Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Campanha Ponto Cego da Loga alerta sobre os riscos de acidentes no trânsito

 Iniciativa visa prevenir a população sobre os pontos menos visíveis nos veículos 

   EBC

Esses acidentes, em sua grande maioria, são de abalroamento, que consiste na colisão entre veículo e objeto


Luís Alberto Alves/Hourpress

Ação faz parte de uma série de medidas adotadas para reduzir o número de acidentes com os veículos da Loga (Logística Ambiental de São Paulo), responsável pela coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos e de saúde no Agrupamento Noroeste da capital paulista. Segundo Luciano de Oliveira, coordenador de Segurança e Saúde do Trabalho da companhia, 71% das ocorrências devem-se exatamente aos pontos cegos para o motorista. São 32% na dianteira lateral direita, 21% na lateral direita, 12% na traseira lateral direita e 6% na dianteira.

 

Para avisar os munícipes sobre essa questão, a empresa criou a Campanha Ponto Cego. Foi desenvolvido um adesivo de alerta e instalado nos pontos estratégicos das carrocerias de toda a frota. Os selos nessas áreas indicam motoristas de outros veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres para que evitem posicionar-se nesses campos de baixa visibilidade, diminuindo a ocorrência de colisões e atropelamentos.

 

A campanha, estima a empresa, tem potencial para reduzir em até 40% os acidentes. “Isso é muito importante, pois morrem duas pessoas por dia, em média, no trânsito da cidade de São Paulo. Nos cinco primeiros meses de 2022, foram 329 óbitos, segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga SP)”, salienta Oliveira, ponderando que todos devem contribuir para que as ruas paulistanas sejam mais seguras para pedestres e veículos. “É uma causa de toda a sociedade”, afirmou.


Pedestres

 

Segundo a Loga, depois da campanha, comparado com o número de acidentes que ocorriam, houve uma redução de 23% até o momento. Esses acidentes, em sua grande maioria, são de abalroamento, que consiste na colisão entre veículo e objeto, e de pequena monta, quando o veículo sofre danos externos. A meta é eliminar os acidentes, segundo a companhia. “Na ocorrência de um acidente de trânsito, identificamos que boa parte se dá devido a uma somatória de eventos, inclusive a falta de atenção de condutores e pedestres, que assumem riscos agindo com imprudência, negligência ou imperícia e até mesmo desconhecimento dessas áreas de baixa visibilidade pelo motorista”, explicou Luciano.

 

A iniciativa soma-se a outras medidas adotadas pela empresa para ampliar a segurança no trânsito. Também foram investidos recursos na instalação de câmeras na parte traseira dos caminhões de espelhos convexos, sensores frontais, giroflex, setas sonoras e luminosas. A Loga promove treinamento permanente de comportamentos seguros e aprimora o trabalho dos motoristas. “Além disso, realizamos treinamento das operações de coleta de resíduos com tecnologia de cenários de realidade virtual. Temos, ainda, a Central de Inteligência Loga, que monitora online as frotas, possibilitando identificar os eventuais desvios e situações emergenciais”, enfatiza o coordenador de Segurança e Saúde do Trabalho.

 

Segundo Lucas Rodrigo Feltre, diretor administrativo-financeiro da Loga, a empresa vem realizando ações crescentes ao longo dos anos, visando reduzir os acidentes nas vias em que atua. Para isso, adotou várias tecnologias relativas ao uso dos caminhões de coleta, viabilizou estudos de rotas para otimização e eliminação de risco, além de instituir treinamentos dos colaboradores, com foco na questão comportamental das equipes.


Riscos

 

“Todos os acidentes passam por uma comissão multidisciplinar que analisa criteriosamente o ocorrido, buscando mitigar e alertar as equipes para evitar as mesmas situações futuras, bem como os acidentes. Tendo feito as melhorias e ações internas, estamos agora alertando outra parte determinante na busca por avanços da meta: os terceiros. E aí surgiram campanhas extramuros muito importantes para a Loga e para o morador. Uma delas, a Campanha Ponto Cego, com o intuito de alertar a todos sobre os riscos dessas áreas de baixa visibilidade do motorista”, pontuou Feltre.

 

O diretor da Loga ressalta que a empresa pesquisou a questão dos acidentes nas vias e analisou outras iniciativas com veículos longos pela cidade, adotando, assim, um selo apropriado para a sua frota. “Para informar a população sobre a iniciativa, produzimos um vídeo de grande impacto e engajamento, para disseminação principalmente na internet, e optamos por vídeos e conteúdo mais instantâneos para repercussão nas redes sociais”.

 

A campanha ainda envolverá eventos interativos, os quais a população poderá vivenciar a visão do motorista de dentro da cabine. Um deles deve ocorrer no Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, em local ainda a ser confirmado pela empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário