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No dia 10 de março de 1959 o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugurava a fábrica da GM em São José |
Luís Alberto Alves
O Complexo Industrial da General
Motors do Brasil em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), está
completando 55 anos de atividades. Nesta unidade - inaugurada em 10 de março de
1959, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira - saiu o primeiro
motor Chevrolet fabricado no Brasil.
No Complexo de São José dos
Campos, atualmente, é produzido a picape média S10, com motores 2.4 Flexporwer
e 2.8 Turbodiesel; e o utilitário esportivo Trailblazer, com motores 3.6 V6
Gasolina e 2.8 Turbodiesel.
Nos últimos 55 anos foram mais de
5,5 milhões de unidades produzidas na unidade. Em São José, também está
localizada a fábrica de CKD, única linha totalmente dedicada na indústria
automobilística brasileira ao preparo, embalagem e despacho de veículos
completamente desmontados para exportações.
Comerciais leves
Nos seus 2,7 milhões m² de área
total e de 500 mil m² de área construída, o Complexo Industrial de São José dos
Campos é um dos maiores do pais. Atualmente, tem um efetivo de mais de 6.000
pessoas. O Complexo abriga sete fábricas: uma de comerciais leves (linha da
picape S10 e do utilitário esportivo Trailblazer); duas fábricas de motores;
uma de transmissões; uma estamparia; uma linha de injeção e pintura de peças
plásticas; e uma linha voltada aos produtos de exportação (CKD – Completely
Knocked Down).
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O complexo abriga sete fábricas, uma delas produzindo comerciais leves, motores e diversos outros itens |
O ritmo de produção da Powertrain
é forte, com aproximadamente 138 transmissões e 142 motores, em média, por
hora. No total são aproximadamente 4.500 unidades powertrain por dia ou 95 mil
por mês (motores e transmissões). Por ano, a produção supera 975 mil unidades.
Sempre comprometida com a
preservação do meio ambiente, o Complexo da GM conta com uma avançada estação
de tratamento de efluentes e filtros de ar para evitar a poluição.
"0 Complexo Industrial de
São José dos Campos teve significativa importância para a região do Vale do
Paraíba, tendo contribuído para seu crescimento econômico, registrando grandes
marcas em sua trajetória``, destacou o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos
Munhoz.
55 anos de história
A história da GM na região
começou na década de 50 com a procura de um terreno junto à estrada de ferro
Central do Brasil às margens da Rodovia Presidente Dutra e no eixo São
Paulo—Rio de Janeiro, para a construção da fábrica que iria produzir motores para
caminhões, uma demanda que já despontava no País naquela época.
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O terreno da GM fica às margens da Via Dutra em São José dos Campos, Vale do Paraíba |
Da compra do terreno, em 1953, à
inauguração oficial da fábrica, em 1959, foram muitos os desafios. Nos anos de
1956 e 1957 a GMB teve seu primeiro projeto de nacionalização aprovado pelo governo
através do Geia (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) formado para
controlar a implementação da nossa indústria automobilística. A meta era a
fabricação dos caminhões Chevrolet HD-6.503 (médios) e 3.104 (leves). Depois
foi lançada a picape Chevrolet, que ficou conhecida como "Marta
Rocha", por ter sua pintura nas cores azul e branco e a famosa composição
"saia e blusa".
Foi atendendo a esse projeto de
nacionalização que a GMB instalou-se em São José dos Campos, onde montou uma
fundição de peças para a produção dos motores — um processo pioneiro naquela
época. O primeiro motor produzido foi o modelo de 261 polegadas cúbicas (4,2
litros) e seis cilindros em linha. A capacidade da fábrica era de 25 mil
motores por ano.
Atualmente, a GM tem, além do
Complexo de São José dos Campos, os Complexos de São Caetano do Sul (SP) e de
Gravataí (RS), unidades onde produz veículos. Conta ainda com unidades em
Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes
(produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e
Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em
São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos
veículos.
Cronologia de sucesso
1925
§ A GM foi fundada em
26 de janeiro de 1925 e começou a operar em galpões alugados no bairro do
Ipiranga, em São Paulo, de onde saiu, em setembro, o primeiro Chevrolet montado
no país, um furgão de entregas urbanas. Em 12 de agosto de 1930, é inaugurada
oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul.
1956
§ Em 12 de dezembro,
o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de
nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet e, em 21 de dezembro
daquele ano, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em
São José dos Campos.
1957
§ Em 28 de junho, o
GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet e sai o primeiro
caminhão Chevrolet nacional.
1958
§ Lançada em julho a
primeira picape Chevrolet 3.100, que mais tarde passou a se chamar C14 ou C15.
Em 4 de dezembro daquele ano, a fábrica de São José dos Campos — ainda em
construção — entrega o primeiro motor Chevrolet fundido, forjado e usinado na
Região do Vale do Paraíba
1959
§ Em 10 de março, é
inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos
Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet
Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.
1969
§ Em 2 de dezembro,
em São José dos Campos, é fabricado o 200.000 motor Chevrolet.
1970
§ A GMB inaugura uma
nova linha de montagem em São José dos Campos, para o lançamento do seu
primeiro carro pequeno, o Chevette, um "best seller" do mercado
brasileiro, lançado em 24 de abril de 1973 e que alcançaria a expressiva marca
de 1.600.000 veículos produzidos.
1976
§ Em 3 de dezembro, é
inaugurada a fábrica de motores Detroit Diesel Allison do Brasil, em São José
dos Campos.
1979
§ Em novembro, a GMB
começa a se preparar para lançar os motores Família II, em São José dos Campos.
1981
§ Em 6 de agosto, é
inaugurada a Fundição de Alumínio em São José dos Campos.
1984
§ Em março, a fábrica
de São José dos Campos comemora seus 25 anos.
1987
§ Em março, 1 milhão
de Chevettes produzidos em São José dos Campos e, em outubro, a linha de
montagem da fábrica de São José dos Campos produziu o motor Família II número
1.500.000.
1993
§ Em 13 de janeiro,
as Fábricas de Motores de São José dos Campos atingem a marca de 6.000.000 de
motores fabricados (Opala, Chevette, Comerciais e Família II).
§ Em 1º de junho, a
fábrica de São José dos Campos atinge a marca de 30.000 Kadett Ipanema
produzidas.
§ O Chevette sai de
linha em 12 de novembro, dia em que a GMB comemora a produção de 1.600.000
unidades do modelo, desde 1973.
1994
§ Em fevereiro, a GMB
lança o Corsa Wind 1.0 no Complexo Industrial de São José dos Campos que
completa 35 anos de atividade no dia 10 de março.
§ Em novembro, a
linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos
para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na
unidade do Vale do Paraíba.
1995
§ Em 26 de janeiro, a
GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.
§ A General Motors do
Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para
as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos
Campos. A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a
conquistar a certificação para duas fábricas completas.
§ Em 31 de março, o
Complexo Industrial de São José dos Campos alcança a marca de 100.000 Corsas
produzidos.
1996
§ Em 3 de julho a
Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o "Dia do
Chevrolet", a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês.
1999
§ A fábrica de São
José dos Campos completa 40 anos em 10 de março.
§ Em 12 de maio, a
GMB anuncia que irá dobrar a produção do motor do Corsa, passando a 600 mil
unidades anuais.
2001
§ A General Motors do
Brasil alcançou a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974
e inicia a produção em São José dos Campos do monovolume Zafira, que absorveu
investimentos de US$ 154 milhões em novos processos e equipamentos.
2002
§ Também em São José
dos Campos começa a produção do Corsa Nova Geração e do monovolume Meriva.
2003
§ Iniciada a produção
da nova picape Montana 1.8 "Flexpower" 2004, o primeiro veículo
vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.
2004
§ A fábrica de São
José dos Campos completa 45 anos em 10 de março.
2007
§ Em abril, a fábrica
de São José dos Campos alcançou um recorde histórico, com a produção de
16.780.874 unidades 'powertrain', que incluem motores e transmissões, todos
produzidos na unidade de São José dos Campos.
2008
§ Em fevereiro, a GM
Powertrain completou 50 anos.
§ Linha S10/Blazer
completa 500 mil unidades produzidas
2009
§ A Chevrolet fecha o
ano de 2009 com um novo recorde histórico anual, com 595.536 veículos.
2010
§ Em 26 de janeiro a
GM completou 85 anos de atividades no país.
§ Em abril a GM lançou
o Classic 2011, que ganhou um novo visual.
§ Em agosto é lançada
a versão Rodeio da S10
2011
§ Em 26 de janeiro a
GM completou 86 anos de atividades no país.
§ Começou em agosto a
VoltXpedition Energias Renováveis, com seis etapas em São Caetano do Sul e São José
dos Campos (SP), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.
A expedição mostraria para jornalistas, blogueiros, comunidade acadêmica e o
universo das redes sociais, as tecnologias alternativas da mobilidade que estão
sendo desenvolvidas pela General Motors em seu compromisso com a
sustentabilidade. Além de projetos inovadores na área de energias renováveis em
algumas das principais universidades e centros de excelência do Brasil.
2012
§ Em 26 de janeiro a
empresa completou 87 anos de atuação no Brasil.
§ Em 15 de fevereiro
é lançada a nova picape S10, nova e global e projetada e engenheirada pelo
Centro de Desenvolvimento da GM localizado em São Caetano do Sul.
§ Em 14 de novembro é
lançado o Trailblazer, utilitário esportivo que oferece sete lugares e assentos
dobráveis, para aumentar a capacidade do porta-malas, em versão única, a LTZ,
com duas opções de motor, incluindo o inédito V6 de 3.6 litros e 239 cavalos a
gasolina e o 2.8 CTDI a diesel. Produzido em SJC.
2013
§ Em 18 de julho foi
alcançada a marca de 100 mil unidades da Nova S10.
§ Tivemos duas
certificações de qualidade BIQ III (Buit in Quality) em fevereiro na Estamparia
e em setembro na Planta da S10, sendo a primeira Planta Montadora na GMB a
obter essa certificação.
§ Em agosto iniciou-se
a produção de uma nova geração de transmissões com engates mais precisos e
marcha ré sincronizada.
§ Em 18 de dezembro
finalizou-se a produção do Classic.
§ Em 3 de dezembro a
Powertrain alcançou a marca de 25 milhões de motores e transmissões.
§ Alcançamos a marca
de 200 mil unidades exportadas da Montana em CKD para a África do Sul.
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