Sucesso da ‘Máquina dos Sonhos’ faz marca rever crescimento de 20% para até 50% em 2019; clientes estão superando a economia de diesel de até 12% prometida
Luís Alberto Alves/Hourpress
A Scania já recebeu mais de 11 mil encomendas da
Nova Geração de caminhões, após apenas oito meses de início oficial das vendas.
Com isso, a fabricante, parceira líder na transição para um sistema de transporte
mais sustentável, alterou sua projeção de crescimento no mercado de caminhões
em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), de 10 a 20% para um volume
que ficará entre 40 a 50% superior a 2018.
“A Nova Geração de caminhões Scania nos enche de
orgulho. A nossa promessa de economia de combustível de até 12% em comparação com
a geração anterior já está sendo ultrapassada por inúmeros clientes. Com apenas
oito meses de vendas, já temos o R 450 como segundo caminhão mais vendido de
toda a indústria e da categoria dos pesados”, afirma Roberto Barral, vice-presidente
das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
De janeiro a agosto de 2019, a Scania emplacou 9.685
caminhões no mercado acima de 16t. Alta de 61,3% em comparação às 6.003 do
mesmo período do ano passado. Um desempenho superior ao mercado acima de 16t que
registrou 54.780 unidades (contra 36.155) e acréscimo de 51,5%. A participação
subiu de 16,6% para 17,7%.
Nos pesados, o mês de setembro foi especial para
a Scania. Com as 1.291 unidades emplacadas, liderou o segmento. Já no acumulado
do ano, são 9.599 caminhões e um aumento de 74,1%, em comparação às 5.515 de
2018, o maior dentre os concorrentes. A participação subiu de 23,2% para 25,1%,
também a maior alta. A indústria computou 38.187 unidades ante as 23.728 do
exercício anterior, num crescimento de 60,9%.
“Ou seja, a Scania cresceu acima dos mercados nos
dois casos. Uma clara prova de que a Nova Geração é um sucesso absoluto de
solução de transporte rentável, econômica e de máxima disponibilidade.”
Os destaques são os modelos pesados R 450 (3.912
unidades emplacadas e 10,2% de participação) e R 500 (2.051 unidades e 5% de
participação).
Scania Premium Flexível com redução de até 25% no custo da manutenção
total do caminhão
A Scania inova mais uma vez
suas soluções de Serviços com o lançamento do Programa de Manutenção Premium
Flexível, que permite uma redução de até 25% no custo total do caminhão. Ele se
torna o mais completo plano oferecido pela marca, pois passa a contemplar as manutenções preventivas as corretivas de forma
individualizada e personalizada, para garantir a máxima rentabilidade,
disponibilidade e confiabilidade operacional da frota.
O Programa de Manutenção Scania Premium Flexível já está disponível para caminhões novos e em contratos de adesão de
três, quatro ou cinco anos.
“Na Fenatran 2017,
apresentamos a revolucionária manutenção flexível. Nesses últimos meses, fomos
percebendo que já estava na hora de uma nova evolução. Estamos continuamente
nos desafiando como melhorar ainda mais a rentabilidade da operação. O fruto
desse estudo prático é o lançamento do Premium Flexível”, afirma Fábio Souza,
diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Estamos aumentando a redução do custo
total de manutenção do caminhão com o plano flexível para até 25%. São
promessas ousadas, mas o retorno dos clientes nos prova que o caminho está na
direção correta.”
Outro marco de 2017 foi o
lançamento dos Serviços Conectados. “A conectividade no caminhão nos permite
fazer esta revolução. E, a próxima é transformar a manutenção corretiva em
flexível, ou seja o veículo avisar com antecedência o que deverá ser trocado de
acordo com os fatores operacionais”, diz Souza. “Hoje, na preventiva flexível o
produto avisa o que precisa ser revisado. O
que já é fantástico. Mas, por enquanto, nosso avanço está em garantir a
cobertura das corretivas.”
Esse novo passo, consolida
mais uma etapa na construção constante da jornada de Serviços para propiciar
mais rentabilidade, disponibilidade e evolução de gestão para o transportador.
“O método de cobrança também
será baseado na cobrança da faixa dinâmica de economia de combustível, portanto
agora na preventiva e na corretiva. Antes, o cliente não sentia tanto no preço
o fato de melhorar a faixa de consumo. Agora, a economia será notável. O investimento no Premium Flexível tem mais
atratividade competitiva, e vai garantir a confiabilidade de todo o caminhão”,
conta Gustavo Andrade, gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil. “O
cliente permanece não tendo risco. O valor acertado será o cálculo prévio dos
custos totais de manutenção, e não será mudado ao longo do tempo de vigência.
Se houver mais gastos do que esperado, a Scania assume a responsabilidade,
tornando ao cliente esse custo de manutenção totalmente conhecido por todo
período contratado”.
Portfólio ampliado
Outra novidade é que o PMS Flexível
ganha mais uma opção com o PMS Trem de Força Flexível, que já existe também com
o plano de manutenção tradicional, o Periódico. O Trem de Força oferece a
manutenção total de todas as peças banhadas a óleo do diferencial, câmbio e
motor. Apenas para caminhões novos e em contratos de três, quatro ou cinco anos.
“É uma ótima opção econômica ao cliente que quer manter o “coração” do caminhão
em alta confiabilidade operacional. E no Trem de Força Flexível, o cliente
conta com o grande benefício da cobrança segundo a faixa dinâmica de consumo de
combustível, podendo reduzir seus custos de manutenção”, revela Andrade.
Dessa forma, os programas de
manutenção Scania continuam com as possibilidades dos dois planos de
manutenção, Flexíveis e Periódicos (formato tradicional). O PMS Flexível passa
a contar com o Premium e o Trem de Força, nas corretivas, que se juntam ao
Standard na preventiva. Os PMS Periódicos nas preventivas oferecem o Standard e
o Compacto; e nas corretivas as três opções Premium, Trem de Força e
Mais.
Programa de Manutenção com Planos Flexíveis
Permite até 25% na redução de custos e aumento da
disponibilidade da frota, de acordo com cada perfil de transporte. “As
vantagens são insuperáveis. A manutenção é totalmente customizada para cada
veículo individualmente, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não
paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu
menos, paga menos), inclusive agora no plano Premium. O Standard funciona por
adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do
programa”, explica Gustavo Andrade.
A conectividade é a base de funcionamento da manutenção
flexível, pois é por meio dos dados recebidos que o plano é customizado. Além
de ser a base para a cobrança conforme o consumo de combustível.
O sistema permite a conexão de informações feita
por meio dos Serviços Conectados Scania, identificando diversos fatores como
estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo e intervalos de
manutenção. Portanto, passa a existir uma gestão compartilhada entre cliente e
rede de concessionárias, para mais assertividade e previsibilidade da operação.
A cobrança por quilometragem e de acordo com
faixas de consumo de combustível é inédita dentro da Scania mundialmente.
E, com a novidade da faixa de consumo também aplicada no Premium Flexível. A
arrojada criação brasileira funciona por meio de escalas de economia
determinadas, e torna o pagamento mais dinâmico conforme a operação. Os
veículos que gastarem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de
manutenção preventiva (e agora na corretiva), e de tarifas reduzidas por
quilômetro rodado. Com isso, diminuem as emissões de gases poluentes e
contribuem para a sustentabilidade.
Driver Services: estimular o treinamento
constante do motorista
Nesta constante evolução de Serviços, a boa
performance e a direção do motorista passam a fazer ainda mais diferença. Para
auxiliar o transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de
consumo, a Scania oferece o Driver Services. O programa de condução
personalizada pode chegar em torno de 10% de economia por caminhão. A solução
de orientação para a direção econômica da Scania tem como meta proporcionar o
melhor custo de operação aos clientes, por meio da redução do consumo de
combustível. O formato de orientação inovador no mercado nacional ocorre em
três etapas: o Treinamento, o uso do Driver Support e o Coaching.
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