Postagem em destaque

Renault inicia a exportação do Kangoo que será comercializado no Brasil

    Divulgação Luís Alberto Alves/Hourpress A  Renault  iniciou a exportação das unidades do Kangoo 1.6 SCe Flex, que serão comercializadas ...

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Fenatran/2015: Volvo lança caminhão FH 6x4 com eixo suspensor

Com o suspensor de eixo ligado, o segundo eixo motriz é desativado


Luís Alberto Alves 

 Reconhecida mundialmente por oferecer os caminhões mais produtivos e avançados do mercado, a Volvo inova mais uma vez lançando no Brasil e demais países latino-americanos o cavalo mecânico FH 6x4 com o eixo suspensor, uma revolucionária tecnologia que desengata e levanta o segundo eixo de tração. A solução é indicada para aquelas operações de transporte que têm trajetos com pouca ou nenhuma carga. “É mais uma solução inteligente e inovadora que a Volvo lança no Brasil para proporcionar menor consumo de combustível e mais conforto nas operações de transporte”, disse o diretor de caminhões da Volvo no Brasil, Bernardo Fedalto

 Com o suspensor de eixo ligado, o segundo eixo motriz do caminhão 6x4 é desativado e as rodas são elevadas, reduzindo o arrasto, as perdas mecânicas e o consumo de diesel. “Este dispositivo permite ao motorista ter dois eixos motrizes com o caminhão carregado. É uma solução que proporciona melhor capacidade de manobra e mais conforto quando o veículo está com pouca carga ou vazio”, afirmou o gerente de engenharia de vendas do Grupo Volvo América Latina, Álvaro Menoncin.

Ao acionar o sistema, o veículo passa de uma configuração de 6x4 para 4x2. “Conduzir com o segundo eixo motriz elevado poupa até 4% de combustível”, observa o gerente. “É uma economia muito importante se considerarmos que o diesel muitas vezes representa até 50% da planilha de custos do transporte”, complementou Fedalto.

                                                                             Vantagens adicionais

A tecnologia garante diminuição no custo operacional para o transportador. “Dirigir com o segundo eixo motriz elevado reduz o raio de giro em até 15%, desgastando menos os pneus e os sistemas de suspensão”, declara Deonir Gasperin, engenheiro de vendas do Grupo Volvo América Latina. É uma solução muito útil para manobras em espaços mais restritos, proporcionando mais agilidade para o motorista e produtividade na operação. Quando está ativado, o sistema reduz também os ruídos e as vibrações.

Outra vantagem é que, em superfícies escorregadias, o motorista pode, apenas acionando uma tecla no painel, fazer uma transferência de carga para o primeiro eixo trativo, o que resulta em maior aderência, reduzindo assim riscos da operação.
Além disso, o transportador pode reduzir outros custos, quando o veículo transitar vazio naquelas praças de pedágio que não cobram a condução com eixo levantado.

                                                                                Simples

Embora seja uma tecnologia inovadora e sofisticada, o funcionamento do sistema é simples. Utilizando um engate estriado entre eixos, o segundo eixo pode ser desengatado e elevado. São apenas dois botões estrategicamente localizados no painel de instrumentos. Na posição de automático, um sistema eletrônico sofisticado impede que o veículo trafegue com carga e o eixo elevado.  Ao mesmo tempo, garante a elevação automática do último eixo quando o veículo está sem carga. A elevação é de 14 centímetros, a mesma altura que se eleva um caminhão 6x2 com eixo com dispositivo semelhante.  

Para Fedalto, a nova tecnologia lançada pela Volvo tem um grande potencial. Atualmente, cerca de 50% das vendas da marca são para operações que, em algum momento, possuem trajetos onde o caminhão roda com pouca ou nenhuma carga. “Temos orgulho de dizer que é uma solução que contribui para melhorar a rentabilidade do transportador brasileiro”, finalizou o diretor.

O 6x4 com eixo suspensor é uma solução mais otimizada para transportes em que o fator de carga é de cerca de 50%, como aplicações tais como transportes de madeira, tanques, e inclusive graneleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário