Streamline puxando carreta baú |
Strealine na aplicação do setor canavieiro |
Listas laterais do Streamline |
Detalhe do farol, lanterna e escada de acesso à cabine do Streamline |
Cabine confortável do Streamline |
Dispositivo Opticruise do Streamline |
Streamline como bitrem |
Rádio GPS do Streamline |
R 620 8x4 com capacidade máxima de tração de 250 toneladas |
Motor Scania 9 Litros a Etanol de 270 CV Euro 5 |
Luís Alberto Caju
A Scania lançou ao mercado, na Fenatran/2013
que vai até 1 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona
Norte de São Paulo, um novo conceito de solução de transporte, o Streamline, em
que produtos e serviços são oferecidos juntos para o cliente. O Scania
Streamline está disponível para as cabines rodoviárias G, R e R Highline e
proporciona grandes avanços em termos de economia de combustível,
disponibilidade e rentabilidade.
Segundo o diretor-geral da Scania
no Brasil, Roberto Leoncini, os caminhões podem chegar a até 15% de
redução de consumo em comparação à linha Euro 3, pois trazem uma combinação
formada pelos novos ganhos aerodinâmicos com defletores de ar, o eficaz trem de
força, a nova caixa de câmbio Scania Opticruise e os eficientes motores Euro 5, os propulsores a diesel menos
poluentes da história da Scania no Brasil, lançados em 2012.
“O
Streamline representa uma busca da melhoria contínua, um conceito Scania de
evolução de produtos, suportado por quatro pilares, que são economia de
combustível, disponibilidade, desempenho e foco no motorista”, disse. De acordo
com ele para atingir a racionalização eficiente do combustível
são precisos três fatores-chave: um condutor bem treinado, o veículo
especificado corretamente e a manutenção adequada.
Os
caminhões Streamline mantêm a tradição do competente trem de força, da robustez
do chassi e do conforto das cabines G, R e R Highline, já
consagrados no mercado. A
empresa aproveita o lançamento do Streamline para apresentar a quarta geração
da caixa de câmbio Scania Opticruise, que possui novo
sistema de lubrificação e nova função de condução: Modo Econômico. Trata-se de
mais uma evolução da caixa, que trabalhando em conjunto com o Ecocruise, o
piloto automático inteligente da fabricante, resulta
em significativa economia de combustível.
Potentes
Propulsores
“O desempenho do Streamline está garantido pelos potentes
propulsores de 13 e 16 (V8) litros. Para ajudar ainda mais no
controle da velocidade e aumentar a segurança, está disponível no pacote de
opcionais o Scania Retarder. A gama estreia o novo eixo traseiro R885, com
capacidade máxima de tração aumentada em 18% em relação ao equipamento atual”,
afirmou.
De
acordo com Leoncine, o Scania Streamline também chega para ampliar o conforto e
a busca pela redução de consumo – uma das principais missões do condutor, o
protagonista que nunca será esquecido pela marca. “Para garantir o cumprimento
das metas, a Scania continua oferecendo o treinamento de motoristas, que pode
ser adquirido em qualquer uma das mais de 100 concessionárias, e o Driver
Support, o tutor eletrônico instalado no painel para a análise em tempo real da
condução”, disse.
No lado externo da cabine as mudanças que
caracterizam o Streamline são os ganhos aerodinâmicos e
imponentes das laterais da grade, defletor de ar de série, grafia especial,
novo design do quebra-sol e para-choque rebaixado, que agora “abraça” os
degraus. “Os modelos também são
equipados de série com lanternas em LED e faróis H7 de halógeno, e, como
opcional, novos faróis de xenônio. O renovado controle da suspensão a ar ganhou
quatro opções de memória e alta de 25% no intervalo de manutenção”, ressaltou.
O
interior da cabine também traz novidades. O cliente vai encontrar um novo
computador de bordo, novo rádio com GPS,
bluetooth e USB, novas cores de revestimento nos painéis da parede, novos
assentos de couro (com ventilação e ajuste de pescoço) e climatizador de série.
Pela primeira vez no Brasil, a Scania disponibiliza um bafômetro integrado ao
painel. O caminhão só dará partida após o motorista fazer o teste e comprovar
que não está alcoolizado.
Ainda na busca constante por superiores níveis
de economia de combustível e de disponibilidade da frota, a Scania apresenta,
para
o Streamline e sua linha 2014 de caminhões, quatro pacotes personalizados de
opcionais: Segurança, Motorista, V8 e Estilo.
Serviços
Parte importante do Streamline é a oferta de soluções
combinadas de produtos e ampla gama de serviços para atingir altos níveis de
rentabilidade, economia de combustível e maior disponibilidade da frota. “A
Scania preparou um conjunto que vai ajudar o cliente a atingir uma nova era de
rentabilidade na indústria nacional”, destacou Leoncini. Esse
leque de soluções contempla o novo Programa de Manutenção Scania formado por quatro categorias
(Premium, Trem de Força, Standard e Compacto), a Manutenção
Flexível, o Sistema de Diagnose e Programação Scania (que promove diagnósticos mais rápidos e precisos) e Consultoria de
Desempenho. Outra novidade do lançamento é o uso do óleo sintético como
alternativa ao mineral, que pode até dobrar o intervalo de troca e diminui o
custo da manutenção por quilômetro.
Na avaliação de Leoncini, o Streamline representa uma busca da melhoria
contínua, um conceito Scania de evolução de produtos, suportado por quatro
pilares: economia de combustível, disponibilidade, desempenho e foco no
motorista. A marca aproveita o lançamento para mostrar a quarta geração de
câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função
de condução: Modo Econômico.
A fabricante também apresentou o
novo R 620 8x4, com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P
310 6x4. Tendo a sustentabilidade como foco em seus produtos, o motor etanol da
Scania, tecnologia pioneira e ainda única para comercialização na América
Latina, tem destaque especial no estande da marca. “Oferecemos ao mercado soluções de
transporte 100% alinhadas com as práticas de diminuição de emissões e de C02”, comenta Celso Mendonça, gerente de
pré-vendas da Scania. O motor a etanol (DC09 E02 270) reduz em até 90% a emissão
de CO2, atende à legislação de emissões Proncove P7 e dispensa o ARLA 32
(Agente Redutor Líquido Automotivo).
Modelos de
360 e 400 cavalos
Segundo Leoncini, a
composição da nova gama contemplará na cabine G Streamline, modelos de 360 e
400 cavalos de potência e torque que varia de 1.850Nm a 2.100Nm. As cabines R
Streamline e R Highline Streamline oferecem caminhões de 400, 440, 480, 560 e
620 cavalos de potência e torque que varia de 2.100Nm a 3.000Nm. Da mesma forma
que o atual modelo R, o R Streamline V8 de 620cv continua a ser o caminhão mais
potente do mercado brasileiro. O desempenho está garantido pelos potentes propulsores de
13 e 16 (V8) litros e pelo mais alto torque da categoria dos pesados. São três tipos de configurações de roda:
4x2, 6x2 e 6x4.
Em termos de mercado, a Scania projeta uma participação importante do
Streamline no mix de vendas. Atualmente, a marca é a líder no segmento acima de
45 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT) com um share de 32% e 13.187
unidades de pesados emplacados, no acumulado de janeiro a setembro. “Além
disso, o R 440 é o pesado mais emplacado da categoria e da indústria com 7.578
registros. Sua participação é de 18% e o modelo é considerado pelos clientes o
mais econômico da categoria”, frisou. “O Streamline R 440 oferece ainda mais
rentabilidade, disponibilidade e menor consumo de diesel, pois a Scania entrega
o melhor do produto e de serviços juntos.”
O Scania Streamline traz novos ganhos aos já
eficientes trem de força e caixa automatizada Scania Opticruise que podem
chegar a 4% de economia de combustível.
Para atingir esse índice, com o Streamline estreiam o modo econômico do
Scania Opticruise, que representa 2% desse total, o sistema lubrificante da
caixa automatizada
mais � i o �0B x-g sos) e Consultoria de
Desempenho. Outra novidade do lançamento é o uso do óleo sintético como
alternativa ao mineral, que pode até dobrar o intervalo de troca e diminui o
custo da manutenção por quilômetro. (adição de 0,4%) e a nova aerodinâmica exclusiva de sua cabine,
responsável por 0,6% do montante. Completa a somatória o Ecocruise, o
piloto automático inteligente Scania, que contribui com o 1% restante.
Uma
conta que é capaz de subir a 15%. É
possível obter ainda mais ganhos de economia, em comparação a veículos que não
usam defletor de ar e são conduzidos sem treinamento adequado. O uso do
defletor e ajustes corretos nesse equipamento acrescentam mais 4%, que somados
aos 7% de redução de consumo dos motores Euro 5 em relação à geração anterior
Euro 3 garantem até 15% de diminuição na queima de diesel. Os propulsores Euro 5, lançados para a linha
atual em janeiro de 2012, utilizam a tecnologia SCR, diminuidora também da
emissão de gases – cerca de 80% menos de material particulado (MP) e 60%
de Óxido de Nitrogênio (NOx) –, e o
aditivo Arla 32.
“Para exemplificar os índices de economia do
Streamline, podemos levar em conta um transportador que rode 150 mil
quilômetros por ano, uma distância considerada dentro da média da frota
brasileira. Após 12 meses, ele terá poupado 2.500 litros de diesel (referentes
aos 4% de redução de consumo sobre a linha Euro 5) e 9 mil litros de
combustível, se forem considerados os 15% em comparação à linha Euro 3”,
afirmou. Outros 10% de atenuação nos custos operacionais podem ser
obtidos com o aperfeiçoamento do operador via Programa de Treinamento de
Motoristas Scania.
Em termos de mercado, a Scania projeta uma participação importante do
Streamline no mix de vendas. Atualmente, a marca é a líder no segmento acima de
45 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT) com um share de 32% e 13.187
unidades de pesados emplacados, no acumulado de janeiro a setembro. “Além
disso, o R 440 é o pesado mais emplacado da categoria e da indústria com 7.578
registros. Sua participação é de 18% e o modelo é considerado pelos clientes o
mais econômico da categoria”, frisou. “O Streamline R 440 oferece ainda mais
rentabilidade, disponibilidade e menor consumo de diesel, pois a Scania entrega
o melhor do produto e de serviços juntos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário