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segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fenatran/2013: Scania lança cavalo mecânico Streamline


Streamline puxando carreta baú

Strealine na aplicação do setor canavieiro

Listas laterais do Streamline

Detalhe do farol, lanterna e escada de acesso à cabine do Streamline

Cabine confortável do Streamline

Dispositivo Opticruise do Streamline

Streamline como bitrem

Rádio GPS do Streamline

R 620 8x4 com capacidade máxima de tração de 250 toneladas

Motor Scania 9 Litros a Etanol de 270 CV Euro 5


Luís Alberto Caju

 A Scania lançou ao mercado, na Fenatran/2013 que vai até 1 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Santana, Zona Norte de São Paulo, um novo conceito de solução de transporte, o Streamline, em que produtos e serviços são oferecidos juntos para o cliente. O Scania Streamline está disponível para as cabines rodoviárias G, R e R Highline e proporciona grandes avanços em termos de economia de combustível, disponibilidade e rentabilidade.

 Outro destaque da montadora é o novo R 620 8x4, com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P 310 6x4, com redutor nos cubos (sucesso de vendas da Linha Off Road 2013). Os veículos da Scania em exposição na Fenatran são: P 250 6x2 e P 310 8x2 (da linha de semipesados); R 440 6x2, R Highline 480 6x4, o caminhão-show R 620 V8 6x4 Highline e o G 400 6x2 (os representantes dos rodoviários Streamline); P 310 4x2 e P 360 6x2 (linha rodoviária de cabine P); além do lançamento R Highline 620 8x4 para 250 toneladas indicado para o segmento de cargas indivisíveis, e dos modelos fora de estrada G 480 6x4, G 440 8x4 e o recém-lançado P 310 6x4, com redutor nos cubos.

 Segundo o diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Leoncini, os caminhões podem chegar a até 15% de redução de consumo em comparação à linha Euro 3, pois trazem uma combinação formada pelos novos ganhos aerodinâmicos com defletores de ar, o eficaz trem de força, a nova caixa de câmbio Scania Opticruise e os eficientes motores Euro 5, os propulsores a diesel menos poluentes da história da Scania no Brasil, lançados em 2012.

 “O Streamline representa uma busca da melhoria contínua, um conceito Scania de evolução de produtos, suportado por quatro pilares, que são economia de combustível, disponibilidade, desempenho e foco no motorista”, disse. De acordo com ele para atingir a racionalização eficiente do combustível são precisos três fatores-chave: um condutor bem treinado, o veículo especificado corretamente e a manutenção adequada.

 Os caminhões Streamline mantêm a tradição do competente trem de força, da robustez do chassi e do conforto das cabines G, R e R Highline, já consagrados no mercado. A empresa aproveita o lançamento do Streamline para apresentar a quarta geração da caixa de câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função de condução: Modo Econômico. Trata-se de mais uma evolução da caixa, que trabalhando em conjunto com o Ecocruise, o piloto automático inteligente da fabricante, resulta em significativa economia de combustível.
                                           Potentes Propulsores

 “O desempenho do Streamline está garantido pelos potentes propulsores de 13 e 16 (V8) litros. Para ajudar ainda mais no controle da velocidade e aumentar a segurança, está disponível no pacote de opcionais o Scania Retarder. A gama estreia o novo eixo traseiro R885, com capacidade máxima de tração aumentada em 18% em relação ao equipamento atual”, afirmou.


 De acordo com Leoncine, o Scania Streamline também chega para ampliar o conforto e a busca pela redução de consumo – uma das principais missões do condutor, o protagonista que nunca será esquecido pela marca. “Para garantir o cumprimento das metas, a Scania continua oferecendo o treinamento de motoristas, que pode ser adquirido em qualquer uma das mais de 100 concessionárias, e o Driver Support, o tutor eletrônico instalado no painel para a análise em tempo real da condução”, disse. 

 No lado externo da cabine as mudanças que caracterizam o Streamline são os ganhos aerodinâmicos e imponentes das laterais da grade, defletor de ar de série, grafia especial, novo design do quebra-sol e para-choque rebaixado, que agora “abraça” os degraus.  “Os modelos também são equipados de série com lanternas em LED e faróis H7 de halógeno, e, como opcional, novos faróis de xenônio. O renovado controle da suspensão a ar ganhou quatro opções de memória e alta de 25% no intervalo de manutenção”, ressaltou.

 O interior da cabine também traz novidades. O cliente vai encontrar um novo computador de bordo, novo rádio com GPS, bluetooth e USB, novas cores de revestimento nos painéis da parede, novos assentos de couro (com ventilação e ajuste de pescoço) e climatizador de série. Pela primeira vez no Brasil, a Scania disponibiliza um bafômetro integrado ao painel. O caminhão só dará partida após o motorista fazer o teste e comprovar que não está alcoolizado.

 Ainda na busca constante por superiores níveis de economia de combustível e de disponibilidade da frota, a Scania apresenta, para o Streamline e sua linha 2014 de caminhões, quatro pacotes personalizados de opcionais: Segurança, Motorista, V8 e Estilo.

                                                    Serviços

 Parte importante do Streamline é a oferta de soluções combinadas de produtos e ampla gama de serviços para atingir altos níveis de rentabilidade, economia de combustível e maior disponibilidade da frota. “A Scania preparou um conjunto que vai ajudar o cliente a atingir uma nova era de rentabilidade na indústria nacional”, destacou Leoncini. Esse leque de soluções contempla o novo Programa de Manutenção Scania formado por quatro categorias (Premium, Trem de Força, Standard e Compacto), a Manutenção Flexível, o Sistema de Diagnose e Programação Scania (que promove diagnósticos mais rápidos e precisos) e Consultoria de Desempenho. Outra novidade do lançamento é o uso do óleo sintético como alternativa ao mineral, que pode até dobrar o intervalo de troca e diminui o custo da manutenção por quilômetro.

Na avaliação de Leoncini, o Streamline representa uma busca da melhoria contínua, um conceito Scania de evolução de produtos, suportado por quatro pilares: economia de combustível, disponibilidade, desempenho e foco no motorista. A marca aproveita o lançamento para mostrar a quarta geração de câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função de condução: Modo Econômico.

 A fabricante também apresentou o novo R 620 8x4, com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P 310 6x4. Tendo a sustentabilidade como foco em seus produtos, o motor etanol da Scania, tecnologia pioneira e ainda única para comercialização na América Latina, tem destaque especial no estande da marca. “Oferecemos ao mercado soluções de transporte 100% alinhadas com as práticas de diminuição de emissões e de C02”, comenta Celso Mendonça, gerente de pré-vendas da Scania. O motor a etanol (DC09 E02 270) reduz em até 90% a emissão de CO2, atende à legislação de emissões Proncove P7 e dispensa o ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo).

                                  Modelos de 360 e 400 cavalos

Segundo Leoncini, a composição da nova gama contemplará na cabine G Streamline, modelos de 360 e 400 cavalos de potência e torque que varia de 1.850Nm a 2.100Nm. As cabines R Streamline e R Highline Streamline oferecem caminhões de 400, 440, 480, 560 e 620 cavalos de potência e torque que varia de 2.100Nm a 3.000Nm. Da mesma forma que o atual modelo R, o R Streamline V8 de 620cv continua a ser o caminhão mais potente do mercado brasileiro. O desempenho está garantido pelos potentes propulsores de 13 e 16 (V8) litros e pelo mais alto torque da categoria dos pesados. São três tipos de configurações de roda: 4x2, 6x2 e 6x4.

 Em termos de mercado, a Scania projeta uma participação importante do Streamline no mix de vendas. Atualmente, a marca é a líder no segmento acima de 45 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT) com um share de 32% e 13.187 unidades de pesados emplacados, no acumulado de janeiro a setembro. “Além disso, o R 440 é o pesado mais emplacado da categoria e da indústria com 7.578 registros. Sua participação é de 18% e o modelo é considerado pelos clientes o mais econômico da categoria”, frisou. “O Streamline R 440 oferece ainda mais rentabilidade, disponibilidade e menor consumo de diesel, pois a Scania entrega o melhor do produto e de serviços juntos.”

 O Scania Streamline traz novos ganhos aos já eficientes trem de força e caixa automatizada Scania Opticruise que podem chegar a 4% de economia de combustível. Para atingir esse índice, com o Streamline estreiam o modo econômico do Scania Opticruise, que representa 2% desse total, o sistema lubrificante da caixa automatizada mais � i o �0B x-g sos) e Consultoria de Desempenho. Outra novidade do lançamento é o uso do óleo sintético como alternativa ao mineral, que pode até dobrar o intervalo de troca e diminui o custo da manutenção por quilômetro. (adição de 0,4%) e a nova aerodinâmica exclusiva de sua cabine, responsável por 0,6% do montante. Completa a somatória o Ecocruise, o piloto automático inteligente Scania, que contribui com o 1% restante.  

 Uma conta que é capaz de subir a 15%. É possível obter ainda mais ganhos de economia, em comparação a veículos que não usam defletor de ar e são conduzidos sem treinamento adequado. O uso do defletor e ajustes corretos nesse equipamento acrescentam mais 4%, que somados aos 7% de redução de consumo dos motores Euro 5 em relação à geração anterior Euro 3 garantem até 15% de diminuição na queima de diesel. Os propulsores Euro 5, lançados para a linha atual em janeiro de 2012, utilizam a tecnologia SCR, diminuidora também da emissão de gases – cerca de 80% menos de material particulado (MP) e 60% de Óxido de Nitrogênio (NOx) –, e o aditivo Arla 32.

“Para exemplificar os índices de economia do Streamline, podemos levar em conta um transportador que rode 150 mil quilômetros por ano, uma distância considerada dentro da média da frota brasileira. Após 12 meses, ele terá poupado 2.500 litros de diesel (referentes aos 4% de redução de consumo sobre a linha Euro 5) e 9 mil litros de combustível, se forem considerados os 15% em comparação à linha Euro 3”, afirmou.  Outros 10% de atenuação nos custos operacionais podem ser obtidos com o aperfeiçoamento do operador via Programa de Treinamento de Motoristas Scania.

 O desempenho está garantido pelos potentes propulsores de 13 e 16 (V8) litros e pelo mais alto torque da categoria dos pesados. São três tipos de configurações de roda: 4x2, 6x2 e 6x4.


 Em termos de mercado, a Scania projeta uma participação importante do Streamline no mix de vendas. Atualmente, a marca é a líder no segmento acima de 45 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT) com um share de 32% e 13.187 unidades de pesados emplacados, no acumulado de janeiro a setembro. “Além disso, o R 440 é o pesado mais emplacado da categoria e da indústria com 7.578 registros. Sua participação é de 18% e o modelo é considerado pelos clientes o mais econômico da categoria”, frisou. “O Streamline R 440 oferece ainda mais rentabilidade, disponibilidade e menor consumo de diesel, pois a Scania entrega o melhor do produto e de serviços juntos.”

 O Scania Streamline traz novos ganhos aos já eficientes trem de força e caixa automatizada Scania Opticruise que podem chegar a 4% de economia de combustível. Para atingir esse índice, com o Streamline estreiam o modo econômico do Scania Opticruise, que representa 2% desse total, o sistema lubrificante da caixa automatizada. Outra novidade do lançamento é o uso do óleo sintético como alternativa ao mineral, que pode até dobrar o intervalo de troca e diminui o custo da manutenção por quilômetro.


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