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sexta-feira, 14 de março de 2014

GM: Complexo industrial de São José dos Campos faz 55 anos





No dia 10 de março de 1959 o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugurava a fábrica da GM em São José 

Luís Alberto Alves
 O Complexo Industrial da General Motors do Brasil em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), está completando 55 anos de atividades. Nesta unidade - inaugurada em 10 de março de 1959, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira - saiu o primeiro motor Chevrolet fabricado no Brasil.
 No Complexo de São José dos Campos, atualmente, é produzido a picape média S10, com motores 2.4 Flexporwer e 2.8 Turbodiesel; e o utilitário esportivo Trailblazer, com motores 3.6 V6 Gasolina e 2.8 Turbodiesel.
 Nos últimos 55 anos foram mais de 5,5 milhões de unidades produzidas na unidade. Em São José, também está localizada a fábrica de CKD, única linha totalmente dedicada na indústria automobilística brasileira ao preparo, embalagem e despacho de veículos completamente desmontados para exportações.
                                                                            Comerciais leves
 Nos seus 2,7 milhões m² de área total e de 500 mil m² de área construída, o Complexo Industrial de São José dos Campos é um dos maiores do pais. Atualmente, tem um efetivo de mais de 6.000 pessoas. O Complexo abriga sete fábricas: uma de comerciais leves (linha da picape S10 e do utilitário esportivo Trailblazer); duas fábricas de motores; uma de transmissões; uma estamparia; uma linha de injeção e pintura de peças plásticas; e uma linha voltada aos produtos de exportação (CKD – Completely Knocked Down).
O complexo abriga sete fábricas, uma delas produzindo comerciais leves, motores e diversos outros itens
 O ritmo de produção da Powertrain é forte, com aproximadamente 138 transmissões e 142 motores, em média, por hora. No total são aproximadamente 4.500 unidades powertrain por dia ou 95 mil por mês (motores e transmissões). Por ano, a produção supera 975 mil unidades.
 Sempre comprometida com a preservação do meio ambiente, o Complexo da GM conta com uma avançada estação de tratamento de efluentes e filtros de ar para evitar a poluição.
 "0 Complexo Industrial de São José dos Campos teve significativa importância para a região do Vale do Paraíba, tendo contribuído para seu crescimento econômico, registrando grandes marcas em sua trajetória``, destacou o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz.
                                                                          55 anos de história
 A história da GM na região começou na década de 50 com a procura de um terreno junto à estrada de ferro Central do Brasil às margens da Rodovia Presidente Dutra e no eixo São Paulo—Rio de Janeiro, para a construção da fábrica que iria produzir motores para caminhões, uma demanda que já despontava no País naquela época.
O terreno da GM fica às margens da Via Dutra em São José dos Campos, Vale do Paraíba

 Da compra do terreno, em 1953, à inauguração oficial da fábrica, em 1959, foram muitos os desafios. Nos anos de 1956 e 1957 a GMB teve seu primeiro projeto de nacionalização aprovado pelo governo através do Geia (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) formado para controlar a implementação da nossa indústria automobilística. A meta era a fabricação dos caminhões Chevrolet HD-6.503 (médios) e 3.104 (leves). Depois foi lançada a picape Chevrolet, que ficou conhecida como "Marta Rocha", por ter sua pintura nas cores azul e branco e a famosa composição "saia e blusa".
 Foi atendendo a esse projeto de nacionalização que a GMB instalou-se em São José dos Campos, onde montou uma fundição de peças para a produção dos motores — um processo pioneiro naquela época. O primeiro motor produzido foi o modelo de 261 polegadas cúbicas (4,2 litros) e seis cilindros em linha. A capacidade da fábrica era de 25 mil motores por ano.
 Atualmente, a GM tem, além do Complexo de São José dos Campos, os Complexos de São Caetano do Sul (SP) e de Gravataí (RS), unidades onde produz veículos. Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.
                                                                          Cronologia de sucesso
1925
§  A GM foi fundada em 26 de janeiro de 1925 e começou a operar em galpões alugados no bairro do Ipiranga, em São Paulo, de onde saiu, em setembro, o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas. Em 12 de agosto de 1930, é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul.
1956
§  Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet e, em 21 de dezembro daquele ano, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.
1957
§  Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet e sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.
1958
§  Lançada em julho a primeira picape Chevrolet 3.100, que mais tarde passou a se chamar C14 ou C15. Em 4 de dezembro daquele ano, a fábrica de São José dos Campos — ainda em construção — entrega o primeiro motor Chevrolet fundido, forjado e usinado na Região do Vale do Paraíba
1959
§  Em 10 de março, é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.
1969
§  Em 2 de dezembro, em São José dos Campos, é fabricado o 200.000 motor Chevrolet.

1970
§  A GMB inaugura uma nova linha de montagem em São José dos Campos, para o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette, um "best seller" do mercado brasileiro, lançado em 24 de abril de 1973 e que alcançaria a expressiva marca de 1.600.000 veículos produzidos.
1976
§  Em 3 de dezembro, é inaugurada a fábrica de motores Detroit Diesel Allison do Brasil, em São José dos Campos.
1979
§  Em novembro, a GMB começa a se preparar para lançar os motores Família II, em São José dos Campos.
1981
§  Em 6 de agosto, é inaugurada a Fundição de Alumínio em São José dos Campos.
1984
§  Em março, a fábrica de São José dos Campos comemora seus 25 anos.
1987
§  Em março, 1 milhão de Chevettes produzidos em São José dos Campos e, em outubro, a linha de montagem da fábrica de São José dos Campos produziu o motor Família II número 1.500.000.
1993
§  Em 13 de janeiro, as Fábricas de Motores de São José dos Campos atingem a marca de 6.000.000 de motores fabricados (Opala, Chevette, Comerciais e Família II).
§  Em 1º de junho, a fábrica de São José dos Campos atinge a marca de 30.000 Kadett Ipanema produzidas.
§  O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GMB comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.
1994
§  Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0 no Complexo Industrial de São José dos Campos que completa 35 anos de atividade no dia 10 de março.
§  Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.
1995
§  Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.
§  A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.
§  Em 31 de março, o Complexo Industrial de São José dos Campos alcança a marca de 100.000 Corsas produzidos.
1996
§  Em 3 de julho a Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o "Dia do Chevrolet", a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês.
1999
§  A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos em 10 de março.
§  Em 12 de maio, a GMB anuncia que irá dobrar a produção do motor do Corsa, passando a 600 mil unidades anuais.


2001
§  A General Motors do Brasil alcançou a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974 e inicia a produção em São José dos Campos do monovolume Zafira, que absorveu investimentos de US$ 154 milhões em novos processos e equipamentos.
2002
§  Também em São José dos Campos começa a produção do Corsa Nova Geração e do monovolume Meriva.
2003
§  Iniciada a produção da nova picape Montana 1.8 "Flexpower" 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.
2004
§  A fábrica de São José dos Campos completa 45 anos em 10 de março.
2007
§  Em abril, a fábrica de São José dos Campos alcançou um recorde histórico, com a produção de 16.780.874 unidades 'powertrain', que incluem motores e transmissões, todos produzidos na unidade de São José dos Campos.
2008
§  Em fevereiro, a GM Powertrain completou 50 anos.
§  Linha S10/Blazer completa 500 mil unidades produzidas
2009
§  A Chevrolet fecha o ano de 2009 com um novo recorde histórico anual, com 595.536 veículos.


2010
§  Em 26 de janeiro a GM completou 85 anos de atividades no país.
§  Em abril a GM lançou o Classic 2011, que ganhou um novo visual.
§  Em agosto é lançada a versão Rodeio da S10
2011
§  Em 26 de janeiro a GM completou 86 anos de atividades no país.
§  Começou em agosto a VoltXpedition Energias Renováveis, com seis etapas em São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. A expedição mostraria para jornalistas, blogueiros, comunidade acadêmica e o universo das redes sociais, as tecnologias alternativas da mobilidade que estão sendo desenvolvidas pela General Motors em seu compromisso com a sustentabilidade. Além de projetos inovadores na área de energias renováveis em algumas das principais universidades e centros de excelência do Brasil.
2012
§  Em 26 de janeiro a empresa completou 87 anos de atuação no Brasil.
§  Em 15 de fevereiro é lançada a nova picape S10, nova e global e projetada e engenheirada pelo Centro de Desenvolvimento da GM localizado em São Caetano do Sul.
§  Em 14 de novembro é lançado o Trailblazer, utilitário esportivo que oferece sete lugares e assentos dobráveis, para aumentar a capacidade do porta-malas, em versão única, a LTZ, com duas opções de motor, incluindo o inédito V6 de 3.6 litros e 239 cavalos a gasolina e o 2.8 CTDI a diesel. Produzido em SJC.
2013
§  Em 18 de julho foi alcançada a marca de 100 mil unidades da Nova S10.
§  Tivemos duas certificações de qualidade BIQ III (Buit in Quality) em fevereiro na Estamparia e em setembro na Planta da S10, sendo a primeira Planta Montadora na GMB a obter essa certificação.
§  Em agosto iniciou-se a produção de uma nova geração de transmissões com engates mais precisos e marcha ré sincronizada.
§  Em 18 de dezembro finalizou-se a produção do Classic.
§  Em 3 de dezembro a Powertrain alcançou a marca de 25 milhões de motores e transmissões.
§  Alcançamos a marca de 200 mil unidades exportadas da Montana em CKD para a África do Sul.


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