Postagem em destaque

Chegou o Equinox EV

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Elétrico premium da Chevrolet estabelece novo padrão de tecnologia no mercado, com design futurista...

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Chegou o Equinox EV

    Divulgação


Radiografia da Notícia

Elétrico premium da Chevrolet estabelece novo padrão de tecnologia no mercado, com design futurista, experiência de condução inteligente e a maior autonomia da categoria – 443 km

*É o primeiro carro da marca equipado com dois motores e tração integral eAWD, proporcionando maior segurança e uma dirigibilidade altamente refinada tanto na cidade quanto na estrada

* Outras inovações são o sistema One pedal com dois níveis de atuação, frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré, além de climatização adaptativa da cabine, volante e bancos

Luís Alberto Alves/Hourpress

O que caracteriza um produto realmente tecnológico? Mais do que trazer algo novo, é aquele capaz de transformar hábitos a ponto de impactar até mesmo outros setores. Caso do smartphone, que incorporou funcionalidades diversas: desde uma câmera para o compartilhamento de conteúdo em mídias sociais até aplicativos bancários que acabaram com a necessidade de se deslocar até uma agência – e tudo isso na palma da mão.

O Equinox EV é uma dessas novidades com alto potencial disruptivo. O SUV premium da Chevrolet chega dotado de recursos inteligentes que proporcionam uma experiência de condução muito mais prática e customizável, com a possibilidade inclusive da incorporação de novas aplicações e serviços ao longo da vida do veículo, que além de tudo é zero emissão.

Em outras palavras, é um carro essencialmente high tech, pois reúne o que há de mais contemporâneo: visual impactante com amplo espaço interno, equipamentos inovadores de conforto, conectividade e segurança e um propulsor de alta eficiência energética.

Porte

Outra vantagem do Equinox EV é a arquitetura estrutural e eletrônica específica para carros elétricos de última geração. Isso permitiu aos projetistas criarem um veículo refinado dinamicamente e com design futurista. O entre-eixos, por exemplo, é semelhante ao de um veículo de porte superior.

“O modelo EV complementa a linha Equinox. É uma opção adicional ao portfólio de alta gama da Chevrolet e foi pensado para atender famílias que buscam um SUV à frente do seu tempo”, explica Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

O Equinox EV estreia com dois motores elétricos, tração integral eAWD e bateria de 85 kWh. O conjunto proporciona a maior autonomia da categoria - 443 km no ciclo do Inmetro. A velocidade de recarregamento é outro atributo: até 22 kW (AC) e 150 kW (DC), cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais.

Velocidade

Tudo isso somado a um desempenho surpreendente, já que o novo SUV da Chevrolet é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. A mesma agilidade se nota também em retomadas de velocidade e manobras de ultrapassagens.

O SUV mais premiado dos Estados Unidos não precisa estar em movimento para encantar. O design chama a atenção pela harmonia. Há faróis e lanternas Full-LED formando filetes horizontais com iluminação interativa, para-choques decorados com textura 3D, puxadores de porta embutidos para melhor aerodinâmica e traços que apontam a próxima tendência estética de automóveis desta categoria: a base da tampa do porta-malas mais proeminente.

Como os smartphones mais modernos, o interior do Equinox EV traz uma atmosfera essencialista e tecnológica, com excelente nível de conforto para os cinco ocupantes.

Lateral

O motorista é contemplado com um pacote de recursos único na categoria. Começando pelo sistema One Pedal com dois níveis de atuação e aleta de regeneração, que tornam a condução muito mais prática. Tem ainda recursos avançados, como frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré e correção da direção em caso de risco de colisão lateral.

Mais um aspecto smart do Equinox EV é a climatização adaptativa da cabine. O cliente vai notar que a temperatura do ar-condicionado, volante e bancos se ajusta automaticamente conforme o clima externo. O ambiente pode ser pré-ajustado por dia e horário de acordo com a rotina do usuário.

Outra inovação é o fato de o carro ser totalmente conectado. Ou seja, não requer um smartphone para projetar aplicativos e mapas online, por exemplo. Utiliza exclusivamente o sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, indicando inclusive a autonomia do veículo no destino e possíveis pontos de recarga.

Sistemas

Tudo isso aparece na maior tela do segmento, de 17,7”, que compõe o cockpit virtual. O mais extenso pacote de conectividade do mercado conta ainda com Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções do SUV à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos.

O Equinox EV desembarca numa configuração exclusiva para atender as preferências do consumidor brasileiro. A pré-venda tem início imediato, com entregas na sequência, inclusive para os planos de assinatura da GM Fleet. Ao todo são quatro opções de cores: preta, branca, cinza e vermelha.

Smart tech

O Equinox EV traz tecnologias inspiradas em habilidades humanas. É capaz de identificar a aproximação de condutores pré-definidos por meio da chave eletrônica, dar boas-vindas ou se despedir por meio de diferentes animações das luzes externas, ajustar o sistema de climatização da cabine, bancos e volante de acordo com a temperatura externa e acionar a ignição sem a necessidade de apertar qualquer botão.

Também não é necessário parear um smartphone para projetar aplicativos na tela do veículo, pois a sincronização de dados feita previamente é automática. O carro é capaz de reconhecer compromissos da agenda, sugerir o trajeto e indicar pontos de recarga, caso a energia da bateria seja insuficiente.

O painel de instrumentos de 11 polegadas é configurável. São mais de 20 opções de setup, com informações que vão desde estatísticas acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo até a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio.

Freio

O nível de customização abrange a dinâmica do Equinox EV. São três modos predeterminados de condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento do carro. Para entusiastas, há ainda ajustes para a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador.

Até o sistema One Pedal, que otimiza a regeneração de energia para a bateria, tem dois níveis de calibração. No estágio de recuperação intensa é possível conduzir sem pressionar o pedal do freio.

“Assim que o motorista passa a explorar todo potencial do One Pedal de duplo estágio no trânsito urbano, hábitos mudam. Não ter que acionar o freio a todo momento é tão cômodo quando a praticidade da ausência de pedal da embreagem proporcionada pela transmissão automática”, opinou o engenheiro de desenvolvimento de EVs da GM América do Sul, André Gali. 

Pedal

Outra vantagem da condução com um só pedal é a extensão da autonomia. Simulações no Campo de Provas da GM concluíram que o Equinox EV, em um circuito travado de baixa velocidade, economizou 40% de energia no estágio mais intenso de regeneração do One Pedal.

O condutor dispõe do controle de cruzeiro adaptativo, dos alertas de colisão e de tráfego cruzado, da frenagem autônoma de emergência, além de correção da direção em caso de risco de colisão lateral. Outro equipamento inovador do Equinox EV é o alerta de ponto cego até para bicicletas, que permanece ativo mesmo após o carro ser desligado para auxiliar o desembarque.

Em carros de família, o pacote de segurança tem valor especial. Por isso, o Equinox EV conta com airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos - somando oito bolsas infláveis - e um interessante sistema de tração integral eAWD. Ele trabalha em conjunto com os dois motores elétricos e os sistemas eletrônicos de tração, estabilidade e frenagem para maior controle do veículo.

Parte

A atmosfera tecnológica da cabine ganha uma pitada extra de requinte com as luzes ambiente translúcidas na porção central direita do painel. São 26 opções de cores. Já o porta-malas tem capacidade para 441 litros, somando o compartimento extra localizado na parte inferior.

Banco do motorista com ajuste elétrico, memória e alerta vibratório; teto solar elétrico panorâmico; tampa traseira com abertura elétrica por aproximação; alerta de esquecimento de pessoas no banco de trás e pneus e vidros antirruído engrossam a lista de equipamentos de série do veículo.

Smart connect

Outro destaque tecnológico do Equinox EV está no mais alto nível de conectividade veicular ofertado hoje globalmente. É o Google built-in, que permite ao usuário acessar uma diversidade de apps e funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.

“O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica superior transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada para o consumidor. Tudo isso com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de se fazer com um smartphone”, explica Plinio Cabral, diretor Engenharia Elétrica da GM América do Sul.

O Google built-in agrega Google Assistant, Google Maps e Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital pré-estabelecido pelo usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados.

Temas

Ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre os mais variados temas.

Mais uma vantagem: o Google built-in é potencialmente compatível com uma quantidade superior de aplicativos e serviços, que vão além dos tradicionais streamings de música, mapas online e plataformas de mensagens.

É possível definir diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do automóvel e a dados pessoais dos usuários.

Máxima

Há também o modo Motorista Iniciante, que permite ao proprietário verificar depois o histórico de acelerações e frenagens bruscas, velocidade máxima e se houve a atuação de sistemas anticolisão.  

O veículo conta com os recursos do OnStar e do myChevrolet app próprios para EVs. Entre eles, o que permite fazer o planejamento da rota, identificando os locais de recarga ao longo do caminho e a autonomia estimada até eles. O motorista ainda consegue consultar o status de disponibilidade do carregador e quanto tempo na tomada será necessário para completar a viagem.

Smart drive

Visual moderno com formas que ressaltam a harmonia estética e a aerodinâmica do produto. Assim pode-se definir o design externo do Equinox EV.

Interessante observar como o efeito luminotécnico trazido pelos faróis e lanternas reforça o aspecto tecnológico. Esse detalhe se funde com o para-choque texturizado, compondo a identidade visual do novo SUV da Chevrolet.

A lateral segue o mesmo conceito futurista, com rodas imponentes aro 19, maçanetas embutidas, coluna C larga e superfícies propositalmente esculpidas parar criar um efeito de luz e sombra bem particular. O teto tem aspecto de peça flutuante. 

Visual

“Para se diferenciar, muitos elétricos apelam para um estilo demasiadamente minimalista ou exageradamente excêntrico. O consumidor busca veículos capazes de reforçar a sua personalidade. No caso do Equinox EV, seu visual consegue unir sofisticação, sustentabilidade e tecnologia de forma equilibrada”, disse o gerente de design da GM América do Sul,, Alexandre Ameri                 

O Equinox EV foi concebido para ser um veículo zero emissão. Por isso sua arquitetura é própria de uma geração mais tecnológica de EVs. As baterias trazem uma composição química avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, maior autonomia, maior velocidade de recarga e maior durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga mais ágil e conveniente.  

A configuração de baterias do novo SUV da Chevrolet é a mais completa disponível para o modelo, composta por 10 módulos e 85 kWh de capacidade. O veículo tem a maior autonomia da categoria: 443 km, de acordo com o ciclo do Inmetro. Distância esta que pode ser facilmente superada pois o carro traz indicadores instantâneos e relatórios sobre consumo de energia que ajudam a aprimorar as técnicas de condução eficiente, assim como o auxílio dos sistemas regenerativos de energia.

Mercado

Para o Equinox EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 150 kW (DC). Na prática, é possível somar 130 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos. Tudo isso posiciona o produto em outra classe de elétricos, mais evoluída que a maioria dos EVs ofertados no mercado.

Na pista, o novo SUV da Chevrolet mostra sempre muita disposição, com acelerações e retomadas surpreendentes para o seu porte. São 4.840 mm de comprimento, 1.954 mm de largura e 2.336 kg. Mesmo assim, o modelo de 292 cv e 46 kgfm consegue arrancar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8s e realizar manobras de retomada de 80 a 120 km/h em meros 4,8s.

Outra característica é o baixo centro de gravidade da carroceria, já que a massa está concentrada na base da plataforma. O comportamento dinâmico e a estabilidade impressionam positivamente.

Além dos 99 anos de tradição em inovação da Chevrolet no Brasil, o Equinox EV oferece uma experiência prazerosa e confiante na transição à eletrificação, encantando tanto aqueles consumidores de EVs quanto os que estão aderindo agora a esta tendência tecnológica.

O Equinox EV é o quinto dos seis lançamentos anunciados para 2024. Ele se junta ao excepcional Blazer EV RS, de conceito mais esportivo no portfólio de veículos premium zero emissão. A marca trabalha para oferecer veículos cada vez mais sofisticados e tecnológicos no país.


GM lança programa de carro por assinatura

     Divulgação


Radiografia da Notícia

* Veículos premium e os novos elétricos da marca estão disponíveis agora nacionalmente pela GM Fleet, incluindo Equinox EV e Blazer EV

*  Planos são de 12, 24 ou 36 meses e proporcionam redução do custo operacional em até 60% para a empresa contratante


*A locadora se diferencia pela comodidade nos processos


Luís Alberto Alves/Hourpress

A GM Fleet está lançando seu programa de assinatura de automóveis. O serviço tem abrangência nacional e é exclusivo para pessoa jurídica, que tem a opção de realizar todo o processo de contratação de forma online.

Os planos são de 12, 24 ou 36 meses com franquia de 1.000 a 3.000 quilômetros por mês já inclusas as despesas com documentação, taxas, seguro e manutenção programada. A GM Fleet se diferencia por disponibilizar serviços de conectividade e segurança do OnStar, gestão de multas, carro reserva e assistência 24 horas, além de retirada e manutenção do veículo na rede Chevrolet. Outra vantagem é a oferta de blindagem certificada com garantia de fábrica.

“A GM Fleet conta com a credibilidade da General Motors, os mais avançados automóveis da Chevrolet e a capilaridade da rede de atendimento da marca pelo Brasil. Toda esta estrutura viabiliza um atendimento customizado e assessoria qualificada ao cliente, permitindo um custo operacional até 60% menor que modelos tradicionais de gestão de frota”, explicou o  diretor da GM Fleet, Maximiliano,Fernandes.

Obra

A locadora se diferencia pela comodidade nos processos, rápida disponibilidade da frota e oferta de serviços agregados ao contratante, além de proporcionar uma experiência totalmente diferenciada ao condutor. Entre os grandes benefícios está a garantia de manutenção feita na rede autorizada, com mão de obra qualificada pela GM e uso de peças genuínas.

O programa de carro Chevrolet por assinatura foca em profissionais liberais e empresas que buscam veículos premium e elétricos como benefício para seus executivos ou como ferramenta de negócios. Há planos com contratos a partir de um veículo, numa lista pré-determinada, como os recém-lançados Blazer EV e Equinox EV.

Para os interessados em experimentar os benefícios de um elétrico no dia a dia, a assinatura é uma alternativa interessante, principalmente aos que ainda não estão inclinados a adquirir um veículo desta categoria. A modalidade de subscrição tende a acelerar a adoção dos EVs.

Frota

Contratos a partir de duas unidades podem ser compostos por qualquer modelo do portfólio da Chevrolet, incluindo Onix, Tracker, Spin, Montana, Bolt EUV, Trailblazer e S10. As simulações e planos de adesão são feitas diretamente no site da GM Fleet. Neste caso, especialistas orientam e prestam consultoria para melhor composição da frota.

“Atualmente as frotas corporativas representam mais de 3,5 milhões de veículos em circulação no país, sendo aproximadamente 20% delas já terceirizadas. A previsão é que esse volume cresça ainda mais nos próximos anos, impulsionado pela necessidade de otimização de recursos humanos e financeiros das empresas. Isso permite que elas foquem esforços em suas operações estratégicas”, completou Fernandes.

Na renovação da assinatura, o cliente recebe outro veículo zero-quilômetro - sem preocupação com a revenda do anterior. Toda operação acontece numa concessionária Chevrolet, para maior segurança e comodidade.

Política

O usuário do veículo também pode adquirir o bem em condições especiais, quando a política da empresa contempla este benefício.

Confira as vantagens do programa de terceirização de frotas e de assinatura de carros Chevrolet pela GM Fleet:

  • Consultoria de experts para a composição de frotas.
  • Suporte da rede Chevrolet para a entrega técnica do veículo.
  • Manutenção com mão de obra especializada e peças genuínas.
  • Alerta de revisão e opção de serviço com agendamento prévio.
  • Assistência emergencial 24 horas e suporte de concierge.
  • Oferta de blindagem certificada com garantia de fábrica.
  • Planos de 12, 24 ou 36 meses com franquia de 1.000 a 3.000 quilômetros por mês.
  • Despesas com IPVA, licenciamento, seguro e gestão de multas em mensalidade única.
  • Plataforma digital para gerenciamento da frota com dados de quilometragem e consumo.
  • Possibilidade de aquisição do veículo em condições especiais ao término do contrato.
  • Por meio do OnStar, o cliente conta com Wi-Fi no carro, manutenção proativa e acionamento de pronta-resposta em caso de acidente, entre outros serviços.

Stellantis e Factorial avançam na aceleração do futuro dos veículos elétricos com tecnologia de bateria de estado sólido

     Divulgação


Radiografia da Notícia

* A Stellantis está integrando as baterias de estado sólido da Factorial em uma frota piloto do novo veículo Dodge Charger Daytona, desenvolvido na plataforma STLA Large

* Esses veículos elétricos (EVs) estarão nas ruas até 2026, representando um passo importante na produção em massa da tecnologia de baterias de estado sólido

* Ao utilizar a tecnologia de bateria de estado sólido da Factorial, que oferece densidade energética superior a 390Wh/kg, a Stellantis reforça seu compromisso com o desenvolvimento de veículos elétricos

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Stellantis N.V. e a Factorial Inc. (Factorial) anunciaram o próximo passo na parceria para acelerar o desenvolvimento e a implantação de veículos elétricos (EVs) de próxima geração com baterias de estado sólido da Factorial. Esta iniciativa se baseia no investimento de US$ 75 milhões feito pela Stellantis na Factorial em 2021.

A Stellantis lançará, até 2026, uma frota piloto dos novos veículos Dodge Charger Daytona equipados com baterias de estado sólido da Factorial, marcando um passo importante na comercialização desta tecnologia. A frota permitirá validar a tecnologia da Factorial e avaliar seu desempenho em condições reais de direção.

A Factorial fornecerá à Stellantis células de sua tecnologia proprietária de bateria de estado sólido FEST®, com densidade energética de 390 Wh/kg. O FEST® oferece vantagens significativas sobre as baterias tradicionais de íons de lítio, como maior densidade de energia, menor peso, melhor desempenho e potencial redução no custo total do veículo ao longo do tempo. Isso o torna um candidato ideal para alimentar veículos elétricos (EVs) de próxima geração.

A Stellantis escolheu a plataforma multienergia STLA Large para esta tecnologia inovadora devido ao seu foco em SUVs elétricos de alto volume e veículos de desempenho. Parte do plano do plano estratégico Dare Forward 2030, a STLA Large, abrange marcas como Jeep®, Dodge, Chrysler, Alfa Romeo e Maserati. Projetada para suportar até dois milhões de veículos em todo o mundo, é ideal para essa tecnologia de bateria inovadora.

"Esta frota piloto é um marco importante em nossa parceria com a Factorial", disse Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer. "Ao integrar a solução inovadora de bateria da Factorial na plataforma STLA Large, validamos seu potencial para aprimorar nossos veículos elétricos, assegurando melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos ano para nossos clientes."

"Estamos honrados em fazer parte desta jornada com a Stellantis para acelerar a adoção de veículos elétricos", disse Siyu Huang, Factorial’s CEO and Co-Founder. "Acreditamos que a tecnologia de estado sólido terá um papel crucial na implementação da próxima geração de EVs com desempenho aprimorado e custos reduzidos."

A parceria da Stellantis com a Factorial destaca a crescente importância das baterias de estado sólido no cenário de veículos elétricos. Essa colaboração, iniciada em 2021, reflete um compromisso compartilhado com a inovação tecnológica e o transporte sustentável.      

Mercedes-Benz lança linha Sprinter atualizada com novos equipamentos e mais tecnologia

    Divulgação


Radiografia da Notícia

  • Novidade contempla a atual geração de veículos da marca disponível no Brasil
  • Sistemas de segurança e infoentretenimento aprimorados oferecem mais conforto e funcionalidade
  • Sprinter é referência no segmento com o portfólio de veículos mais completo da categoria
Luís Alberto Alves/Hourpress

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança, neste mês, a linha Sprinter com novos equipamentos de série para o mercado brasileiro. A partir de agora, os modelos da marca disponíveis no país entre Van de Passageiro, Furgão e Truck, de 3,5 a 5 toneladas, passam a contar com funcionalidades adicionais de segurança, assistência de condução, tecnologia e infoentretenimento para atender, ainda mais, as demandas dos clientes de cada segmento em que o veículo atua.

“Apresentar essas mudanças positivas para o mercado brasileiro é motivo de muita satisfação para nós. Os novos equipamentos da linha Sprinter representam um marco significativo em nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência. Aprimorado ao longo dos mais de 27 anos no país, o nosso produto foi projetado para atender às crescentes demandas do mercado, oferecendo não apenas eficiência, mas também conforto e segurança”, afirma Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Assistente Ativo de Frenagem (ABA) aprimorado

Para oferecer ainda mais segurança aos condutores e passageiros da Sprinter, a precisão da frenagem para evitar colisão em veículos parados à frente foi melhorada, cobrindo velocidades até 80 km/h. Além disso, agora o equipamento apoia o condutor em cruzamentos. Sendo assim, se outro veículo atravessar a sua Sprinter em uma velocidade de até 60 km/h, o ABA auxilia o processo de frenagem.

Outro recurso adicional é o apoio ao condutor nas curvas em velocidades de até 40 km/h, onde uma colisão com outro veículo é iminente. Em situações perigosas repentinas, a velocidade é reduzida drasticamente para evitar uma colisão e o ABA calcula a pressão de freio para o suporte em busca de evitar um acidente. Esse sistema pode ajudar a prevenir colisões, mitigar as consequências de acidentes e fornecer o máximo de tempo de reação possível, especialmente a baixas velocidades. No entanto, vale destacar que, os sistemas de assistência a condução auxiliam na redução de acidentes, mas não isentam o motorista de sua responsabilidade na condução.

Novo tacógrafo digital

Para os mercados latino-americanos, será fornecido o tacógrafo em sua versão digital para os modelos que a legislação obriga o equipamento. Ele fornece rapidamente informações sobre viagens e uso do veículo, registrando de forma precisa os tempos de condução, horas de trabalho, tempo de permanência e períodos de descanso do motorista e do acompanhante, além de dispensar o uso do disco de papel. Esta nova versão é aplicável para as vans passageiro, furgões vidrados e aos veículos de carga de cinco toneladas.

Painéis de instrumentos com display colorido

O painel de instrumentos da Sprinter conta agora, como item de série, o display colorido que fornece informações facilmente legíveis com a ajuda de uma tela inteiriça de 14 cm (5,5 polegadas) nítida à vista do motorista. Dependendo do equipamento do veículo, todas as informações relevantes podem ser selecionadas no menu do volante multifuncional e exibidas no display, permitindo o controle de funções por meio de teclas centrais do veículo.

Volante multifuncional e piloto automático

O já conhecido volante multifuncional que inclui a função de piloto automático “Cruise Control” passa a vir de série. O condutor pode utilizar as teclas à esquerda do volante multifuncional para acessar e operar as informações dos menus do painel de instrumentos e controle de cruzeiro com o mínimo de distração possível da estrada. Além disso, dependendo do equipamento adquirido em sua versão, o motorista pode regular, com as teclas a direita, o volume dos dispositivos de áudio, o telefone e o sistema multimídia MBUX, além de silenciar as informações, se preferir. As teclas também são usadas para atender e encerrar chamadas, possibilitando ao motorista a operação das funções de forma rápida e intuitiva.

Sensor de chuva para maior conforto

O sensor de chuva identifica situações de chuva e regula automaticamente a frequência de limpeza dos para-brisas com velocidade intermitente ativada, facilitando a vida do condutor. O item está instalado atrás da parte superior central do para-brisa e detecta a quantidade de umidade nas superfícies do sensor, além de auxiliar o motorista em condições chuvosas e mudanças repentinas, propiciando uma condução mais confortável e atenção constante.

Novo MBUX com tela maior e mais funcionalidades

A mais recente geração do sistema multimídia Mercedes-Benz User Experience (MBUX) de 10,25’ agora está disponível para a linha Sprinter no Brasil. Nessa versão, é oferecido um maior desempenho com o assistente de voz “Olá, Mercedes”, além de opções de personalização abrangentes com até sete perfis e conexão remota sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

O sistema também possibilita o acesso a músicas online, a atualizações sempre que necessário e fornece reconhecimento de fala relacionado ao assento do motorista e acompanhante. Em comparação ao antecessor, o equipamento apresenta melhor funcionalidade em termos de controle de funções do veículo, mais conforto e compatibilidade com dispositivos móveis. Diversas aplicações como Waze, Google Maps, entre outros, também podem ser utilizadas diretamente no display MBUX, simplificando a operação e reduzindo o risco de distração.

200 mil vans vendidas em 30 anos de história no Brasil

Neste ano, a marca celebrou 200.000 unidades de vans vendidas no país, considerando a Sprinter e a pioneira MB 180. A linha de veículos comerciais leves da marca está presente no mercado brasileiro há mais de 30 anos e criou o segmento de Large Vans com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas, no qual é referência com o portfólio mais completo, além de ser o único modelo do mercado com dois anos de garantia. O veículo também conta com as duas primeiras revisões gratuitas que podem ser realizadas em qualquer concessionário da rede Mercedes-Benz em território nacional.

Campanha da linha Sprinter com novos equipamentos

A nova campanha da marca com o slogan “Mercedes-Benz por dentro, caos por fora” entra ao ar hoje na programação do SBT durante os intervalos dos jogos das semifinais e final da Copa Sul-Americana, a partir das 21h15. Com o intuito de reforçar o posicionamento premium e destacar o uso da Sprinter adaptada aos negócios dos empreendedores, o comercial ressalta que dirigir o veículo é ter segurança e comodidade em qualquer momento, mesmo quando a cidade está um “caos”. Dessa forma, a ação fomenta que, dentro de uma Sprinter, os clientes e seus negócios estão sempre protegidos, se preocupando apenas com o que realmente importa. Clique aqui e confira a campanha.

A linha Sprinter com novos equipamentos está disponível em toda a rede de concessionários do país nas versões Van de Passageiro, Furgão ou Truck, entre 3,5 e 5 toneladas, nas mais diversas configurações com preço público sugerido a partir de R$ 250.730,00.

 


Fiat revela Fastback e Pulse como primeiros híbridos da marca

    Divulgação


Radiografia da Notícia

* Com lançamento previsto para novembro, Fastback e Pulse inauguram, em dose dupla, a nova tecnologia batizada de Hybrid

*  Desta forma, a marca surpreende mais uma vez, confirmando seu protagonismo

Luís Alberto Alves/Hourpress

Após a Stellantis divulgar que seu primeiro híbrido-flex concebido e produzido no Brasil será da Fiat, chega o momento de a marca líder do mercado nacional reforçar todo o seu legado de inovação e pioneirismo.    

Com lançamento previsto para novembro, Fastback e Pulse inauguram, em dose dupla, a nova tecnologia batizada de Hybrid. Desta forma, a marca surpreende mais uma vez, confirmando seu protagonismo no desenvolvimento e produção local de soluções sustentáveis e acessíveis.  

“A Fiat é a marca reconhecida por revolucionar e democratizar tecnologias acessíveis no Brasil. Com nosso DNA inovador e a sólida liderança no mercado nacional nos últimos quatro anos, é natural também liderarmos uma nova era de transformações. Para isso, escolhemos iniciar em um importante segmento, com nossos SUVs mais desejados, o Pulse e o Fastback, que serão responsáveis por impulsionar essa revolução”, afirma Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Primeiro híbrido-flex da Stellantis no Brasil será da Fiat

Divulgação


Radiografia da Notícia

O início da produção do novo modelo híbrido-flex reforça o legado de inovação e tecnologia da fábrica mineira

A nova linha de motores também iniciou a produção dos motores flex de alta eficiência, baixas emissões

Com os investimentos recordes de R$ 32 bilhões na América do Sul, serão lançados mais de 40 produtos e 8 powertrains ao longo dos próximos anos

Luís Alberto Alves/Hourpress

Stellantis anuncia a chegada do primeiro veículo híbrido-flex da marca Fiat ao Brasil. O modelo nacional equipado com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pela empresa, já está sendo produzido no Polo Automotivo de Betim e será lançado no próximo mês no mercado brasileiro – veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MnNhS8G_ZZU

O início da produção do novo modelo híbrido-flex reforça o legado de inovação e tecnologia da fábrica mineira, que reúne áreas estratégicas responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos, como o Tech Center, Safety Center, Virtual Center e Development Center. Juntas, atuaram na criação das tecnologias Bio-Hybrid, que combinam eletrificação com motores flex movidos a etanol em três diferentes níveis.  

A nova linha de motores também iniciou a produção dos motores flex de alta eficiência, baixas emissões e que podem ser associados às tecnologias de hibridização. Ampliada recentemente, a planta agora possui capacidade de produção de 1,1 milhão de motores por ano no Polo Automotivo de Betim, consolidando o Brasil como hub de referência global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid. 

“O lançamento do primeiro veículo híbrido-flex concebido e produzido no país representa mais um marco para a indústria automotiva brasileira e para a engenharia da Stellantis na América do Sul. Nosso time se dedicou ao máximo para lançar essa nova tecnologia, desenvolvida para o mercado brasileiro, bem como para outras regiões do mundo que tenham acesso aos biocombustíveis, como o etanol. Esse modelo contribuirá para a descarbonização da mobilidade no país, além de impulsionar a evolução do setor automotivo e iniciar o processo de nacionalização da eletrificação, colocando o Brasil em uma posição de destaque em relação a outros mercados”, afirma Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para América do Sul.  

Com os investimentos recordes de R$ 32 bilhões na América do Sul, serão lançados mais de 40 produtos e 8 powertrains ao longo dos próximos anos. A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada a diversos modelos fabricados pela Stellantis, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. 

Engenharia nacional e o compromisso com a descarbonização 

A Stellantis é uma das únicas empresas do setor a possuir autonomia e know-how para projetar, desenvolver e produzir novos produtos na região, além de ser referência global no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid. As novas tecnologias híbridas e elétricas fortalecerão ainda mais a engenharia brasileira, a indústria nacional e o protagonismo da Stellantis na mobilidade limpa, segura e acessível. 

O desenvolvimento das novas tecnologias de eletrificação está em linha com o plano estratégico de longo prazo da Stellantis, Dare Forward 2030, que prevê redução das emissões em 50% em 2030, zerando a missão de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes. 

“Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa. Aqui, temos à disposição uma matriz múltipla de propulsão, em que conviverão motores a combustão flex menores e mais eficientes, motores elétricos e sistemas híbridos, com as tecnologias Bio-Hybrid. É uma solução inteligente e natural, que se apoia em uma vantagem competitiva nacional. O uso do etanol nos proporciona uma oportunidade única de fazer a diferença e manter o protagonismo da Stellantis na mobilidade limpa, segura e acessível”, pontuou Cappellano. 

A Fiat foi uma das protagonistas no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis, uma vez que, em 1979, iniciou a produção do 147, primeiro modelo movido a etanol produzido em série no mundo. Agora, a marca reforça o legado de inovação em mais uma revolução no mercado automotivo brasileiro, sendo responsável por lançar o primeiro híbrido-flex nacional a partir da tecnologia Bio-Hybrid, concebida pela Stellantis. 

Bio-Hybrid: tecnologia de descarbonização da mobilidade que privilegia as características e recursos do Brasil 

A tecnologia Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade sustentável e acessível adotada pela Stellantis, para potencializar as virtudes do etanol como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos. 

A Stellantis desenvolveu quatro plataformas para aplicação no Brasil: 

  • Bio-Hybrid: traz como elemento um novo dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Trata-se de equipamento capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que gera torque adicional para o motor térmico do veículo e também energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema gera potência de até 3KW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.  

  • Bio-Hybrid e-DCT conta com o serviço de dois motores elétricos. O primeiro deles é o que substitui o alternador e o motor de partida. Adicionalmente, outro motor elétrico de maiores proporções é acoplado à transmissão. Uma bateria de Lítio-Íon de 48 Volts dá suporte ao sistema e também é alimentada pelos dispositivos. É realizada uma gestão eletrônica, que controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia.   

  • Bio-Hybrid Plug-in conta com bateria de Lítio-Íon de 380 Volts, recarregada através de sistema de regeneração nas desacelerações, alimentada pelo motor térmico do veículo ou, por fim, através de fonte de alimentação externa elétrica (plug-in). A arquitetura conta ainda com motor elétrico que entrega potência diretamente para as rodas do carro. O sistema gerencia operação entre modo térmico, modo elétrico ou híbrido otimizando eficiência e economia.   

  • BEV (100% Elétrica) é totalmente impulsionada por um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria recarregável de 400 Volts, por meio de sistema de regeneração ou através de plug-in. A arquitetura oferece torque instantâneo, com acelerações rápidas e responsivas. O sistema possui sonoridade customizável e conta com desempenho, mesmo a baixas velocidades.  

 


Renault do Brasil lança o pós-venda 4.0

Divulgação


Radiografia da Noticia

Agilidade: redução de 60% no tempo de recepção do cliente na concessionária, elimina processos, como formulários e assinaturas  

* Digitalização dos processos de atendimento, desde o agendamento até a entrega, contribui para a evolução da experiência do cliente Renault no Pós-Vendas  

* Zero Paper: 100% da documentação gerada e disponibilizada em ambiente digital para o cliente, em tempo real, agrega maior transparência e redução no impacto ambiental 

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Renault do Brasil lança no país o Pós-Vendas 4.0. O programa, que estará implementado em 100% da rede de concessionárias até o fim do ano, tem foco total na experiência do cliente Renault e é estruturado em três pilares: digitalização dos processos de atendimento, Zero Paper, com 100% da documentação em ambiente digital.  

“Trata-se de uma completa reestruturação no modelo de pós-vendas da Renault do Brasil, trazendo muito mais agilidade no atendimento, transparência e simplificação dos processos”, explica Arnaud Mourebrun, diretor de pós-vendas da Renault do Brasil. 

A estruturação do Pós-Vendas 4.0 foi realizada em três fases e aplicada em toda a jornada de atendimento ao cliente: agendamento e recepção, execução do diagnóstico e revisão, orçamento complementar, controle de qualidade e processos de pré-entrega e entrega. 

Pontos

A primeira fase do projeto consistiu na análise das oportunidades de melhoria e otimização dos processos atuais. Nesse ponto, seis concessionárias participaram das dinâmicas, com envolvimento de 14 áreas da Renault, para permitir identificar todos os pontos de evolução necessários.  

O segundo estágio do projeto consistiu em aplicar as evoluções necessárias, direcionadas a melhoria dos processos na rede de concessionárias, aprimoramento do atendimento aos clientes e redução de impacto no meio ambiente. Como resultados dessa etapa, 37% dos processos foram simplificados, 60% dos formulários foram sistemicamente integrados, além da redução de 73% de documentos impressos, eliminando nove assinaturas de documentos e onze formulários que eram utilizados em um atendimento padrão. 

Com os novos processos definidos, a Renault do Brasil passou para a última fase, que foi a digitalização de toda a operação. Com isso, 100% da documentação, antes preenchida manualmente, passou a ser preenchida de forma digital, agregando maior produtividade, com potencial de redução de mais de 40 toneladas de papel impresso em um ano pela rede de concessionárias.  

Cliente

A digitalização traz ainda outras vantagens como a redução do tempo de atendimento do veículo, economizando tempo para o cliente. “Com o Pós-Vendas 4.0, reduzimos em mais da metade o tempo médio da jornada de atendimento de um cliente na recepção e mapeamos os processos improdutivos da oficina, tornando toda a operação mais ágil”, explicou Mourebrun. 

O cliente pode ainda revisar orçamentos e aprovar serviços adicionais de forma digital, reduzindo prazos de aprovação. Com a digitalização, o cliente tem a garantia que todos os processos da revisão foram realizados. Há checklists digitais, previstos em cada etapa, que auxiliam a equipe para que todos os processos sejam acompanhados do início ao fim. No final do atendimento, o cliente recebe toda a documentação de forma digital, aprimorando a comunicação e a transparência com o cliente. 

 Sobre o Pós-Vendas da Renault 

A Renault foi eleita por três anos consecutivos (2022, 2023, e 2024) como melhor montadora em satisfação ao cliente pelo instituto MESC, em parceria com o Google. Também é a melhor montadora na pontuação de reputação no Google desde 2022 (conforme avaliação dos próprios clientes na plataforma). 

A marca também consolida sua reputação no Reclame AQUI por alcançar pelo terceiro ano consecutivo, o selo RA1000, a reputação máxima na plataforma, reconhecendo as empresas que possuem excelentes índices de atendimento. No Reclame AQUI, a Renault é a marca com a melhor posição dentre todas do setor automotivo.

SUVs em alta: conheça as vantagens que atraem os motoristas brasileiros

 



Radiografia da Notícia

Os modelos conquistaram o público pela combinação de conforto, tecnologia e desempenho e registram vendas crescentes

os SUVs conseguem atender tanto às necessidades do trânsito urbano quanto às demandas de motoristas que buscam versatilidade em suas rotinas

 Esse aumento significativo reflete a preferência crescente dos consumidores por esse tipo de veículo, superando os 45,7% registrados no mesmo período de 2023

Luís Alberto Alves/Hourpress

No primeiro semestre deste ano, 1.077.003 automóveis e comerciais leves foram vendidos no país. Desse total,  47,5% foram SUVs, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Esse aumento significativo reflete a preferência crescente dos consumidores por esse tipo de veículo, superando os 45,7% registrados no mesmo período de 2023.

Combinando design robusto, amplo espaço interno, desempenho eficiente e tecnologia avançada, os SUVs conseguem atender tanto às necessidades do trânsito urbano quanto às demandas de motoristas que buscam versatilidade em suas rotinas. Esses veículos se destacam como uma escolha atraente para famílias, aventureiros e condutores que valorizam praticidade e conforto em viagens.

Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos, comenta que a popularidade dos SUVs está relacionada às múltiplas funcionalidades que esses veículos oferecem. "Os SUVs são capazes de atender diversas demandas, seja em termos de espaço, segurança ou adaptação a diferentes tipos de terrenos. Isso faz com que o motorista se sinta mais preparado para qualquer situação".

Abaixo, Furtado destaca três vantagens de se ter um SUV:

Espaço interno

Uma das principais vantagens dos SUVs é o espaço oferecido para passageiros e bagagens. Com cabines mais amplas, esses veículos proporcionam maior conforto durante viagens, acomodando famílias maiores ou transportando objetos de maior volume com facilidade. “O interior espaçoso, tanto para quem está nos bancos dianteiros quanto traseiros, é ideal para quem valoriza conforto em todos os momentos”, destacou.

Versatilidade para diferentes terrenos

Os SUVs são conhecidos pela capacidade de enfrentar diferentes tipos de terrenos, graças à suspensão mais elevada e, em alguns modelos, o diferencial de tração nas quatro rodas. Esses veículos oferecem um bom desempenho tanto em áreas urbanas quanto em estradas não pavimentadas ou em condições adversas, como lama e terrenos acidentados. "A possibilidade de rodar em diferentes superfícies com segurança é uma das grandes vantagens do SUV, pois oferece ao motorista mais confiança e tranquilidade, independentemente do trajeto", explicou.

