.  Utilize os produtos específicos para cuidados e manutenção que atendam as características de seu veículo, seguindo as orientações de aplicação.

3- O lubrificante também é afetado em períodos em que a exposição ao sol e ao calor é intensificada, já que quanto mais quente a temperatura, menor a viscosidade do lubrificante. Situações de temperaturas elevadas contribuem para que o veículo opere em condições de trabalho mais exigentes e o superaquecimento do fluido pode reduzir sua vida útil e dos componentes envolvidos, como o filtro. Para driblar essa circunstância, é recomendável utilizar o líquido de arrefecimento de acordo com as indicações do fabricante no manual do carro e verificar com frequência o nível e a condição do fluido no reservatório, além do indicador de temperatura no painel. “O calor do ambiente aumenta as temperaturas de funcionamento dos conjuntos, podendo afetar o bom desempenho do sistema de arrefecimento, motor e freios”, relata Silva.

Confira, abaixo, produtos que auxiliam no melhor funcionamento em cenários como esse:

  • Em relação ao fluido de arrefecimento, o uso da linha AUTO COOL OPTIMAL ou da linha AUTO COOL OPTIMAL ULTRA com Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT) oferece alta performance para impedir o superaquecimento do líquido do radiador;
  • Já a linha AUTO COOL EXPERT apresenta boa eficiência quando o assunto é troca de calor em temperaturas elevadas e, caso a condição de trabalho do motor ainda esteja ultrapassando os limites máximos de temperatura, é recomendado o uso do MOCOOL adicionalmente no radiador.

A Motul também possui lubrificantes premium de motor, como a linha 8100, que é capaz de extrair uma melhor performance do motor, além de garantir estabilidade e maior vida útil de suas propriedades e cooperar na lubrificação dos componentes em condições de altas temperaturas.

“Mesmo mantendo as revisões em dia, com todos os fluidos abastecidos corretamente, estacionar o carro em locais protegidos do sol ou resguardá-lo com capas protetoras pode contribuir para evitar tanto o superaquecimento quanto o ressecamento de peças, painel e bancos”, sugere o especialista da Motul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário