T8, a maxivan da Jac Motors |
Luís Alberto Alves
A JAC Motors prepara um de seus lançamentos
mais impactantes. O T8, maxivan que comporta confortavelmente motorista e seis
passageiros, vai ocupar um espaço único no mercado brasileiro. Oriunda de um
segmento extremamente competitivo no mercado chinês, em que a marca é líder – o
das vans de transporte de passageiros –, o JAC T8 propõe-se a cumprir uma
missão que nenhum modelo vendido no Brasil era capaz: transportar com extremo
conforto sete pessoas. Parecia simples. Mas nenhum carro ou van do mercado
atingia essa proeza.
Antes de efetuar o lançamento, a JAC Motors
experimentou uma longa trajetória de “clínicas” com futuros clientes, uma
delas, inclusive, com jornalistas especializados. Destinada fundamentalmente a
empresas que necessitam de carros grandes para traslados executivos, a T8
recebeu dezenas de aprimoramentos e adaptações antes de ganhar os espaços dos
show rooms da rede autorizada JAC Motors no País.
Em sua maioria, a clientela queixava-se da
ausência de um veículo que pudesse transportar, por exemplo, quatro pessoas e
bagagem, o que é extremamente comum a empresas contratadas por resorts, por
exemplo. De acordo com esses usuários, os maiores sedãs não comportavam esses
serviços, à medida que as três pessoas que viajariam no banco traseiro não
encontravam o conforto requerido. Com minivans, adotando a mesma situação, o
problema reside na falta de espaço no porta-malas para acomodar a bagagem de
quatro pessoas.
Assentos confortáveis
A solução sempre recaiu nas vans.
Originalmente concebidas para o transporte de carga, elas acomodam, em sua
maioria, 15 pessoas ou mais. Mas nenhuma delas é dotada de assentos
confortáveis e espaçosos, mas sim pequenos bancos, colados e estreitos, que
provocavam desconfortos em viagens mais longas. Todas elas, também, sofrem com
o alto nível de ruído, provocado pela motorização a diesel. Outra conseqüência
apontada nas clínicas era a precariedade no desempenho desses vans e a falta de
praticidade, pois os tetos altos não permitem que se entre sob algumas
marquises de portarias de hotéis, por exemplo.
Tamanho suficiente para levar motorista mais seis passageiros confortavelmente |
Fluxo de turistas
Com a profusão da indústria do turismo no
Brasil, principalmente em 2014 e nos próximos anos, a chegada da JAC T8 parece
perfeita. Indiscutivelmente, existe a necessidade de um veículo que priorize
conforto e bem-estar a bordo, considerando o fluxo de turistas (brasileiros e
estrangeiros) que estará se deslocando pelos aeroportos do país. Com 5,1 metros
de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,97 metro de altura, o que torna a JAC
T8 um veículo “compacto” para transporte de passageiros frente às vans, o
modelo oferece toda a comodidade que suas supostas concorrentes não possuem.
Ela é configurada no formato 2+2+3, onde as
poltronas da fileira intermediária são individuais, reclináveis, removíveis e
giram 360 graus. Mas isso não é tudo: o novo JAC Motor é equipado com bancos
dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico, teto solar, ar-condicionado com
controle independente para o compartimento traseiro, luzes individuais de
leitura, central multimídia com entrada USB e Bluetooth; entre outros itens.
Painel da T8; todos os bancos traseiros podem ser retirados se transformando num furgão |
A distância entre-eixos de 3,08
metros elimina quaisquer problemas quanto à acomodação das pernas de cada
passageiro. E o melhor: atrás da última fileira de bancos, com o posicionamento
“padrão”, o espaço para bagagem permanece generoso: são 1.310 litros, o que acondiciona
malas de vários passageiros. Se necessário, todos os bancos traseiros podem ser
retirados, revelando um espaço de carga digno de um furgão. Sem a última
fileira de bancos, o espaço para carga sobe para 3.550 litros. Ou 4.800 litros
se retirados também os dois centrais.
Trazendo ainda acendedores de cigarro
e tomadas 12v de sobra, seis alto-falantes, rádio MP5 com antena externa e 6
porta-copos, não é só pela preocupação com os passageiros que a T8 quer ser
reconhecida. O motorista que guiar a maxivan de luxo pode contar com volante
revestido em couro com regulagem de altura, comandos multifunção e direção
hidráulica. O veículo também inclui computador de bordo, abertura interna da
tampa do tanque de combustível, retrovisores com acionamento elétrico e
repetidor de seta, vidros elétricos, faróis com regulagem elétrica de altura,
desembaçador traseiro, retrovisor interno antiofuscante, limpador traseiro com
temporizador e quebra-sol com espelho de cortesia.
Segurança à altura
O motor 2 litros, com 16 válvulas e
turbocompressor, assistido por intercooler, da T8 é mais do que suficiente para
enfrentar os desafios do trânsito e das rodovias sem grandes esforços. Acoplado
a uma caixa transmissão manual de seis velocidades, ele rende potência máxima
de 175 cv a apenas 5.400 rpm, com o torque máximo de 260 Nm mantendo-se
constante de 2.000 a 4.000 rpm. Essa receita permite ótimo equilíbrio entre
performance e consumo de combustível, uma vez que a elasticidade do propulsor,
associada às relações longas de marchas, garante uma dirigibilidade convincente
– velocidade máxima de 165 km/h –, mesmo com o carro carregado, sem qualquer
prejuízo à economia de combustível. Com uma capacidade de 80 litros no tanque
de gasolina, a JAC T8 possui grande autonomia.
Sem nunca esquecer do conforto, o modelo
possui suspensão dianteira com triângulos inferiores e superiores. Na traseira,
que recebe o diferencial – a tração da T8 é nas rodas de trás –, a suspensão é
constituída por um eixo rígido. Ambas contam com molas helicoidais progressivas
e barras estabilizadoras. As rodas de 17” são em liga de alumínio com pneus
225/60 e os freios tanto dianteiros como traseiros são a disco ventilado com
ABS e EBD.
Para não pecar em nenhum aspecto e alcançar
bons resultados em conforto, desempenho e também segurança, o T8 vem com airbag
duplo, cintos traseiros laterais de 3 pontos, travamento automático das portas
à 15 km/h, sensor de estacionamento traseiro com câmera, portas com barras de
proteção lateral, trava central e chave com destravamento remoto das portas,
além de alarme antifurto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário