Novo Cargo 2842 6X2 acoplado à carreta de três eixos |
Novo Cargo 2842 6X2, cavalo mecânico |
Detalhe do cavalo mecânico Cargo 2842 |
Alavanca de câmbio do Novo Cargo 2042 |
Visão panorâmica da cabine do Novo Cargo 2042 |
Motor FPT, 420 CV, do Novo Cargo 2042 |
Novo Cargo 2042 |
Novo Cargo 1119 |
Interior da cabine do Novo Cargo 1119 |
Novo Cargo 2042 4X2 |
Nova Ford Transit Global estará à venda na América do Sul em 2014 |
Nova Ford Transit Global |
Detalhe do acesso à manutenção de parte dos dispositivos frontais |
Novo Cargo 816 Chassi |
Luís Alberto Caju
Nesta Fenatran, que termina neste
dia 1º de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte
de São Paulo, a Ford Caminhões apresentou a nova Transit 2014, entrando devagarzinho
na América do Sul. O futuro modelo está
sendo mostrado ao redor do mundo, antecipando a nova tendência de design da
linha de vans da marca. Outro destaque é o lançamento do Cargo 1119, além da
renovação do líder do segmento de caminhões leves, o Cargo 816.
A linha Ford de caminhões é
representada também pelos novos astros da marca: os extrapesados Cargo 2842 e
Cargo 2042, que acabam de chegar ao mercado brasileiro. Além da exposição
estática, o modelo extrapesado pode ser acelerado em um teste dinâmico inédito,
em um dinamômetro. Na área externa do salão, os dois modelos também estão
disponíveis para test-drive.
A linha Ford Cargo 2014 se
completa com os novos modelos para as chamadas aplicações vocacionais: o Novo Cargo
1719 para o transporte de bebidas, o Novo Cargo 1723 coletor/compactador de
resíduos, o Novo Cargo 2629 betoneira e o Novo Cargo 2429 com caixa de nove
marchas.
A Ford Caminhões também aproveitou o evento para anunciar que a
motorização de todos os seus modelos de caminhões está apta a operar com Diesel
B20, novo combustível brasileiro com a adição de 20% de biodiesel. Na maior
feira de veículos comerciais, a Ford mostra ainda a Série F, que será relançada
em 2014 com novos motores Euro 5.
Transit global
A Fenatran foi palco da pré-estreia da nova
geração global da Transit, mostrada na versão Furgão. A linha chega ao Brasil no
ano que vem, totalmente renovada no design, motorização e equipamentos para
continuar a ser a líder mundial em produtividade, economia e eficiência.
Considerada a linha de vans mais
moderna e segura do mercado, a Transit é líder de vendas na Europa há décadas,
além de outras regiões. Ela será lançada em vários mercados mundiais, incluindo
o Brasil, os Estados Unidos e países da Europa, Ásia e África.
Além de design moderno e
eficiente, ela avança ainda mais no desempenho e economia, com nova motorização
e itens de tecnologia que aprimoram a sua segurança e versatilidade para o
transporte de uma grande variedade de cargas. Os detalhes do produto serão
divulgados mais próximo do lançamento.
Novo Cargo 1119
Com o lançamento do Novo Cargo
1119 a Ford introduz mais uma opção na sua linha de caminhões leves. O modelo
amplia a capacidade de carga e potência para aplicações urbanas e rodoviárias
de curta distância.
Com peso bruto total de 10.510
kg, ele é equipado com motor Cummins ISB 4.5 de 189 cv e câmbio de cinco
marchas. Entre outras aplicações, é indicado para uso com baú isotérmico, baú
frigorífico, carga seca, guincho plataforma e transporte de bebidas. Dispõe
também de versão VUC, veículo de uso urbano.
Novo Cargo 816
O Novo Cargo 816 recebeu nova
cabine, em linha com os demais modelos da nova família de caminhões da Ford. O
seu design segue o padrão Kinetic, linguagem adotada para a Ford em seus
veículos.
O seu interior também ficou mais
moderno e confortável, com novo volante, painel com iluminação na cor azul Ice
Blue e banco com suspensão a ar. O Cargo 816 é um dos modelos mais vendidos no
segmento de leves.
Novo Cargo 2042 e Novo Cargo 2842
A Ford exibiu seus novos extrapesados, os primeiros caminhões globais da marca. Destaque da
Ford na Fenatran, os modelos Cargo 2042 e Cargo 2842 marcam a entrada da Ford
neste importante segmento do mercado.
O Cargo 2842
6x2 tem capacidade de 56 toneladas, e o Cargo 2042 4x2, de 49 toneladas. O
conjunto de motor, transmissão, eixo, chassi e suspensão dos dois modelos,
desenvolvido para aplicações severas, permite o reboque de composições com três
eixos para as mais diversas cargas. A cabine leito, com teto alto e uma das
maiores camas do mercado, é um diferencial de conforto.
Eles são
equipados com motor FPT de 420 cv, transmissão automatizada ZF de 12 marchas,
controle automático de tração, dois tanques de combustível de 325 litros cada,
freios ABS com EBD e controle automático de tração. O Cargo 2842 tem também a
opção de controle eletrônico de estabilidade.
Um dinamômetro instalado no
estande mostrará a força do sistema de
tração do Cargo 2042
em aceleração. A telemetria em tempo real será transmitida para um telão, em
ação pioneira da Ford na Fenatran.
Caminhões
vocacionais
Os chamados novos
modelos vocacionais da linha Cargo 2014 incorporam modificações que facilitam a
implementação e a operação em finalidades específicas de trabalho. O Cargo 1719
para o transporte de bebidas, por exemplo, traz distância entre-eixos mais curta
e mudanças na suspensão traseira.
O Novo Cargo 1723
preparado para coletor/compactador de resíduos tem sistema de tração reforçado,
com eixo de simples velocidade e mais robusto. Os sistemas de freio e embreagem
foram igualmente redimensionados.
O Novo Cargo 2629 6x4 preparado para
betoneira vem com escapamento vertical, câmara de freio do tipo pistão, grade
de proteção no radiador e catalisador instalado do lado externo do chassi. O
Novo Cargo 2429 6x2 com transmissão de nove marchas e eixo simples facilita a
operação do motorista e contribui para a economia de combustível nessa
aplicação.
RENOVAÇÃO
LINHA DE CAMINHÕES LEVES
A Ford renovou a sua linha de
caminhões leves, lançando o inédito Novo Cargo 1119, além de apresentar o
modelo Cargo 816, um dos ícones do segmento, com novo design externo e interno.
A nova linha reforça a posição da marca como um dos mais fortes competidores
nesse segmento, com soluções inteligentes e racionais para o transporte de
carga que incluem versões VUC – Veículo Urbano de Carga.
“Os dois modelos destinam-se a
atender um dos segmentos mais importantes do mercado de caminhões, responsável
por cerca de 25% das vendas totais. São investimentos que completam a nossa
linha de veículos comerciais nesse segmento, com modelos modernos e
eficientes”, afirmou o diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul,
Guy Rodriguez.
Novo
Cargo 1119
Com peso bruto total de 10.510
kg, o Cargo 1119 é uma das principais novidades da Fenatran. Ele oferece a
maior potência e capacidade de carga em sua faixa, dando aos transportadores
mais uma opção para escolher o veículo adequado ao seu perfil de carga e aperfeiçoar
a operação da frota.
Destinado a aplicações urbanas e rodoviárias de curta distância, ele é
indicado para uso com baú isotérmico, baú frigorífico, carga seca, guincho
plataforma e bebidas, entre outros. É equipado com motor Cummins ISB 4.5 de
quatro cilindros, com potência de 189 cv (a 2.300 rpm) e torque de 600 Nm (a
1.500 rpm).
A sua transmissão Eaton de 5
marchas mais ré tem relações desenvolvidas especialmente para otimizar o torque
e o desempenho. Situado numa posição intermediária entre os modelos de 8 e 13
toneladas, o novo modelo tem como ponto forte a capacidade de carga útil de
7.164 kg.
É um chassi totalmente novo e
robusto. O Cargo 1119 utiliza longarinas amplas, ancoragens e furações
totalmente novas para maior resistência e durabilidade.
Novo Cargo 816
Um dos modelos mais vendidos no
segmento de leves, o Cargo 816 traz cabine com novo design, inspirado na
linguagem Kinetic da Ford para veículos comerciais, com linhas ágeis e fluidas.
O novo design inclui grade em
formato hexagonal, novos para-lamas, faróis e para-choque dianteiro recuado,
que favorece as manobras. Os piscas instalados no alto do para-lama ampliam a
visibilidade. Os degraus de acesso estão presos à cabine, que quando é basculada
aumenta o espaço para manutenção. Isso facilita também a instalação de
cobertura nos degraus.
O interior do Cargo 816 também ficou moderno, funcional e
confortável. Ganhou volante de excelente empunhadura e painel com iluminação na
cor azul Ice Blue adotada globalmente pela Ford, com excelente visibilidade em
qualquer condição de luz. O banco com suspensão a ar permite múltiplas
regulagens e as portas têm laterais revestidas em tecido. Vidros elétricos são
um dos itens de série.
O caminhão Cargo 816 é equipado
com motor Cummins ISB 4.5, com potência de 162 cv (a 2.300 rpm) e torque de 550
Nm (a 1.500 rpm), e transmissão Eaton de cinco marchas mais uma à ré. Ele tem
peso bruto total de 8.250 kg.
AUMENTO DE PRODUTIVIDADE
E EFICIÊNCIA
A Ford Caminhões apresentou dentro da linha
Novo Cargo 2014 as chamadas versões vocacionais, para atender as diversas
atividades da economia brasileira. A engenharia avançada da marca pesquisa,
desenvolve e integra como modelos de produção as novas versões, destinadas a
aplicações específicas em várias atividades econômicas.
Na Fenatran, a
Ford Caminhões lançou o Novo Cargo 1719 para o transporte de bebidas, o Novo
Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos, o Novo Cargo 2629 betoneira e o
Novo Cargo 2429 6x2 com transmissão de nove marchas. Como
demonstração, a Ford exibe ainda um Cargo 2429 na configuração 8x2, com eixo
dianteiro direcional extra, transformado por implementador e capacidade
ampliada para 29 toneladas.
Eles incorporam modificações que facilitam a
implementação e a operação em suas finalidades específicas de trabalho,
fortalecendo a presença dos caminhões Ford em segmentos nos quais já têm uma
participação expressiva.
As novas versões são resultado do contato
constante com os clientes, ouvindo os seus desejos e necessidades. O objetivo é
agilizar a preparação do caminhão, entregando modelos que já saem de fábrica
com a configuração ideal para a atividade de cada transportador.
Novo
Cargo 1719 para bebidas
A nova versão do Novo Cargo 1719 para o
transporte de bebidas vem com uma preparação especial que facilita a instalação
do implemento. Além de contar com uma distância entre-eixos mais curta (3.560
mm), as mudanças incluem um feixe de molas de comprimento menor na suspensão
traseira, que não interfere na carroceria. O sistema de escapamento também foi
modificado, com catalisador de novo formato e instalado na parte externa do
chassi.
Ele é equipado com motor Cummins ISB 4.5 com
potência de 189 cv (a 2.300 rpm) e torque de 600 Nm (a 1.500 rpm) e transmissão
Eaton de seis marchas. Tem peso bruto total de 16.000 kg, ou 23.000 kg com
instalação de terceiro eixo.
Novo Cargo 1723
coletor/compactador de resíduos
O Novo Cargo 1723 preparado para
coletor/compactador de resíduos vem com modificações e equipamentos para
atender os requisitos específicos desse tipo de aplicação, conhecida pela
severidade e variação nas solicitações de carga durante a operação nas ruas.
O seu sistema de tração é reforçado. A
transmissão de seis marchas ganhou primeira mais curta para aumentar o torque
na saída e opera com eixo simples, com relação de 5,38: 1 – intermediária entre
as relações de 4,10 e 5,59 do eixo de dupla velocidade do modelo padrão.
O novo eixo trativo tem também carcaça de
espessura maior e semiárvore de diâmetro maior, que aumentam principalmente a
resistência de partida em rampa. A embreagem reforçada, com 395 mm de diâmetro,
aumenta a durabilidade.
O sistema de freios foi igualmente
redimensionado, com novos tambores dianteiros e traseiros (de 17x7" e 15x8
5/8", respectivamente) e câmaras tipo pistão na traseira, em vez de
diafragma. Tudo isso contribui para aumentar a eficiência e durabilidade do
sistema.
Outro recurso de segurança é o manetim de
freio no painel para partida em rampa, que permite modular a força de saída sem
dar trancos, protegendo o sistema de tração. A suspensão ganhou robustez com a
adoção de feixe de molas dianteiras e traseiras semielípticas, com número maior
de lâminas.
O Novo Cargo 1723 coletor/compactador de
resíduos é disponível com dois entre-eixos especiais, de 4.340 mm e 4.800 mm,
este último para implementação com tração 6x2. Ele vem ainda com escapamento
vertical, que evita o levantamento de poeira e emissões na direção dos garis
que trabalham atrás do veículo. Tem também tomada de força traseira,
para-choque estreito, protetor do radiador e bancos com revestimento em vinil
para facilitar a limpeza.
É equipado com motor Cummins ISB 6.7 de seis
cilindros, com potência de 230 cv (a 2.300 rpm) e torque de 821 Nm (a 1.500
rpm) e transmissão Eaton de seis marchas. Seu peso bruto total é 16.000 kg, ou
23.000 kg com instalação de terceiro eixo.
Novo
Cargo 2629 betoneira
O Novo Cargo 2629 6x4 é um dos líderes do
segmento de betoneiras. Como principais novidades para essa aplicação, ele traz
escapamento vertical que evita o espalhamento de poeira nas usinas e canteiros
de obras e câmara de freio do tipo pistão, para serviço pesado.
O modelo também vem equipado com grade de
proteção no radiador e catalisador instalado do lado externo do chassi, que
facilita a implementação. Ele tem motor Cummins ISB 6.7 de seis cilindros, com
potência de 290 cv (a 2.300 rpm) e torque de 951 Nm (a 1.500 rpm), e
transmissão Eaton de 10 marchas. Seu peso bruto total é 23.000 kg e a
capacidade máxima de tração, 42.000 kg.
Novo Cargo 2429
com nove marchas
O Novo Cargo 2429 6x2 oferece uma versão
adicional com transmissão de nove marchas e eixo simples para uso rodoviário.
Além de facilitar a operação do motorista, o novo câmbio contribui para a economia
de combustível nessa aplicação (na configuração padrão, é equipado com
transmissão de seis marchas e eixo de dupla velocidade).
"É mais um modelo de vocação estradeira
na linha Cargo, aumentando as opções dos transportadores para otimizar o
rendimento das viagens de acordo com o seu perfil de carga", disse o gerente
de Marketing da Ford Caminhões, Pedro de Aquino.
Ele é equipado com motor Cummins ISB 6.7 de
seis cilindros, com potência de 290 cv (a 2.300 rpm) e torque de 951 Nm (a
1.500 rpm). Tem peso bruto total de 23.000 kg e capacidade máxima de tração de
35.000 kg.
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