![]() |
A partir deste mês, o superesportivo da Mercedes já estará à venda |
![]() |
Luxo não falta ao SLS AMG GT FINAL EDITION |
Luís Alberto Alves
O SLS AMG GT FINAL EDITION está
no mercado a partir deste mês. O superesportivo será fabricado nas versões
Coupé e Roadster e, assim que terminarem as 350 unidades, a produção da série
de modelos SLS AMG estará encerrada.
Segundo Tobias Moers, presidente
do conselho de administração da Mercedes-AMG GmbH, "o SLS AMG foi o
primeiro automóvel completamente desenvolvido pela AMG e, por isso, marcou o
início de uma nova era para nossa empresa. Com o SLS AMG GT FINAL EDITION, agora,
estamos oferecendo aos nossos clientes uma versão final e extremamente atraente
de nosso superesportivo. Com seus inúmeros componentes de carroceria com visual
de fibra de carbono, equilíbrio aerodinâmico ainda mais aperfeiçoado e pneus
Cup opcionais, o SLS AMG GT FINAL EDITION tem um alto potencial de
fascinação."
Fibra de carbono
O design especial do SLS AMG GT
FINAL EDITION se destaca no aspecto visual: o capô em fibra de carbono aparente
com saída de ar central, o divisor aerodinâmico na dianteira, o defletor fixo
traseiro em fibra de carbono que remete ao SLS AMG Coupé Black Series e as
exclusivas rodas forjadas AMG de liga leve criam um conjunto impossível de
passar despercebido nas ruas.
Juntamente com a pintura em
grafite designo magno fosca, que foi adotada do modelo especial para
colecionadores SLS AMG GT3 "45th ANNIVERSARY" (oferecida como opção),
os componentes em fibra de carbono e as rodas forjadas AMG criam uma aura esportiva
diferenciada. Para reforçar esta impressão visual única, quando vistos de trás,
os suportes da asa traseira tem acabamento em preto com alto brilho.
Novos componentes aerodinâmicos,
compreendendo o capô em fibra de carbono, aerofólio traseiro e divisor frontal
reduzem a força ascendente tanto sobre o eixo dianteiro como o traseiro. Como
no SLS AMG Coupe Black Series e no SLS AMG GT3, o capô de fibra de carbono do
SLS AMG GT FINAL EDITION traz uma saída de ar central. Além de dissipar o calor
do motor, esta saída também aumenta a força aerodinâmica sobre o eixo dianteiro
e melhora o coeficiente aerodinâmico (Cd).
Os engenheiros da AMG utilizaram o
efeito-vácuo para obter um duplo benefício: dissipar o ar quente do
compartimento do motor e, ao mesmo tempo, desviar para o alto o fluxo de ar
fresco da parte inferior do veículo. O equilíbrio aerodinâmico otimizado não
apenas melhora o potencial do carro em pistas de alta velocidade como contribui
para uma condução mais segura.
Rodas forjadas
As rodas forjadas AMG com design
especial com raios cruzados são oferecidas em duas versões de cores: pintadas
de preto fosco com detalhes em alto brilho ou pintadas de preto fosco com aro
em alto brilho. Pinças de freios vermelhas criam um atraente contraste. Os
novos pneus "Dunlop Sport Maxx Race" Cup, tamanhos 265/35 R19
(dianteiros) e 295/30 R20 (traseiros) são disponibilizados como opcionais sem
custo adicional.
Os pneus Cup foram desenvolvidos
com exclusividade para a Mercedes-AMG. Eles não se limitam a aumentar a
precisão da direção, mas também elevam a aderência. Desta forma, o SLS AMG GT
FINAL EDITION se habilita para o uso por aspirantes a piloto de competição em
circuitos fechados ou particulares.
Motor V8 AMG
![]() |
A potência do motor 6.3 litros V8 faz o superesportivo da Mercedes fazer de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos |
A abertura do capô em fibra de
carbono revela a unidade de força AMG 6,3 litros V8, rebaixada e deslocada bem
para a traseira. Com potência máxima de 435 kW (591 cv) a 6.800 rpm e torque
máximo de 650 Nm a 4.750 rpm, o motor de oito cilindros de alta rotação
assegura uma condução dinâmica no mais alto nível. O SLS AMG GT FINAL EDITION
acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e pode alcançar 200 km/h em 11,2
segundos. A velocidade máxima é de 320 km/h (limitada eletronicamente).
Com suas reações rápidas,
variável e emocionalmente empolgantes, a transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT
DCT com sete marchas faz o par perfeito com o motor V8 naturalmente aspirado.
Com quatro programas de operação, função RACE START e dupla debreagem
automática, a transmissão com dupla embreagem montada em uma configuração
transeixo junto ao eixo traseiro traz consigo os predicados perfeitos para um
desempenho de primeira linha.
As características especialmente
dinâmicas das trocas de marchas e o tempo de reação reduzido nas trocas de
marchas no modo manual elevam a experiência emocional vivida pelo condutor. A
suspensão AMG RIDE CONTROL de alto desempenho, com amortecimento variável
controlado eletronicamente, inclui os programas "Sport" e "Sport
plus".
Padrão diamante
Não é apenas no design externo e
na engenharia que o SLS AMG GT FINAL EDITION irá atender aos clientes mais
exigentes. Em seu interior, a ambientação de alta qualidade é caracterizada
acima de tudo pelo impactante couro designo Exclusive com padronagem diamante,
usado para revestir os painéis centrais dos dois bancos e das portas. A costura
pespontada em prata se harmoniza perfeitamente com o estofamento em couro
preto, os cintos de segurança prateados e os tapetes pretos com bordas
prateadas. O acabamento em fibra de carbono é de série.
Um detalhe exclusivo é o escudo
"AMG FINAL EDITION - 1 de 350" no console central de fibra de
carbono. Outro item de alta qualidade, tanto do ponto de vista visual como
tátil, é o chamado "3D seam": uma fina tira de Alcantara no interior
do painel de instrumentos coberto de couro que demonstra a atenção ao detalhe
típica da Mercedes-AMG. Pespontos contrastantes habilmente executados a mão dão
o toque final ao "3D seam", ressaltando o trabalho artesanal
envolvido. O volante AMG Performance em Alcantara, com marcadores prateados às
12 horas e inserto em metal preto brilhante faz jogo com a área adjacente às
saídas de ar. Os bancos esportivos trazem o emblema AMG incrustado nos apoios de
cabeça.
Equipamentos AMG opcionais:
·
Espelho retrovisor externo em fibra de carbono
·
Cobertura do motor em fibra de carbono
·
Pacote Interior Carbon-Fibre (acabamento adicional em fibra de carbono
nos apoios de cabeça e laterais dos bancos e painéis das soleiras das portas)
·
Sistema de freios de composto de cerâmica de alta performance
·
AMG Performance Media
·
Sistema de som surround Bang & Olufsen BeoSound AMG.
História de sucesso
Seja nas versões Coupé, Roadster,
GT, Black Series, Electric Drive, a versão de competição GT3, a FINAL EDITION
ou – por último, mas não menos importante – o Official F1® Safety Car da
Fórmula 1®: o Mercedes-Benz SLS AMG vem causando admiração desde 2009. A
potência dos modelos habilitados a circular nas ruas varia de 420 kW (571 cv) a
552 kW (751 cv).
O superesportivo estreou
mundialmente na versão Coupé no Salão Internacional do Automóvel (IAA) de
Frankfurt, na Alemanha, em setembro de 2009, e foi lançado no mercado em 2010.
O espetacular modelo com asas de gaivota foi seguido em 2011 pelo SLS AMG
Roadster e pelo modelo de competição de série SLS AMG GT3.
Com vários títulos em campeonatos
internacionais, como o ADAC GT Masters, o Campeonato Europeu FIA GT3 e o
Campeonato Mundial FIA GT1, assim como mais de 100 vitórias em todo o mundo, a
versão de corrida do modelo "asas de gaivota" tem demonstrado de
forma impressionante sua performance.
Em especial, o sucesso em provas
de longa distância, como a 12 Horas de Bathurst e as corridas de 24 horas no
Dubai, Nürburgring e Spa-Francorchamps, comprovou de forma espetacular sua
competitividade. Em 2013, o SLS AMG GT3 conquistou o "grand slam" das
clássicas corridas de longa distância da GT3, com quatro vitórias consecutivas.
De forma semelhante, conquistou o título da altamente disputada série Blancpain
Endurance.
Desde o início de 2010, o SLS AMG
também tem contribuído para a segurança da Fórmula 1, a mais importante
categoria do automobilismo esportivo, como Safety Car oficial. O SLS AMG GT
assumiu este papel em setembro de 2012, no GP da Bélgica.
Em junho de 2013, chegaram ao
mercado as duas versões mais potentes, o SLS AMG Coupé Black Series, com 464 kW
(631 cv), e o SLS AMG Coupé Electric Drive, com 552 kW (751 cv).
Nenhum comentário:
Postar um comentário