Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

terça-feira, 19 de setembro de 2017

ZEN inicia fornecimento de polias de roda livre de alternador para o mercado original



Luís Alberto Alves/Hourpress

Com tecnologia e produção 100% nacionais, empresa destaca-se por ser a única fabricante brasileira do componente

Agora os veículos das principais montadoras instaladas no Brasil são equipados com polias de roda livre de alternador produzidas pela ZEN. Isso porque a autopeça catarinense está fornecendo a peça para uma fabricante mundial de alternadores. Com tecnologia e produção 100% nacionais, a empresa é a única fabricante brasileira de polias para o mercado original.
A função da polia de alternador é transmitir o torque do motor do veículo para o alternador por meio de uma correia, transformando a energia mecânica em elétrica para carregar a bateria.

Há alguns anos, os veículos vinham equipados somente com polias rígidas. Com o avanço tecnológico houve uma evolução da peça: a polia de roda livre, que contém diversos componentes internos que permitem que o rotor da peça gire livremente nos casos de desacelerações bruscas ou paradas do propulsor. Com isso, se evita que a correia “escorregue” e apresente o famoso “grilado”, aquele som similar ao de um grilo – daí a origem do termo. Esta polia também aumenta a vida útil dos acessórios, como o tensionador, além de contribuir na redução de vibrações do motor.

A demanda desse componente aumentou com a crescente produção de veículos três cilindros no Brasil, como por exemplo, o Hyundai HB20, Ford Ka, Volkswagen UP!, FOX, Fiat Uno, Mobi e Argo e Renault Sandero, entre outros. É que esse motor tende a vibrar mais em relação aos de quatro cilindros e a polia de roda livre foi uma das soluções encontradas para reduzir as vibrações do motor. Antes, era encontrada principalmente em aplicações comerciais e em veículos equipados com motores diesel, como o GM S10.
Desde 2005, a ZEN já produziu mais de 4 milhões de polias e já conta com mais de 200 itens no portfólio.

Para atender ao aumento da demanda na fabricação desse componente, a ZEN fez investimentos em novos equipamentos e no aprimoramento dos processos para assegurar os níveis de qualidade e segurança. “A excelência dos produtos da marca já é reconhecida pelo mercado. Prova disso é a presença da empresa nos cinco continentes. As peças produzidas em Brusque (SC) são exportadas para mais de 50 países”, afirma Acácio Freitas, Coordenador de Marketing.

Sobre a ZEN
A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.  Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 9,2 milhões de componentes. 

Seu portfólio inclui polias de alternador, tensores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina cerca de 5% d e seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 900 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário