Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Saiba como descobrir o valor do IPVA/20



Luís Alberto Alves/Hourpress


Você sabe qual o valor do IPVA/2020  (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) do seu carro? Percebeu que o governo não envia mais o boleto para sua casa, descrevendo o quanto o proprietário do veículo deve desembolsar para não ter o automóvel apreendido numa blitz, numa infração de trânsito gravíssima?

Como milhões de brasileiros, na teoria, vivem plugados na internet; o governo paulista (o IPVA é um imposto estadual) pressupõe que todos têm acesso à internet e conhece os mecanismos para fazer o cálculo do valor à vista do IPVA. Infelizmente não é esta a realidade. 

Existem diferenças para veículos à gasolina, híbridos, etanol, gás natural veicular. Mas como descobrir o valor do IPVA? Caminho das pedras que o governo não ensina é o seguinte: entre no site https://veiculos.fipe.org.br/ , informe a marca do veículo, seguido do modelo e ano na ordem que desejar como aparece no quadro abaixo no formulário da pesquisa:
Mês de referência:
janeiro de 2020
Código Fipe:
001480-0
Marca:
Fiat
Modelo:
MOBI DRIVE 1.0 Flex 6V 5p
Ano Modelo:
Zero KM a Gasolina
Autenticação
vq620j82msp
Data da consulta
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020 10:40
Preço Médio
R$ 43.403,00

Após descobrir o valor do veículo, você vai multiplicar este montante pelos seguintes percentuais (se for flex, multiplique o valor x 0,03; caso seja à gasolina, como no exemplo acima, faça a seguinte conta:  43.403,00 x 0,04 = 1.302,09. Este será o valor do IPVA/20, que poderá pagar à vista ou parcelado em três vezes, de acordo com final da sua placa.

Cuidado com as fake news a respeito do DPVAT, que o governo Bolsonaro tentou acabar, por meio de Medida Provisória. O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve o pagamento, que será de R$ 5,21 em todo o Brasil. Ou seja, o DPVAT continua valendo.

Em São Paulo, o IPVA é regido pela lei nº 13.296, de 23 de dezembro de 2008. O artigo 5º da lei determina que o responsável pelo pagamento do imposto é o proprietário do veículo. Seja pessoa física, jurídica, loja ou leiloeiro, se o veículo estiver em posse de uma dessas empresas.

Carro apreendido não escapa do IPVA

Secretaria da Fazenda de São Paulo faz um alerta importante. Segundo informações do órgão, a apreensão do veículo por infração de trânsito não dispensa o contribuinte do pagamento do IPVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário