Apenas mil unidades do modelo serão produzidas; ela terá preço de R$ 120.890,00 |
Luís
Alberto Alves
Conhecida por sua força, conforto e amplo
espaço interno, a picape Nissan Frontier ganha a série exclusiva Platinum, que
chega agora às revendas de todo o Brasil. Com produção limitada a mil unidades,
a novidade destaca-se por oferecer um dos melhores pacotes de itens de série
entre as picapes equipadas com câmbio automático, motor diesel e tração 4X4.
Fabricada na unidade da Aliança Renault-Nissan em São José dos Pinhais, no
Paraná, o modelo tem preço de R$ 120.890.
A série especial Platinum torna ainda mais
atraente a Nissan Frontier, uma picape reconhecida pela sua versatilidade e que
já teve mais de 100 mil vendidas no país desde o início de sua produção local,
em 2002. Sua lista de equipamentos de série inclui itens de tecnologia,
segurança, conforto e design, ressaltando a mistura de robustez e sofisticação.
Externamente, a Frontier Platinum traz acabamento com detalhes cromados na
grade, nos retrovisores externos e nos faróis de neblina, dando ao estilo do
utilitário visual elegante. Os pneus todo terreno, que calçam rodas de liga aro
16 de seis raios, possuem escrita em branco e os faróis e as lanternas têm
máscara negra. O logotipo que identifica a série fica na tampa traseira.
A série especial está posicionada entre as
versões SV Attack 4X4 manual e a topo de linha SL, que até agora era a única
opção com câmbio automático da linha da fabricante japonesa. Ela está
disponível em três cores: branco (sólida), preto e prata (metálicas).
"Com a Frontier Platinum, a Nissan
reforça a presença no importante segmento de picapes diesel com tração 4x4 e
câmbio automático. Queremos aumentar nossa participação de mercado nessa faixa
oferecendo um produto muito atraente em relação às versões intermediárias dos
concorrentes. Será a nossa opção mais acessível com esse tipo de
transmissão", explicou o gerente de Produto, Tiago Castro.
O nome Platinum foi escolhido para reforçar a
tecnologia de ponta desta série limitada, que traz alto valor agregado com
itens disponíveis nos concorrentes somente em versões mais caras. Equipamentos
como os sistemas de controle de estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control) e
de tração (TCS – Traction Control System); ar-condicionado digital automático
de duas zonas; câmera de ré integrada ao display do rádio de 5 polegadas; chave
presencial I-key, que permite a abertura das portas com um simples toque na
maçaneta. Além deles, a Frontier Platinum vem com câmbio automático de cinco
velocidades com sobremarcha (overdrive), que trabalha casado ao motor
turbodiesel de 2.5 16V de 190 cv; direção hidráulica com ajuste de altura do
volante; travas elétricas nas quatro portas; freios ABS com Distribuição
Eletrônica de Frenagem (EBD) de última geração; airbag duplo; cintos de segurança
dianteiros com pré-tensionadores e volante com comandos de áudio e piloto
automático.
MOTORIZAÇÃO DE PONTA
Comandado por corrente, que aumenta a
durabilidade, o motor da Frontier Platinum é o consagrado 2.5 16V turbodiesel
de terceira geração (YDK3), que traz o que a Nissan oferece de melhor no mundo
em tecnologia. Trata-se do mesmo bloco vendido no mercado europeu, um dos mais
exigentes nas leis antipoluição e referência em propulsores diesel.
Como características do motor dessa geração da
picape japonesa estão o uso de componentes que reduzem a fricção das partes
móveis da unidade principal e também do cabeçote, o moderno sistema de injeção
eletrônica de combustível de alta pressão e o filtro de partículas de diesel
(DPF, em inglês). Estes equipamentos contribuem para a redução da emissão de
gases poluentes, mas também trazem outros benefícios, como o aumento da
potência e do torque. Na prática, torna a Frontier valente para enfrentar
terrenos acidentados e fora de estrada, habilidade que a tornou uma referência
em seu segmento.
Assim como todas as versões 4x4 de série da
Frontier (S, SV Attack e SL), a série limitada Platinum possui motor de 2,5
litros, que desenvolve 190 cv de potência a 3.600 rpm e torque de 45,8 kgfm a
2.000 rpm. Os modelos com tração traseira da linha Frontier (S e SV Attack) têm
163 cv a 3.600 rpm e 41,09 kgfm a 2.000 rpm.
QUALIDADES RECONHECIDAS
A série Platinum mantém as qualidades que
tornaram a Nissan Frontier referência em dirigibilidade e agilidade no
segmento. Entre elas, o sistema Shift-on-the-Fly, que permite o
acionamento da tração nas quatro rodas por meio de um botão no painel,
mesmo com o carro em movimento (até 80 km/h). Esse acionamento eletrônico está
disponível em três modos: 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida, sendo o último o mais
indicado para superar terrenos excessivamente irregulares, arenosos ou lamacentos.
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Por meio de botão no painel será possível acionar a tração 4x4 mesmo com o carro em movimento (80 km/h) |
As medidas off-road mostram
que a Nissan Frontier Platinum encara qualquer desafio. O ângulo de ataque é de
32º, enquanto o de saída é de 24º. A capacidade máxima de subida de rampa é de
39º e a altura livre do solo é de 220 mm, oferecendo uma condução segura e sem
sustos nos pisos irregulares e não pavimentados. Os pneus todo terreno não
alteram o conforto para os passageiros nem aumentam os ruídos, mas ampliam a
capacidade do uso fora de estrada da Frontier.
Apesar de ter no seu DNA a capacidade para enfrentar
qualquer tipo de terreno acidentado, a Nissan Frontier Platinum não dispensa o
conforto para os passageiros. Com 5.230 mm de comprimento, sua distância
entre-eixos é uma das maiores do segmento de picapes médias (3.200 mm), o que a
faz ter um dos melhores espaços internos da categoria. Além disso, o banco
traseiro tem inclinação de 23° no encosto, o que proporciona mais comodidade
para quem viaja no banco de trás. A picape da Nissan mede ainda 1.850 mm de
largura e 1.780 mm de altura.
Para o transporte de cargas, o utilitário
oferece 454 mm de altura na caçamba, solução que aumenta a capacidade para
transportar objetos – o comprimento é de 1.513 mm e a largura, 1.494 mm. Com
essas dimensões, a Frontier tem capacidade de carga para até 1.030 quilos.
A suspensão foi desenvolvida pela engenharia
da Nissan do Brasil para ser resistente em terrenos fora de estrada e, ao mesmo
tempo, confortável. O conjunto dianteiro é independente, com braços
triangulares duplos, mola helicoidal e barra estabilizadora. O
traseiro possui eixo rígido com feixes de mola.
Sempre uma das principais preocupações da
Nissan, a segurança dos passageiros é um dos destaques da Frontier Platinum. Na
ativa, a picape conta com freios a disco nas rodas dianteiras e com os sistemas
antitravamento ABS e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) nas
quatro rodas; freios traseiros a tambor autoajustáveis, com válvula sensível à
carga (LSV), e com controle de tração e estabilidade (VDC). Cintos de segurança
dianteiros de três pontos com pré-tensionadores, airbag duplo frontal e barras
de proteção nas quatro portas atuam na segurança passiva.
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