Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Umicore: Buracos podem danificar catalisador



Luís Alberto Alves

Peça pode ser danificada por conta de grandes impactos, exigindo a sua substituição

Com o aumento das chuvas em todo o Brasil elevam-se a quantidade e profundidade de rachaduras e buracos nas ruas, estradas e rodovias do País, comprometendo a estrutura do veículo. A principal fabricante de catalisadores e especialista em controle de emissões, Umicore, alerta para a importância da verificação do componente, que pode ser danificado após grandes impactos, ocasionando a quebra da cerâmica.

Segundo a empresa, o catalisador foi desenvolvido para ter a mesma durabilidade do automóvel, desde que seja realizada a manutenção correta, conforme o manual da fabricante. Porém, impactos causados por trafegar em estradas desniveladas, mal conservadas ou esburacadas podem comprometer, principalmente, os catalisadores posicionados no assoalho.

“Caso o catalisador seja danificado será necessária a sua substituição. O valor da troca varia entre R$ 350,00 e 1.350,00”, explica Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore. A empresa aconselha somente o uso de peças homologadas pelo INMETRO identificadas com o logotipo da instituição.

Vale ressaltar que o aumento das chuvas também pode comprometer os pneus, rodas, suspensão e alinhamento, comprometendo a estrutura e segurança do veículo. “O ideal é que o motorista desvie de buracos e rachaduras, mas sabemos de eles podem passar desapercebidos em algumas situações. Neste caso, a recomendação é passar por eles em velocidade reduzida”, alertou Furlan.

                                     Mais sobre o catalisador automotivo
Montado dentro de uma cápsula de aço inox, o catalisador é composto por uma colmeia cerâmica que, por meio de uma reação química, transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em gases inofensivos.
O abastecimento com combustível adulterado e substâncias presentes em óleos lubrificantes de má procedência também podem comprometer a sua eficiência e durabilidade.

A empresa alerta para os riscos do uso de catalisadores falsos. Além de ser uma infração de trânsito passível de multa, prejudica seriamente a qualidade do ar e a saúde da população. Muitas vezes, também ocorre a retirada do catalisador, afetando o funcionamento do sistema de injeção e o consumo de combustível.

                                                                  Sobre a Umicore
A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em três áreas de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície, e Reciclagem. Cada área está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em produtos essenciais ao dia a dia ou àqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. 

 A área de Tecnologias Limpas (Clean Technologies – CT) é responsável por aproximadamente 50% da receita do Grupo. A Umicore investe cerca de 90% do orçamento da área de Tecnologias Limpas em P&D, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, células de combustível e reciclagem de metais preciosos. 

O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O Grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2014, apresentou faturamento de EUR 8,8 bilhões e, atualmente, emprega 14 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário