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segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Stellantis e LG Energy Solution: juntas na produção de baterias de íon-lítio na América do Norte

 

As duas empresas apostam no futuro com aumento da venda carros eletrificados

 Nova planta de baterias com capacidade de produção anual de 40 gigawatts hora (GWh)

Luís Alberto Alves/Hourpress

Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) e LG Energy Solution assinaram um memorando de entendimento para a produção de células e módulos de bateria na América do Norte.

As partes preveem que a joint venture construa uma nova fábrica de baterias que ajudará a Stellantis a atingir sua meta de ter veículos eletrificados responsáveis ​​por mais de 40% das vendas dos EUA até 2030. Com início de operação programado para o primeiro trimestre de 2024, a fábrica está visando uma capacidade de produção anual de 40 GWh.

As baterias produzidas na nova fábrica abastecerão as unidades de montagem da Stellantis nos Estados Unidos, Canadá e México para instalação em carros elétricos de nova geração, híbridos recarregáveis ​​ou 100% elétricos, que serão comercializados pelas diversas marcas da Stellantis.

 “O anúncio de hoje é mais uma etapa do desenvolvimento de nosso plano ousado de eletrificação e do cumprimento dos compromissos anunciados durante nosso EV Day em julho”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Com esta iniciativa, definimos a nossa próxima 'gigafactory', com vista a atingir uma capacidade total de pelo menos 260 GWh até 2030. Agradeço calorosamente a todos os envolvidos neste projeto estratégico. Juntos, estaremos na vanguarda do setor, com níveis de eficiência de referência para a indústria, e entregaremos veículos elétricos que despertarão paixões".

“A criação de uma joint venture com a Stellantis será um passo importante em nossa parceria duradoura”, disse Jong-Hyun Kim, CEO da LG Energy Solution. “A LGES se posicionará como um fornecedor de baterias para clientes em potencial na região, graças às nossas habilidades técnicas coletivas exclusivas e às nossas capacidades de produção em massa".

A parceria entre as duas empresas na área de veículos elétricos remonta a 2014. Na época, a LG Energy Solution (então LG Chem) foi escolhida pela Stellantis (então Fiat Chrysler Automobiles) para fornecer o sistema de bateria de íon-lítio para o Chrysler Pacifica Hybrid, a primeira minivan eletrificada da indústria. Com este anúncio, as duas empresas pretendem fortalecer a sua parceria e, ao mesmo tempo, continuar a desenvolver os seus respectivos pontos fortes.

A Stellantis prevê investir mais de 30 bilhões de euros até 2025 na eletrificação e desenvolvimento de software, sem perder de vista o seu objetivo de continuar a ser 30% mais eficiente na relação entre Capex e despesas de Pesquisa&Desenvolvimento e volume de negócios.

A localização desta nova planta está em estudo e mais detalhes serão comunicados posteriormente. As obras de construção estão previstas para começar no segundo trimestre de 2022. A transação será finalizada após a assinatura dos documentos e estará sujeita às condições habituais de fechamento, bem como aprovações regulatórias.

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