Maior visibilidade e segurança

A posição de condução mais elevada proporciona ao motorista uma visão mais ampla da estrada, o que pode aumentar a confiança durante a direção e contribuir para uma sensação de maior segurança. “Para muitos motoristas, essa característica é decisiva na escolha de um SUV, pois oferece uma percepção clara do ambiente ao redor, além de facilitar a visualização de obstáculos ou outros veículos no trânsito”, comentou.

Para quem deseja adquirir um SUV com facilidade e condições atrativas, há diversas opções disponíveis. "No Auto Shopping Internacional Guarulhos, os interessados podem encontrar diversos modelos de SUVs com condições especiais, que atendem a todos os perfis e bolsos. Oferecemos opções de financiamento rápido, com taxas exclusivas e parcelas em até 60 meses, proporcionando mais acessibilidade aos consumidores e garantindo uma compra segura e vantajosa", concluiu Leonardo Furtado.

Auto Shopping Internacional Guarulhos

Mais de 25 lojas de revendas de seminovos nacionais e importados
Telefone: (11) 2423-3000
Site: https://autoshoppinginternacional.com.br
Instagram: @autoshoppinginternacional
Rua Anton Philips, 1, Vila Hermínia, Guarulhos/SP. Saída 225 da Via Dutra
Serviços: despachante, seguradora, vistoria, financeiras e restaurante


Novos hexatrens Volvo FMX 6×6 para 250 toneladas

    Divulgação


Radiografia da Notícia

* Já estão em operação os novos caminhões Volvo FMX 6x6 para 250 toneladas, em conjuntos hexatrens

os novos veículos são mais um projeto da engenharia da marca para garantir produtividade ainda maior para as imensas composições off-road com seis reboques, as maiores em operação no País

Inovações permitiram aumento de 25% na capacidade máxima, na comparação com a versão anterior, de 200 toneladas

Luís Alberto Alves/Hourpress

O maior veículo florestal do mundo faz parte das operações de transporte da Suzano, uma gigante do setor e maior produtora global de celulose de eucalipto proveniente de florestas plantadas. Os 14 hexatrens Volvo FMX 6x6 com motor de 540 cv puxam cargas para abastecer a nova fábrica da empresa, localizada no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A unidade começou a operar recentemente, dando prosseguimento às operações florestais do Projeto Cerrado, que recebeu investimentos de R$ 22,2 bilhões. O complexo reúne alta capacidade de produção e várias práticas de sustentabilidade como, por exemplo, o uso ainda mais eficiente da bioenergia.


Mais robustez


Com a nova aquisição, a Suzano agora soma 47 unidades do Volvo FMX hexatrem, distribuídas em operações em diversas localidades. As novas composições (cavalo mecânico mais os implementos) têm 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores. O incremento na capacidade de carga foi possível graças a uma nova configuração, com reforços nos eixos e longarinas duplas. Além disso, o veículo recebeu um novo eixo com tração dianteira.


“Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, assim como evitar paradas indesejadas por conta de patinação. O projeto é mais um importante passo na parceria da Volvo com a Suzano, que precisa de soluções customizadas para ampliar a produtividade, mas por meio de iniciativas que não impactem o meio ambiente”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo. Outra novidade foi a colocação de um engate na parte frontal da cabine, para eventual auxílio de tração, que pode acontecer em uma aplicação severa como o transporte florestal.

"A parceria entre Suzano e Volvo vem de longa data. No projeto de Ribas do Rio Pardo, optamos pela Volvo como fornecedora devido ao seu reconhecimento no mercado e à disposição para atender nossas necessidades de desenvolver um veículo com CMT de até 250 toneladas. O desempenho do caminhão tem sido consistente com o escopo proposto, trazendo um custo-benefício dentro do esperado", destacou o  diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, Rodrigo Zagonel.


Em utilização pela Suzano desde 2019, quando foram implantados na Unidade Três Lagoas, os hexatrens trafegam somente dentro das fazendas de eucalipto da empresa, diferentemente dos caminhões bitrens ou tritrens, o que contribui para reduzir bastante o tráfego nas rodovias. Na Unidade Ribas do Rio Pardo, a companhia chegará a cerca de 50% de sua logística florestal com hexatrens, o que resulta em menor consumo de combustível no transporte de madeira e, consequentemente, menor emissão de CO/m³.


O Volvo FMX vem ganhando espaço cada vez maior no segmento vocacional. “Além da aplicação florestal, o veículo amplia sua participação em operações canavieiras e de mineração, principalmente por sua robustez, alta disponibilidade mecânica e eficiente consumo de combustível”, assegurou o engenheiro de vendas da Volvo, Gelson Philippsen. 


Gigante sustentável


Formada por um time de mais de 40 mil funcionários, entre próprios e terceiros, a Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.

Com 12 fábricas no Brasil, e outras na América do Norte e na Europa, a companhia tem capacidade instalada anual de 13,4 milhões de toneladas de celulose, 1,7 milhão de toneladas de papéis e 280 mil toneladas de itens de higiene. Abastece mais de 100 países e seus produtos incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, bem como novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global, alcançando mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.


A indústria de celulose e papel brasileira está entre os maiores players do setor no mundo. A produção local de celulose em 2023 foi de 24,3 milhões de toneladas. Maior exportador mundial, o País vendeu 18 milhões de toneladas de celulose no mercado externo no ano passado e tem 220 empresas e 255 unidades fabris nessa área.